Reestruturação das ligas secundárias: Campeonato de Portugal e Distritais

Cabeçalho Futebol NacionalTal como a Primeira Liga, todas as divisões que lhe sucedem são suscetíveis de críticas, tanto às equipas, treinadores, dirigentes, como até à estrutura das provas. No entanto, entenda-se crítica como uma sugestão, reparo e oportunidade para melhorar. Nunca como objeto de destruição daquilo que cresceu até agora e tanto nos apaixona; o futebol. Porque é sempre disso que se trata e é nesse sentido que surge este artigo e as palavras de Jorge Silas na sua página de Facebook, ex-jogador dos nossos campeonatos, com passagem por várias equipas.

Neste momento, o Campeonato de Portugal (CP), primeiro escalão a nível nacional, é disputado através de duas fases; numa primeira, 80 equipas, divididas em cinco séries (A, B, C, E e E) com 16 participantes, disputam a subida à Segunda Liga ou evitam a descida aos Distritais. É precisamente na passagem à segunda fase, onde se disputa a subida, que reside o maior problema. É que para lá, apenas se apuram oito equipas! Os primeiros classificados de cada série e os três segundos classificados com melhor desempenho. Ou seja, num universo de 80 competidores, apenas um décimo (oito) tem possibilidades de atingir a divisão seguinte. Daqui resulta, naturalmente, um desinteresse a meio da competição. A meio ou até antes.

A certa altura, metade da tabela já percebe que não terá qualquer hipótese de atingir a fase que se segue e o objetivo passa a ser não descer. Um objetivo, no mínimo, desmotivador porque a qualidade não se descola destes jogadores. Apesar da distância à Primeira Liga, há jogos e jogadores de grande qualidade, como provam alguns atletas que lá vão parar.

O FC Vizela lidera a séria A do Campeonato de Portugal Fonte: FC Vizela
O FC Vizela lidera a séria A do Campeonato de Portugal
Fonte: FC Vizela

À nona jornada do CP, lideram as séries A, B, C, D e E o FC Vizela (23 pontos), o CD Cinfães (21 pontos), a UD Leiria (25 pontos), o CD Mafra (20 pontos) e o SC Farense (24 pontos), respetivamente. Ocupam os lugares mais baixos das mesmas séries o CCD Minas de Argozelo (3 pontos), a UD Sousense (3 pontos), a AD Fornos de Algodres (0 pontos), o CA Pêro Pinheiro (6 pontos) e o Lusitano FC (4 pontos), respetivamente.

A esta altura, é prematuro arriscar quem desce e quem passa à fase seguinte, mas o fosso pontual é já bem grande e a tendência é a aumentar porque o desinteresse também aumenta. As direções percebem que o caminho se afigura complicado e dão início à redução de custos através do despedimento de jogadores ou em alguns casos, lamentavelmente, ao incumprimento salarial. As equipas anteriormente mencionadas não são necessariamente exemplo destas situações, servem apenas para demonstrar a realidade pontual desta competição.

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Galatasaray só sabe vencer na Liga Turca

O Galatasaray recebeu e venceu o Karagumruk por três bolas a zero, em jogo da segunda jornada da Liga Turca. Não houve qualquer português inscrito na ficha de jogo desta partida.

Presidente do Fenerbahçe quebra o silêncio, confirma nova proposta por Kerem Akturkoglu e explica a demora no negócio: «Estamos à espera»

O presidente do Fenerbahçe quebrou o silêncio sobre Kerem Akturkoglu. O dirigente do clube turco confirmou nova proposta pelo avançado do Benfica.

Kingsley Coman está confirmado como reforço do Al Nassr

Kingsley Coman foi confirmado como o mais recente reforço do Al Nassr. O jogador assino um contrato válido por três anos. O gaulês deixa assim o Bayern Munique em definitivo para ser colega de Cristiano Ronaldo.

Ruben Amorim explica função de Bruno Fernandes e abre portas da titularidade com o Arsenal a reforço: «Consigo imaginá-lo como avançado deste clube durante...

Ruben Amorim fez a antevisão do jogo de abertura do Manchester United frente ao Arsenal. O técnico falou de vários temas ligados ao clube inglês.

PUB

Mais Artigos Populares

Braga pode encher os cofres: há equipas a quererem pagar 20 milhões de euros por nova coqueluche dos minhotos

O Braga pode ver Sandro Vidigal deixar o Minho nos próximos dias. O jogador soma interessados que podem pagar 20 milhões de euros. A Juventus é o único emblema identificado que está de olho na jovem promessa.

Rio Ave dá ótimas notícias aos seus adeptos

O Rio Ave anunciou que o Estádio dos Arcos está em condições de receber partidas da Primeira Liga. Recordar que o conjunto de Vila do Conde terminou a última temporada a atua em Paços de Ferreira.

Manchester City dá nega a 70 milhões de euros por brasileiro

O Manchester City rejeitou uma proposta do Tottenham de 70 milhões de euros por Savinho, extremo brasileiro. O jogador tem um contrato com os ingleses válido até junho de 2029.