Smells Like Teen Spirit

- Advertisement -

No jogo seguinte, Nuno Manta Santos teria um teste difícil no Dragão, frente ao Porto, perante um adversário que estava obrigado a vencer o jogo. Quando já todos davam o Feirense como derrotado, eis que a equipa apresentou uma alma nova. A equipa do chutão para a frente, do futebol mal jogado e da defesa homem a homem deu lugar a uma equipa com uma forte circulação de bola, a uma equipa com uma ideia de jogo irreverente e atrativa, com uma pressão alta no terreno em busca de ter a bola e a construir jogo desde trás,  a um futebol que procura dar espetáculo. E isso teve resultados. O Feirense, que até esteve a perder durante parte do jogo, viria a empatar o jogo no Dragão, empate  esse que valeu a atribuição do cargo de Treinador principal de forma definitiva a Nuno Manta Santos.

Com 38 anos o treinador do Feirense é um dos mais jovens técnicos do campeonato Fonte: CD Feirense
Com 38 anos o treinador do Feirense é um dos mais jovens técnicos do campeonato
Fonte: CD Feirense

Mas ainda há mais. Esta semana, depois de seis jogos sem conhecer o sabor da vitória, Petit demitiu-se do cargo de treinador do Tondela. O técnico na temporada anterior havia conseguido um autêntico milagre  ao garantir a manutenção da equipa na primeira liga depois de várias jornadas com a equipa a ocupar o último lugar da tabela classificativa.  Falaram-se vários nomes para treinar o Tondela mas acabou por surgir, novamente, um nome inesperado para treinar o clube. Pepa, que no ano passado foi responsável pela boa campanha do Feirense na segunda liga e que já tinha estado no Moreirense nesta temporada, foi o escolhido pela direção do clube beirão.

Pepa apesar de ter sido demitido do Moreirense  e apesar de alguns maus resultados conseguiu sempre apresentar um futebol com ideias. As suas equipas tem uma identidade vincada e sabem o que fazer com a bola em campo. Já na temporada passada, ao serviço do Feirense tinha deixado essas indicações, nomeadamente com a vitória para a Taça da Liga por 2-0 frente ao Porto. Sem se ter estreado oficialmente pelo clube, certamente voltaremos a ver mais um bom trabalho do jovem treinador de 36 anos, desta feita no Tondela.

A mentalidade dos dirigentes no futebol português está a mudar. Mais do que assegurar os objetivos do clube importa oferecer um bom espetáculo aos adeptos, importa valorizar a modalidade e o jogador. E este caminho também passa por se dar oportunidades a esta nova fornada de jovens técnicos que está aí a aparecer. Treinadores irreverentes, com ideias alternativas, com uma proposta de jogo que agrada àqueles que gostam de assistir a um bom espetáculo de futebol. A primeira pedra para a construção de um futebol português melhor está lançada agora falta alcançar o resto do caminho que falta.

Foto de capa: FC Paços de Ferreira

Emanuel Melo
Emanuel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Emanuel está no terceiro ano da licenciatura em Comunicação Social e Cultura. Vem da terra do Pauleta, das paisagens deslumbrantes e do queijo Terra Nostra. Gosta de ver a Premier League e espera um dia poder vir a ser relatador de futebol.                                                                                                                                                 O Emanuel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vangelis Pavlidis recorda primeiros tempos a jogar futebol: «Voltava para casa com os joelhos esfolados e tinha a minha mãe a gritar comigo porque...

Vangelis Pavlidis recordou ligação ao futebol. Avançado recordou tempos de miúdo em que jogava com os amigos num parque perto de casa.

Morgan Gibbs-White radiante com Vítor Pereira: «Nós aceitámos imediatamente o que ele quer»

Morgan Gibbs-White reagiu à vitória do Nottingham Forest sobre o Fenerbahçe. Jogo marcou a estreia de Vítor Pereira pelos ingleses.

Atlético Madrid quer contratar internacional português a custo zero e define plano

Bernardo Silva tem o futuro nas mãos e está em final de contrato com o Manchester City. Internacional português é alvo do Atlético Madrid.

Ruben Amorim considerado um erro por vários nomes da hierarquia do Manchester United

Ruben Amorim foi despedido do Manchester United já em 2026. Hierarquia do clube considera a contratação do técnico um erro.

PUB

Mais Artigos Populares

Liam Rosenior defende Vinícius Júnior e apela: «Se algum treinador, jogador ou dirigente for considerado culpado de racismo, não deveria estar no futebol»

Liam Rosenior reagiu ao alegado insulto racista proferido por Gianluca Prestianni na direção de Vinícius Júnior. Técnico do Chelsea manifestou-se.

Nuno Espírito Santo reage ao episódio entre Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni: «Não há espaço para o racismo no futebol nem na sociedade»

Nuno Espírito Santo foi questionado sobre o alegado insulto racista proferido por Gianluca Prestianni. Técnico deixou mensagem contra o racismo.

Boston Celtics vão a São Francisco vencer os Golden State Warriors na NBA com Neemias Queta em destaque

Os Boston Celtics venceram os Golden State Warriors na NBA. Neemias Queta foi titular e teve contributo importante.