Treinadores da Primeira Liga: Os visionários, os que se adaptam e os que se deixam ultrapassar

Cabeçalho Futebol NacionalO futebol muda de semana para semana, de dia para dia. Nos dias de hoje, o futebol está cada vez mais modernizado e é cada vez mais levado ao detalhe pelos seus intérpretes. Como tal, uma das virtudes que um treinador tem de ter ao longo dos anos é saber adaptar-se e actualizar-se conforme as mudanças que o futebol exige.

O nosso país é uma referência mundial no que a treinadores diz respeito. Nesta década tem havido uma nova fornada de treinadores talentosos, sendo que alguns deles já estão a dar cartas no estrangeiro. No entanto, existe um que teve um começo muito promissor e que actualmente atravessa um ciclo negativo e apresenta um futebol que é uma miragem daquele que outrora mostrou. Falo do actual treinador do CF Belenenses, Domingos Paciência. O treinador que iniciou a sua carreira diretamente na Primeira Liga em 2006/2007 mostrou um bom trabalho ao serviço da Académica e ao serviço do SC Braga, foi vice-campeão nacional e chegou à final da Liga Europa. Curiosamente, nos melhores momentos da sua carreira enquanto treinador, ele tinha como adjunto o treinador-sensação deste início de campeonato: Miguel Cardoso.

Domingos tem entrado numa espiral negativa de resultados Fonte: CF "Os Belenenses"
Domingos tem entrado numa espiral negativa de resultados
Fonte: CF “Os Belenenses”

Eu não acredito em coincidências e o que é facto é que considero Miguel Cardoso um dos “visionários”, mas já lá vamos. Com isto, refiro-me a Domingos Paciência como a um treinador que se está a deixar ultrapassar. Outro exemplo disso mesmo é o de Manuel Machado.

Sem falar das desculpas orçamentais e dos factores motivacionais que estas trazem, o técnico vimaranense sempre foi um treinador pragmático que sempre gostou de fazer barulho. No entanto, conseguiu com isso realizar alguns bons trabalhos em Portugal, conseguindo algumas qualificações para as competições europeias ao serviço do Vitória de Guimarães e do Nacional da Madeira.

A questão aqui é que, tal como referi no início, o futebol é cada vez mais moderno e levado ao pormenor e, com isso, o futebol do autocarro e do chuveirinho está a perder cada vez mais espaço para um futebol mais positivo e com identidade.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto de olho na contratação de jovem guarda-redes brasileiro

O FC Porto quer contratar Phillipe Gabriel. O jovem...

Alvo do Benfica leva nega do treinador para deixar o clube: «Não é a altura certa para sair»

O interesse do Benfica em Anis Hadj Moussa pode esfriar. Robin van Persie, técnico do Feyenoord, fechou a porta da saída ao avançado argelino.

Negócio fechado: Ex-Gil Vicente Samuel Lino deixa o Atlético Madrid e ruma ao Brasil por 22 milhões de euros

Samuel Lino vai ser reforço do Flamengo. O avançado brasileiro de 25 anos vai deixar o Atlético Madrid e assinar pelo clube canarinho.

Lyon confirma contratação de Ruben Kluivert ao Casa Pia

Ruben Kluivert é reforço do Lyon de Paulo Fonseca. O defesa-central neerlandês de 24 anos deixou o Casa Pia a título definitivo.

PUB

Mais Artigos Populares

João Noronha Lopes promete congelamento dos preços do Red Pass e novo portal de bilhética

João Noronha Lopes deixou duas promessas em campanha. O candidato à presidência do Benfica garantiu que não haverá aumento do Red Pass, entre 2025 e 2029.

Matheus Cunha elogia Ruben Amorim e admite: «Manchester United sempre foi o clube dos meus sonhos»

Matheus Cunha falou em conferência de imprensa sobre a pré-temporada do Manchester United. O avançado brasileiro deixou elogios para Ruben Amorim.

O que esperar de Bronny James? | NBA

Por muito que se tente dissociar Bronny James do nome que carrega, essa tarefa será sempre incompleta.