📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Ranking português na UEFA: Porque não estabilizamos?

- Advertisement -

O rescaldo final da fase de grupos é uma clara demonstração daquilo que eu digo, as três representantes portuguesas não conseguem passar de grupo, ficando o Estoril em último do seu grupo com três ponto, o Vitória de Guimarães em terceiro do grupo com cinco pontos e por fim o Paços de Ferreira em terceiro do seu grupo também com três pontos, nenhuma delas passou o grupo ficando Portugal desde logo reduzido a duas equipas, Benfica e Porto.

Já no caso russo, as suas três representantes na Liga Europa, duas passaram o seu grupo, Rubin Kazan e o FK Anzhi, deixando a Rússia com três equipas (FK Anzhi e Rubin Kazan na Liga Europa e Zenit na Liga dos Campeões) nas fases seguintes em cinco equipas possíveis, enquanto Portugal em seis possíveis apenas duas chegaram às fases seguintes.

Peguei no exemplo desta época, mas poderia pegar em quase todas para demonstrar que a Rússia apesar de ter andando todas as épocas com menos uma equipa que Portugal conseguia ter mais representantes nas fases a eliminar do que Portugal consegue, desde logo porque teoricamente Portugal parte sempre com menos uma equipa, porque nunca conseguiu que as seis se qualificassem o que nos cálculos matemáticos para o ranking da UEFA é muito mau.

O Marítimo foi está época a “tradicional” sexta equipa que nunca chega à fase de grupos   Fonte: UEFA
O Marítimo foi está época a “tradicional” sexta equipa que nunca chega à fase de grupos
Fonte: UEFA

Infelizmente a conclusão a que se chega é de que o pouco investimento e as fragilidades corporativas das equipas médias portuguesas são o grande culpado desta queda acentuada da Liga Portuguesa no ranking da UEFA, é um reflexo da nossa própria Liga. Numa Liga monopolizada pelos três grandes será muito difícil conseguir competir com a Rússia que consegue reunir um bom conjunto de equipas com qualidade suficiente para as competições europeias. Se queremos recuperar terreno no ranking e voltar a ter três equipas na Liga dos Campeões temos que primeiro olhar cá para dentro e pensar na maneira como podemos fortalecer as equipas médias portuguesas, porque é aqui que se está a fazer a diferença entre nós e a Rússia.

A redução de seis equipas europeias para cinco já é uma inevitabilidade, e por isso a partir da próxima época, um dos três grandes ficará forçosamente fora da Liga dos Campeões. Esperemos por melhores dias porque a nossa liga , apesar de tudo, merece definitivamente ficar á frente da Liga Russa por todo o talento que transporta para a Liga dos Campeões e pelo trabalho a nível de scouting que é feito pelas nossas equipas que não tem comparação com a liga russa que , na minha opinião, faz mal do uso do poderio financeiro que têm.

Foto de Capa: UEFA

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

É um dos principais alvos do FC Porto, tem «dezenas de clubes interessados» e pode sair: «Há conversas em várias frentes»

Ziemowit Deptula, presidente cessante do Jagiellonia, falou sobre a situação de Oskar Pietuszewski, alvo do FC Porto.

CAN 2025: Angola regista o primeiro ponto ao empatar com Zimbabué

A Angola empatou 1-1 com o Zimbabué na segunda jornada da CAN 2025. Gelson Dala marcou o primeiro golo do jogo.

Sidny Cabral na rota do Benfica: João Nuno confirma que lateral vai falhar Famalicão x Estrela Amadora

Sidny Cabral vai falhar o Famalicão x Estrela Amadora para a Primeira Liga. Lateral cabo-verdiano está a caminho do Benfica.

Conhecido o salário de Diogo Costa depois de renovar com o FC Porto

Diogo Costa teve um aumento salarial com a renovação de contrato. Eis quanto recebe agora o guarda-redes do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Diogo Costa reflete sobre terminar carreira no FC Porto: «Nunca sabemos o dia de amanhã, mas era algo que me deixaria extremamente feliz»

Diogo Costa deu uma larga entrevista ao jornal O Jogo. Guarda-redes do FC Porto falou sobre a possibilidade de acabar a carreira no Dragão.

Diogo Costa define objetivos para 2026 e pensa em Aliados: «Quero também realizar o sonho do Mora»

Diogo Costa deu uma larga entrevista ao jornal O Jogo. Guarda-redes do FC Porto falou sobre os objetivos para 2026.

Diogo Costa recorda Jorge Costa: «Levá-lo-ei para toda a vida»

Diogo Costa deu uma larga entrevista ao jornal O Jogo. Guarda-redes do FC Porto recordou com saudades Jorge Costa.