📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Pré-época: promover experiências, ou consolidar processos?

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Não existem dúvidas de que a pré temporada é um factor bastante importante tendo em conta o desempenho que uma equipa poderá ter ao longo de uma época. É aqui que o treinador conhece os novos jogadores, analisa as suas competências e lacunas, e adapta as suas ideias da conceção do jogo de modo a delinear os princípios de ação que pretende que a sua equipa venha a seguir, e de modo também a definir o seu plantel. Tentará também perceber o potencial que cada jogador terá para reduzir as suas lacunas e potenciar os seus pontos positivos, perspetivando até que nível este poderá chegar no decorrer da época.

Então o que será mais importante, promover experiências, observar as respostas de determinados jogadores, ou apostar na consolidação de processos? As duas detêm uma enorme importância, e não deverão nunca ser vistas de modo dissociado. Tendo o treinador uma conceção prévia do que deverá ser o jogo da equipa, este deverá começar a aplica-la em contexto de treino. Aí, terá a possibilidade de diagnosticar a resposta de cada jogador, a forma como estes poderão ou não conseguir interpretar a sua ideia de jogo e as particularidades que poderá modificar, de modo a definir princípios de jogo que possam explorar e potenciar os pontos fortes dos jogadores que tem à sua disposição.

Jorge Jesus foi um dos treinadores que testou vários esquemas tácticos nos vários jogos de pré-época Fonte: amorsporting.com
Jorge Jesus foi um dos treinadores que testou vários esquemas tácticos nos vários jogos de pré-época
Fonte:Sporting CP

Numa perspetiva dinâmica, o diagnóstico e a operacionalização deverão estar em constante sintonia, e existirem concomitantemente no processo do treino. Ao operacionalizar está-se simultaneamente a diagnosticar, para que a próxima operacionalização possa ser otimizada. Assim, o modelo de jogo do treinador estará em constante evolução, sempre tendo em conta os indicadores que for recebendo por parte da sua matéria-prima, os elementos do plantel. Nesta fase da época, a realização de jogos particulares, com importância “desprezável” relativamente a resultados e com a possibilidade de substituições ilimitadas (ou em quantidade superior ao habitual), permite ao treinador obter esse diagnóstico em contexto de competição, tendo assim a oportunidade de uma análise mais lata.

Portanto, a consolidação de processos e as experiências deverão ambas fazer parte do processo de treino nesta fase inicial da época, pois só assim o treinador poderá retirar o melhor da sua equipa e prepará-la para aquilo que poderá fazer ao longo da competição.

Foto de Capa: Liga de clubes

David Vinagreiro
David Vinagreirohttp://www.bolanarede.pt
O David é um apaixonado pelo futebol desde criança, o que o levou a seguir o estudo do desporto por via académica com o sonho de se tornar treinador. Paralelamente, sempre teve gosto pela leitura e pela escrita, pelo que juntar o prazer da escrita com a paixão pelo futebol acabou por ser um processo natural.                                                                                                                                                 O David escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Gorby Baptiste escolhe antigo jogador do Benfica como o melhor que já defrontou: «Pelo toque na bola percebias logo que era diferente»

Gorby Baptiste deu uma entrevista à imprensa francesa. Médio do Braga tem sido destaque nesta temporada na equipa de Carlos Vicens.

Gorby Baptiste escolhe maior referência na carreira e elogia João Moutinho: «O que mais me impressionou foi a inteligência de jogo dele»

Gorby Baptiste deu uma entrevista à imprensa francesa. Médio do Braga tem sido destaque nesta temporada na equipa de Carlos Vicens.

Gorby Baptiste e chegada ao Braga em 2019: «Foi mais por iniciativa própria que aprendi português»

Gorby Baptiste deu uma entrevista à imprensa francesa. Médio do Braga tem sido destaque nesta temporada na equipa de Carlos Vicens.

Antigo avançado critica exibição de Scott McTominay contra o Benfica: «Normalmente é uma besta…»

Paolo Di Canio analisou a derrota do Nápoles em casa do Benfica. O antigo avançado deixou reparos à exibição de Scott McTominay.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os possíveis adversários do Benfica e do Sporting nos 16 avos da Youth League

Já terminou a fase de liga da Youth League. Benfica e Sporting seguem em frente e já sabem quem poderão defrontar nos 16 avos.

Xabi Alonso reage aos assobios após nova derrota: «Sabemos que isto vai passar»

Xabi Alonso tentou ver o 'copo meio cheio' no desaire frente ao Manchester City e garantiu que a equipa vai sair da série de maus resultados.

David Luiz fala sobre o interesse do FC Porto e faz revelações sobre a sua passagem pelo Benfica: «Não passei nos exames médicos»

David Luiz representou o Benfica no começo da sua carreira. Foi a sua primeira experiência no contexto europeu, onde se afirmou.