Publicidade

A subjectividade dos reforços sonantes

Tiago Serrano · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

No último mercado de Inverno reparei num pormenor: por norma, aquilo que os adeptos querem são reforços de gabarito, daqueles que acrescentam qualidade à equipa no imediato. No entanto, nessa altura eu parei para pensar: “Reforços de qualidade? O que é isso?”.

Na generalidade dos casos, os adeptos querem reforços com nome, com estatuto e provas dadas, pois consideram que esses dão mais garantias e correspondem mais às necessidades da sua equipa. Mas, analisando aquilo a que se está a tornar o futebol nos dias de hoje e verificando casos recentes que passaram pelo futebol português, chego à conclusão que essa conversa dos reforços de qualidade é uma questão subjectiva.

Ora, o que é que jogadores como Adrián Lopez, Gianelli Imbula, Lazar Markovic, Seydou Doumbia, Nicólas Castillo e Facundo Ferreyra têm em comum? Todos eles reforçaram os três grandes nos últimos cinco anos, e eram reforços sonantes, bem renumerados e no papel eram vistos como excelentes reforços que iriam entrar directamente no onze titular das respectivas equipas.

Mas a verdade é que todos eles fracassaram, tornando-se nos maiores flops do nosso campeonato nos últimos anos. Dos seis jogadores mencionados, Adrián López é o único que ainda joga em Portugal no FC Porto, onde entre empréstimos e passagens pela equipa azul e branca com pouca utilização, o avançado internacional espanhol continua longe de justificar os 11 milhões de euros que custou aos cofres do clube.

Adrián Lopez continua sem convencer os adeptos azuis e brancos
Fonte: FC Porto

Numa altura em que a estratégia assume cada vez mais importância no futebol moderno, chego à conclusão de que o estatuto dos jogadores importa cada vez menos. Aquilo que deve realmente ser avaliado são as características dos jogadores que procuram, o perfil deles e a forma como podem encaixar no modelo táctico da equipa. Como tal, um jogador barato e com pouco nome pode muito bem ser mais bem sucedido numa equipa do que um jogador renomeado com provas dadas.

Como tal, a principal coisa que se pode retirar daqui é que o rótulo de qualidade de um reforço está a tornar-se cada vez mais subjectivo. Um reforço de qualidade não é aquele com maior estatuto e com mais provas dadas na sua carreira, mas sim aquele que melhor encaixa na forma de jogar da sua nova equipa, ficando assim mais próximo de obter o rendimento pretendido.

Foto de Capa: SL Benfica

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Tiago Serrano

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Fórmula 1

Antevisão GP Singapura: Max Verstappen conquista a 50.ª pole position da carreira

A ANTEVISÃO: MAX VERSTAPPEN CONQUISTA A PRIMEIRA POLE EM SINGAPURA, OS FERRARI PROMETEM DAR LUTA E A MERCEDES FICA AQUÉM DAS EXPETATIVAS Está a ser um fim de semana perfeito para Max Verstappen. Depois da vitória na corrida Sprint, o tetracampeão mundial foi o mais rápido no circuito de Marina Bay e conquistou a sua primeira pole position em Singapura e a 50.ª da carreira na Fórmula 1. Será que o Max Verstappen do final de 2025 está de volta?

Gonçalo Carneiro · 3 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Lamber as feridas do Dragão | Benfica x Vitória SC

Quase três semanas depois, e com muita polémica em torno da seleção nacional, as emoções do campeonato estão de volta. O Benfica é o último dos três grandes a apresentar-se nesta jornada. Após os triunfos de Sporting e FC Porto os encarnados estão obrigados a vencer para não se atrasarem ainda mais na corrida pelo título. As águias vão defrontar o Vitória SC, que tem estado a realizar um campeonato aquém das expetativas, e este poderá ser o adversário ideal para sarar as feridas provocadas no Estádio do Dragão. Marco Silva tem algumas dores de cabeça para esta partida, mas nada que não se resolva. O treinador encarnado não vai poder contar com os lesionados Daniel Banjaqui, Alexander Bah, Jaden Umeh, Jakub Kaminski e Enzo Barrenechea. Georgiy Sudakov é o único do departamento médico que está em dúvida. Clément Lenglet também não vai a jogo por estar a cumprir castigo após a expulsão frente ao FC Porto. Oportunidade para Alessandro Circati estrear-se como titular no eixo da defesa.  Com Banjaqui e Bah indisponíveis, Fredrik Aursnes irá ocupar o lado direito da defesa. Nada que o médio norueguês já não esteja habituado, pois recentemente desempenhou essa função ao serviço da sua seleção. Em relação a Sudakov, mesmo que entre na convocatória não será titular. Andreas Schjelderup deverá ocupar novamente a posição 10 atrás de Vangelis Pavlidis.

Rui Alves Maria · 5 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.