Pré-época: promover experiências, ou consolidar processos?

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Não existem dúvidas de que a pré temporada é um factor bastante importante tendo em conta o desempenho que uma equipa poderá ter ao longo de uma época. É aqui que o treinador conhece os novos jogadores, analisa as suas competências e lacunas, e adapta as suas ideias da conceção do jogo de modo a delinear os princípios de ação que pretende que a sua equipa venha a seguir, e de modo também a definir o seu plantel. Tentará também perceber o potencial que cada jogador terá para reduzir as suas lacunas e potenciar os seus pontos positivos, perspetivando até que nível este poderá chegar no decorrer da época.

Então o que será mais importante, promover experiências, observar as respostas de determinados jogadores, ou apostar na consolidação de processos? As duas detêm uma enorme importância, e não deverão nunca ser vistas de modo dissociado. Tendo o treinador uma conceção prévia do que deverá ser o jogo da equipa, este deverá começar a aplica-la em contexto de treino. Aí, terá a possibilidade de diagnosticar a resposta de cada jogador, a forma como estes poderão ou não conseguir interpretar a sua ideia de jogo e as particularidades que poderá modificar, de modo a definir princípios de jogo que possam explorar e potenciar os pontos fortes dos jogadores que tem à sua disposição.

Jorge Jesus foi um dos treinadores que testou vários esquemas tácticos nos vários jogos de pré-época Fonte: amorsporting.com
Jorge Jesus foi um dos treinadores que testou vários esquemas tácticos nos vários jogos de pré-época
Fonte:Sporting CP

Numa perspetiva dinâmica, o diagnóstico e a operacionalização deverão estar em constante sintonia, e existirem concomitantemente no processo do treino. Ao operacionalizar está-se simultaneamente a diagnosticar, para que a próxima operacionalização possa ser otimizada. Assim, o modelo de jogo do treinador estará em constante evolução, sempre tendo em conta os indicadores que for recebendo por parte da sua matéria-prima, os elementos do plantel. Nesta fase da época, a realização de jogos particulares, com importância “desprezável” relativamente a resultados e com a possibilidade de substituições ilimitadas (ou em quantidade superior ao habitual), permite ao treinador obter esse diagnóstico em contexto de competição, tendo assim a oportunidade de uma análise mais lata.

Portanto, a consolidação de processos e as experiências deverão ambas fazer parte do processo de treino nesta fase inicial da época, pois só assim o treinador poderá retirar o melhor da sua equipa e prepará-la para aquilo que poderá fazer ao longo da competição.

Foto de Capa: Liga de clubes

David Vinagreiro
David Vinagreirohttp://www.bolanarede.pt
O David é um apaixonado pelo futebol desde criança, o que o levou a seguir o estudo do desporto por via académica com o sonho de se tornar treinador. Paralelamente, sempre teve gosto pela leitura e pela escrita, pelo que juntar o prazer da escrita com a paixão pelo futebol acabou por ser um processo natural.                                                                                                                                                 O David escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

EM DIRETO: Acompanha a final do Mundial Feminino Sub-20

A final do Mundial Feminino Sub-20 coloca frente a frente a Espanha e a Coreia do Norte. O jogo realiza-se este domingo.

Liverpool pensa em recontratar médio e enfraquecer equipa às ordens de treinador português

O Liverpool quer recontratar Tyler Morton. Jovem médio é destaque do Lyon de Paulo Fonseca onde chegou proveniente dos reds.

Miguel Oliveira termina Superpole em oitavo e parte da terceira linha em Cremona

Miguel Oliveira terminou a corrida Superpole do Mundial de Superbikes, em Cremona, no oitavo lugar.

Mats Hummels vestido com camisola de jogador do Estrela da Amadora e acompanhado de Johannes Mosmang

Mats Hummels jogou à bola com Johannes Mosmang. Defesa central alemão apareceu vestido a rigor, com camisola de Eddy Doué do Estrela da Amadora.

PUB

Mais Artigos Populares

Gianluca Prestianni reencontra Nicolás Otamendi e recebe presente: «Que bonito voltar a ver-te, velhinho»

Gianluca Prestianni e Nicolás Otamendi reencontraram-se na Argentina. Dois jogadores foram colegas no Benfica.

FC Porto goleia Boavista por 14-2 no dérbi da Invicta em Futsal

O FC Porto venceu o Boavista por 14-2 na segunda jornada do Campeonato Nacional da 3.ª divisão de futsal.

Georgiy Sudakov quer ver melhorias na seleção e recorda vitória: «O treinador avisou-nos que haveria momentos em que teríamos de comer m****. E foi...

Georgiy Sudakov recordou a vitória da Ucrânia sobre a Hungria na Liga das Nações. Médio foi protagonista do triunfo.