A subjectividade dos reforços sonantes

No último mercado de Inverno reparei num pormenor: por norma, aquilo que os adeptos querem são reforços de gabarito, daqueles que acrescentam qualidade à equipa no imediato. No entanto, nessa altura eu parei para pensar: “Reforços de qualidade? O que é isso?”.

Na generalidade dos casos, os adeptos querem reforços com nome, com estatuto e provas dadas, pois consideram que esses dão mais garantias e correspondem mais às necessidades da sua equipa. Mas, analisando aquilo a que se está a tornar o futebol nos dias de hoje e verificando casos recentes que passaram pelo futebol português, chego à conclusão que essa conversa dos reforços de qualidade é uma questão subjectiva.

Ora, o que é que jogadores como Adrián Lopez, Gianelli Imbula, Lazar Markovic, Seydou Doumbia, Nicólas Castillo e Facundo Ferreyra têm em comum? Todos eles reforçaram os três grandes nos últimos cinco anos, e eram reforços sonantes, bem renumerados e no papel eram vistos como excelentes reforços que iriam entrar directamente no onze titular das respectivas equipas.

Mas a verdade é que todos eles fracassaram, tornando-se nos maiores flops do nosso campeonato nos últimos anos. Dos seis jogadores mencionados, Adrián López é o único que ainda joga em Portugal no FC Porto, onde entre empréstimos e passagens pela equipa azul e branca com pouca utilização, o avançado internacional espanhol continua longe de justificar os 11 milhões de euros que custou aos cofres do clube.

Adrián Lopez continua sem convencer os adeptos azuis e brancos
Fonte: FC Porto

Numa altura em que a estratégia assume cada vez mais importância no futebol moderno, chego à conclusão de que o estatuto dos jogadores importa cada vez menos. Aquilo que deve realmente ser avaliado são as características dos jogadores que procuram, o perfil deles e a forma como podem encaixar no modelo táctico da equipa. Como tal, um jogador barato e com pouco nome pode muito bem ser mais bem sucedido numa equipa do que um jogador renomeado com provas dadas.

Como tal, a principal coisa que se pode retirar daqui é que o rótulo de qualidade de um reforço está a tornar-se cada vez mais subjectivo. Um reforço de qualidade não é aquele com maior estatuto e com mais provas dadas na sua carreira, mas sim aquele que melhor encaixa na forma de jogar da sua nova equipa, ficando assim mais próximo de obter o rendimento pretendido.

Foto de Capa: SL Benfica

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica não esquece Jamor: A lista de perguntas para quem regula o futebol português

O Benfica não esquece a final da Taça de Portugal. Águias pedem responsabilidades através de comunicado oficial.

Louis van Gaal deixa elogios a Francesco Farioli: «Tirou a equipa do marasmo»

Louis van Gaal, antigo treinador do Ajax, comentou o período de Francesco Farioli enquanto técnico do clube neerlandês.

Europeus à conquista do Mundo | Chelsea x PSG

Assim sendo, o jogo entre Chelsea e PSG será uma partida de enormes emoções para as massas adeptas diretamente envolvidas

Benfica lança comunicado arrasador: Águias exigem “suspensão imediata” dos árbitros envolvidos na final da Taça de Portugal

O Benfica não esquece a final da Taça de Portugal. Águias exige suspensão imediata dos árbitros envolvidos no lance de Belotti.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal 1-2 Bélgica | Mais uma vez, ficamos pelo caminho

Numa missão quase impossível, a seleção das quinas enfrentou a Bélgica, após perder na primeira jornada e empatar na segunda com a Itália

Jacob Brunn Larsen deixa Estugarda e regressa ao Burnley a título definitivo

O Burnley anunciou a contratação de Jacob Brunn Larsen. O médio dinamarquês representou o Estugarda na época passada.