Pré-época: promover experiências, ou consolidar processos?

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Não existem dúvidas de que a pré temporada é um factor bastante importante tendo em conta o desempenho que uma equipa poderá ter ao longo de uma época. É aqui que o treinador conhece os novos jogadores, analisa as suas competências e lacunas, e adapta as suas ideias da conceção do jogo de modo a delinear os princípios de ação que pretende que a sua equipa venha a seguir, e de modo também a definir o seu plantel. Tentará também perceber o potencial que cada jogador terá para reduzir as suas lacunas e potenciar os seus pontos positivos, perspetivando até que nível este poderá chegar no decorrer da época.

Então o que será mais importante, promover experiências, observar as respostas de determinados jogadores, ou apostar na consolidação de processos? As duas detêm uma enorme importância, e não deverão nunca ser vistas de modo dissociado. Tendo o treinador uma conceção prévia do que deverá ser o jogo da equipa, este deverá começar a aplica-la em contexto de treino. Aí, terá a possibilidade de diagnosticar a resposta de cada jogador, a forma como estes poderão ou não conseguir interpretar a sua ideia de jogo e as particularidades que poderá modificar, de modo a definir princípios de jogo que possam explorar e potenciar os pontos fortes dos jogadores que tem à sua disposição.

Jorge Jesus foi um dos treinadores que testou vários esquemas tácticos nos vários jogos de pré-época Fonte: amorsporting.com
Jorge Jesus foi um dos treinadores que testou vários esquemas tácticos nos vários jogos de pré-época
Fonte:Sporting CP

Numa perspetiva dinâmica, o diagnóstico e a operacionalização deverão estar em constante sintonia, e existirem concomitantemente no processo do treino. Ao operacionalizar está-se simultaneamente a diagnosticar, para que a próxima operacionalização possa ser otimizada. Assim, o modelo de jogo do treinador estará em constante evolução, sempre tendo em conta os indicadores que for recebendo por parte da sua matéria-prima, os elementos do plantel. Nesta fase da época, a realização de jogos particulares, com importância “desprezável” relativamente a resultados e com a possibilidade de substituições ilimitadas (ou em quantidade superior ao habitual), permite ao treinador obter esse diagnóstico em contexto de competição, tendo assim a oportunidade de uma análise mais lata.

Portanto, a consolidação de processos e as experiências deverão ambas fazer parte do processo de treino nesta fase inicial da época, pois só assim o treinador poderá retirar o melhor da sua equipa e prepará-la para aquilo que poderá fazer ao longo da competição.

Foto de Capa: Liga de clubes

David Vinagreiro
David Vinagreirohttp://www.bolanarede.pt
O David é um apaixonado pelo futebol desde criança, o que o levou a seguir o estudo do desporto por via académica com o sonho de se tornar treinador. Paralelamente, sempre teve gosto pela leitura e pela escrita, pelo que juntar o prazer da escrita com a paixão pelo futebol acabou por ser um processo natural.                                                                                                                                                 O David escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting vence o Jimbee Cartagena e conquista a Internacional Masters Futsal

O Sporting goleou por 6-2 o Jimbee Cartagena. Com este resultado os leões venceram a Internacional Masters Futsal.

Belenenses vence Lusitano e segue em frente na Taça de Portugal: eis os resultados do dia na Prova-Rainha

O Belenenses derrotou o Lusitano por 2-1. A comitiva dos Cruz de Cristo reservou presença na segunda eliminatória da Taça de Portugal.

Souffian El Karouani a caminho do Benfica: eis o valor da opção de compra e o modelo para o pagamento dos salários no empréstimo

Souffian El Karouani vai reforçar o Benfica por empréstimo com opção de compra. Esta opção está avaliada em 10 milhões de euros.

Negócio fechado: Deniz Gul troca o FC Porto pelo Galatasaray e já são conhecidos os valores do negócio

Deniz Gul está a caminho do Galatasaray. Negócio está selado, com o avançado a deixar já 11 milhões de euros nos cofres do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto encaminha contratação de Souza e vai pagar 0 euros além dos salários: eis todos os detalhes

Souza vai reforçar o FC Porto. Acordo com o Tottenham muito bem encaminhado para empréstimo sem opção de compra.

Famalicão e Gil Vicente empatam 0-0 e FC Porto passa a ser a única equipa só com vitórias na Primeira Liga

O Famalicão e o Gil Vicente empataram por 0-0 no último jogo de domingo da Primeira Liga. Gilistas perdem primeiros pontos.

Já chegou a Portugal o próximo reforço do FC Porto

Santiago Giménez já está na cidade Invicta. Avançado mexicano prepara-se para reforçar o ataque do FC Porto de Francesco Farioli.