SC Braga: Um passo atrás no caminho dos grandes

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalChegados à ponta final de mais uma temporada, é possível começar a fazer-se algumas análises. Neste caso, sobre a época do Sporting de Braga. Depois de uma temporada de sonho com Paulo Fonseca, com a conquista da Taça de Portugal frente ao Porto e com os quartos de final da Liga Europa, o Braga partia para esta temporada com esperança de voltar a subir degraus no caminho que o clube tem trilhado para junto dos grandes. A verdade é que no caminho surgiram muitos acidentes e o Braga acabou por cair,algumas vezes, ao longo desta temporada.

Foi com grande surpresa que os adeptos do Braga viram José Peseiro voltar ao clube. Depois de uma campanha que deixou algumas dúvidas no Porto, onde o técnico acabou em terceiro lugar a 15 pontos do líder e ainda perdeu uma Taça de Portugal, precisamente contra o Braga, muitos eram os adeptos que desesperavam e que criticavam a escolha do treinador. Verdade seja dita que os adeptos minhotos tinham razão. A escolha de José Peseiro para o clube foi, no mínimo estranha. O técnico tinha feito um bom trabalho em Braga, em 2012, aquando da conquista da Taça da Liga, mas já nessa altura  havia saído com a sua posição algo fragilizada, por terminar uma posição atrás do fantástico Paços de Ferreira. Para além disso, Peseiro, fugia um pouco à linha de treinadores contratada por António Salvador, geralmente jovens técnicos com potencial e com vontade de mostrar trabalho.

O mês de Dezembro veio dar razão àqueles que não acreditavam em Peseiro. O Braga havia sido eliminado da Liga Europa, num grupo com: Shakthtar, Gent e Konyaspor. A agravar esta situação o clube fora eliminado da taça de Portugal pelo Sporting da Covilhã, equipa de uma divisão inferior. Esta eliminação foi a gota de água. António Salvador, apesar de ver o Braga em terceiro lugar e com possibilidades de passar para o segundo posto, decidiu despedir Peseiro e contratar Jorge Simão, homem responsável por uma brilhante campanha no Chaves.

José Peseiro foi a primeira aposta de Salvador Fonte: Facebook Oficial de José Peseiro
José Peseiro foi a primeira aposta de Salvador
Fonte: Facebook Oficial de José Peseiro

Jorge Simão tinha tudo para dar certo. Um discurso apaixonado, convicto, ambicioso. Um técnico reconhecido pela sua competência a organizar as suas equipas defensivamente, precisamente uma lacuna do Braga até então e também capaz de amealhar pontos com facilidade. A verdade é que também Jorge Simão não funcionou. O técnico acabou por chamar alguns jogadores da sua antiga equipa para Braga mas mesmo assim o clube minhoto não melhorou. Ofensivamente, o Braga demonstrava dificuldades contra equipas fechadas e bem organizadas defensivamente  e só demonstrava o seu futebol, com espaço, em transições ofensivas.

A juntar a isto foram muitas as declarações polémicas do técnico, no espaço de tempo que esteve em Braga. No início as coisas nem correram mal, mas uma série de empates comprometedores e o facto do Vitória de Guimarães ter passado à frente do Braga levou a que António Salvador despedisse mais uma vez um treinador ao longo de uma época desastrosa para o clube.

Emanuel Melo
Emanuel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Emanuel está no terceiro ano da licenciatura em Comunicação Social e Cultura. Vem da terra do Pauleta, das paisagens deslumbrantes e do queijo Terra Nostra. Gosta de ver a Premier League e espera um dia poder vir a ser relatador de futebol.                                                                                                                                                 O Emanuel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

André Villas-Boas explica saída de Andoni Zubizarreta: «Decidimos eliminar a figura da direção desportiva fruto de ter uma pessoa que foi treinador»

André Villas-Boas deu uma entrevista onde explicou a saída de Andoni Zubizarreta e a decisão de eliminar a figura de diretor desportivo.

Sporting investiu apenas 450 mil euros em jovem promessa

Catarino Pascoal foi confirmado como reforço do Sporting. Os leões pagaram 450 mil euros ao Atlético pela jovem promessa.

Brasil x Noruega: onde ver grátis o jogo dos oitavos de final do Mundial 2026?

Brasil e Noruega medem forças nos oitavos de final do Mundial 2026, num encontro que será transmitido pela LiveModeTV e Sport TV.

FC Porto baixa exigências por Borja Sainz e há interessado

O FC Porto está disponível a libertar Borja Sainz no mercado de transferências de verão. O Athletic está interessado no extremo.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica oficializa Ricardo Vasconcelos como novo treinador da equipa feminina de basquetebol

O Benfica anunciou a contratação de Ricardo Vasconcelos para o comando técnico da equipa sénior feminina de basquetebol.

Pedro Porro projeta duelo ibérico no Mundial 2026: «Portugal tem grandes jogadores mas nós não temos nada a invejar-lhes»

Pedro Porro realizou a antevisão ao Portugal x Espanha, referente aos oitavos de final do Mundial 2026.

Para voltar a Portugal? Antigo craque do Braga sem espaço na La Liga

Álvaro Djaló não tem espaço no plantel do Athletic e deve deixar o San Mamés durante o mercado de transferências de verão.