Quem marca primeiro está mais longe da derrota? Os três grandes respondem

Foi no outro dia, em conversa com amigos enquanto assistíamos a mais um jogo de futebol, que me ocorreu escrever este artigo. Ou melhor, foi na sequência da interpelação do pai de um amigo meu que, ao ver a equipa marcar o primeiro golo, perguntou “Gostava de saber quantas vezes é que nós não ganhámos quando fomos os primeiros a marcar?”.

Estava lançado o repto, pelo que me propus analisar os jogos dos três grandes nas últimas cinco épocas e perceber quantas vezes não ganharam tendo sido a primeira equipa a marcar. Decidi “estreitar” a análise apenas aos jogos do campeonato, por ser uma competição de regularidade em que todos se defrontam entre si e fazem o mesmo número de jogos. Aqui está a informação compilada, por época:

2018/19
Marcou primeiro V E D
SL Benfica* 24 jogos 21 2 1
FC Porto 24 jogos 21 1 2
Sporting CP 22 jogos 19 2 1

(*Campeão Nacional)

2017/18
Marcou primeiro V E D
SL Benfica 24 21 1 2
FC Porto* 27 26 1
Sporting CP 25 22 3

 

2016/17
Marcou primeiro V E D
SL Benfica* 26 25 1
FC Porto 22 18 3 1
Sporting CP 22 17 3 2

 

2015/16
Marcou primeiro V E D
SL Benfica* 26 25 1
FC Porto 19 17 2
Sporting CP 26 25 1

 

2014/15
Marcou primeiro V E D
SL Benfica* 26 23 1 2
FC Porto 29 25 4
Sporting CP 24 20 4

 

TOTAL
Marcou primeiro V E D
SL Benfica 126 115 5 6
91,3% 4,0% 4,7%
FC Porto 121 107 11 3
88,4% 9,1% 2,5%
Sporting CP 119 103 13 3
86,6% 10,9% 2,5%

 

A primeira conclusão que se retira desta análise é que quando as equipas marcam primeiro, raramente perdem o jogo. No caso do SL Benfica, nos últimos cinco anos, sempre que os encarnados se adiantaram primeiro no marcador, apenas perderam 4,7% dos jogos. Já o FC Porto e o Sporting CP têm um registo ainda melhor, uma vez que só perderam 2,5% dos jogos nessa condição. Este é um dado curioso, uma vez que nestes cinco anos em análise, o SL Benfica foi campeão quatro vezes.

Num pólo oposto, quando a equipa marcou primeiro, o SL Benfica venceu 91,3% dos jogos, o FC Porto 88,4% e o Sporting CP 86,6%. Relativamente a não conhecer o sabor da derrota ao marcar primeiro, o SL Benfica não perdeu em 95,3% dos jogos em que marcou primeiro, enquanto o FC Porto e o Sporting CP não perderam em 97,5% dos jogos em que marcaram primeiro.

Em suma, se uma equipa marca primeiro, está sempre muito mais perto de não perder o jogo, por um lado, e está também mais perto de o vencer, por outro. Os números não enganam. A título de curiosidade, fiz a mesma análise à época atual, mas apenas aos jogos da primeira volta (17), uma vez que a segunda volta ainda não está completa. Aqui está, como bónus, os valores respeitantes à época atual:

2019/20 (1ª volta)
Marcou primeiro V E D
SL Benfica 13 13
FC Porto 12 12
Sporting CP 10 9 1

 

Nos 17 jogos da primeira volta, tanto SL Benfica como FC Porto tem 100% de vitórias nos jogos em que marcaram primeiro. Já o Sporting CP, apenas marcou primeiro em 10 desses 17 jogos, dos quais venceu nove e foi derrotado uma vez.

Foto de Capa: Liga Portugal

Revisto por: Jorge Neves

Frederico Seruya
Frederico Seruya
"It's not who I am underneath, but what I do, that defines me" - Bruce Wayne/Batman.                                                                                                                                                O O Frederico escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Martim Neto deixa Benfica em definitivo e assina pelo Elche

O Elche oficializou a contratação de Martim Neto. O médio português de 22 anos deixou o Benfica a título definitivo.

Seba Pérez troca o Boavista pelo Casa Pia

O Casa Pia confirmou a contratação de Seba Pérez. O médio internacional colombiano esteve cinco épocas no Boavista.

Joel Silva oficializado como reforço do CD Nacional

O CD Nacional confirmou a contratação de Joel Silva. O médio português de 22 anos estava ao serviço do Boavista.

Galatasaray confirma contratação de Victor Osimhen em definitivo

O Galatasaray confirmou a contratação de Victor Osimhen. O avançado nigeriano foi oficializado e apresentado aos adeptos da equipa da Turquia.

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Proença aborda saída de Cristiano Ronaldo da seleção: «A marca Cristiano Ronaldo será eterna e ultrapassa as nossas fronteiras»

Pedro Proença concedeu uma entrevista à SIC. Presidente da Federação Portuguesa de Futebol tocou em vários temas.

Pedro Proença revela 3 possíveis sucessores de Roberto Martínez na seleção

Pedro Proença concedeu uma entrevista à SIC. Presidente da Federação Portuguesa de Futebol tocou em vários temas.

Pedro Proença e futuro de Roberto Martínez e do impacto de Cristiano Ronaldo na decisão: «Quem decidirá o futuro selecionador nacional será Pedro Proença»

Pedro Proença concedeu uma entrevista à SIC. Presidente da Federação Portuguesa de Futebol tocou em vários temas.