Sangue novo também nos treinadores

- Advertisement -

Clubes optam por contratar treinadores com nome e experiência nos principais escalões, mas será que injetar sangue novo não possa ser uma ideia melhor?

Lito Vidigal, treinador que já orientou clubes como Arouca, Maccabi Tel Aviv (Israel), Aves, Vitória de Setúbal, Boavista, Moreirense, entre outros, chegou ao Feirense com o propósito de garantir a manutenção na Segunda Liga. Algo que é o seu forte, uma vez que ficou conhecido por salvar equipas da descida. Contudo, parece que a missão se complica e a formação orientada pelo angolano está a um passo da descida.

À 27ª jornada o Feirense encontrava-se em 15.º lugar a um ponto do 16.º lugar, posição de play-off. Optou por contratar o famoso rei das manutenções e agora está com um pé na Liga 3. O estilo defensivo, caraterístico das equipas de Lito Vidigal, não permite que o Feirense crie ocasiões de perigo, “mande” no jogo e asfixie o adversário, como se pôde perceber pela primeira mão do play-off da Segunda Liga onde foi completamente dominado pelo Lourosa.

Por que não ter optado por um treinador com menos currículo que pudesse trazer outro tipo de futebol?

Há o exemplo do Arouca. Daniel Sousa, um treinador com apenas um ano de experiência, chegou aos lobos quando estes se encontravam no último lugar da tabela. Terminou em sétimo lugar, a lutar por um acesso às competições europeias e a praticar bom futebol, capaz de chamar à atenção até dos adeptos de outros clubes.

Também Rúben Amorim. Começou como treinador estagiário no Casa Pia. Passou pelo Braga e agora no Sporting, aos 39 anos já conta com dois campeonatos nacionais, três Taças da Liga e uma Supertaça.

Dois treinadores que não tinham qualquer nome ou experiência à frente de equipas de primeira liga, mas que realizaram bons trabalhos e trouxeram valores para o futebol português.

Rui Borges é um dos treinadores portugueses em destaque
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Como os casos de Daniel Sousa e Amorim há muitos mais. Rui Borges, Gonçalo Santos, Luís Freire, Tozé Marreco, etc. Todos estes nomes que em comum têm a pouca experiência nos principais campeonatos em Portugal, mas que muito trouxeram ao nosso futebol.

Para quê insistir em Lito Vidigal, Augusto Inácio, Daniel Ramos, José Peseiro, João Henriques, etc. quando há tanta qualidade em treinadores, de escalões inferiores, menos conhecidos?

Para finalizar, o sangue novo nada tem a haver com a idade, mas sim com qualidade de futebol que se pratica. Tal como o mundo evoluiu, também aconteceu o mesmo com o futebol e o estilo defensivo de antigamente jamais resultará no presente.

João Ferreira
João Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João é do FC Porto desde que sabe o que é futebol; por fora de terras lusitanas é um ferrenho adepto da Juventus e também um admirador incondicional do 3-5-2 e do 3-4-3. Tem o sonho de ser treinador do FC Porto e, enquanto não o realiza, alimenta a sua paixão pelo futebol através da escrita e de incontáveis horas de Football Manager.                                                                                                                                               O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Marco Silva analisa Georgiy Sudakov: «Percebo que ainda não fez uma exibição de encher o olho»

Georgiy Sudakov foi um dos nomes analisados por Marco Silva, depois da vitória do Benfica contra o Casa Pia por 7-0.

Rodrigo Mora na AS Roma: André Villas-Boas já assinou a documentação

Rodrigo Mora vai ser oficializado como reforço da AS Roma nas próximas horas. O acordo já está assinado com o FC Porto.

Marco Silva sobre Anatoliy Trubin: «Quero-o chateado e a demonstrar»

Marco Silva falou sobre Anatoliy Trubin, que voltou a ser suplente não utilizado pelo Benfica, desta vez contra o Casa Pia.

Marco Silva e o possível interesse em jogador do Benfica: «Não temo absolutamente nada»

Marco Silva está tranquilo em relação ao aumento de interessados em Vangelis Pavlidis, depois de o grego ter marcado três golos ao Casa Pia.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto faz proposta por Nuno Tavares: os moldes propostos pelos dragões

O FC Porto apresentou uma proposta de empréstimo para garantir a contratação de Nuno Tavares, que atualmente representa a Lazio.

Juventus tentou contratar Anatoliy Trubin ao Benfica: as exigências da águias

A Juventus está a tentar garantir a contratação de Anatoliy Trubin, guarda-redes que pertence aos quadros do Benfica.

Benfica vence campeão do mundo em Sub-17 por 1 milhão de euros

O Benfica prepara-se para vender Mauro Furtado por um milhão de euros ao Girona. O defesa foi um dos vencedores do Mundial Sub-17.