Tudo pelo “bom nome”

Tudo começou em julho do ano passado. Muita tinta correu até lá, quer em tribunais, quer em jornais desportivos. As “guerrinhas” entre o Belenenses SAD e o CF “Os Belenenses” parece que não acabam. Cada um seguiu o seu caminho, mas parece que este “divórcio” está longe de ser resolvido. Em causa está a partilha de bens, metaforicamente falando.

Depois de providências cautelares, proibições da utilização da marca, símbolo, lema ou até mesmo hino, agora o CF “Os Belenenses” reivindica a exclusividade também no nome.

O clube enviou uma carta à Liga onde alega que deve ser exclusiva, por parte do mesmo, a utilização do nome “Belenenses”. Posto isto, o clube defende então que o Belenenses SAD deve alterar o seu nome e que passe a utilizar o nome “B” em qualquer uma das competições em que esteja inserido.

Em causa está a possibilidade de “criar confusão aos consumidores” entre as duas entidades. Já fiz artigos em que valorizei a postura do Belenenses clube, mas penso que isto é mais uma tentativa “de bater no ceguinho”. Aliás, vou ainda mais longe: não será uma tentativa de responder à contratação de três dos seus jogadores por parte do Belenenses SAD? A mim “cheira-me” a ajuste de contas, mas quanto a esse tópico das vendas, já lá vamos.

Reunião de planeamento para a época 2019/2020 do Belenenses SAD
Fonte: Belenenses SAD

Eu sei que se calhar é um bocado extremista, mas se queremos ir por aí, quantos Sporting existem em Portugal, por exemplo? Sporting CP, SC Braga, Portimonense SC, SC Covilhã, SC Espinho e por aí fora… Bem sei que nestes casos não houve nenhuma ruptura como houve com os dois “Belenenses” (ou neste caso só um, como preferirem, seja feita a vossa vontade), mas se analisarmos o cerne da questão, é mesmo um caso que, na minha óptica, é um pouco escusado.

É que até a Cruz de Cristo já foi metida ao barulho, vejam bem! Começa mesmo a cansar tanta troca de galhardetes. É que o Belenenses clube está a fazer o seu caminho, e bem, e eu acho genuinamente que não há necessidade de mais uma polémica à volta desta separação.

Quanto à venda de jogadores de que falei há pouco, foi uma investida do Belenenses SAD que decidiu contratar três jogadores que se sagraram campeões da I Divisão da Associação de Futebol de Lisboa e que representavam o Belenenses clube. Com certeza que também não terá sido inocente este acto.

Os jogadores que vão agora jogar na equipa sub-23 do Belenenses SAD são o Tomás Castro, o Nilton Varela e Jorge Xavier. O Tomás foi “só” o melhor marcador da equipa nesta divisão (27 golos em 27 jogos). Jorge Xavier cumpriu 30 jogos pela equipa principal na época transata e o Nilton Varela passa diretamente da equipa de Juniores para os relvados do Estádio do Jamor.

São várias e várias polémicas que englobam ambas as entidades ao longo dos últimos meses. E parece-me que não vai ficar por aqui. Esperemos para ver os próximos episódios… Que decerto irão haver.

Foto de capa: CF “Os Belenenses”

Inês Marques Santos
Inês Marques Santoshttp://www.bolanarede.pt
A Inês é licenciada em Jornalismo. A experiência do Bola na Rede veio juntar duas coisas de que gosta de fazer: escrever e ver futebol. Desde nova que quer entrar no mundo do jornalismo desportivo e espera um dia conseguir marcar o seu lugar no mesmo.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester City recusa oferta de 28 milhões de euros por médio

O Nottingham Forest de Nuno Espírito apresentou uma oferta de 28 milhões de euros por James McAtee. Manchester City recusou.

Sporting pode competir com Palmeiras de Abel Ferreira por médio

O Sporting é um dos interessados em Nelson Deossa, médio colombiano que joga no Monterrey. Real Betis insiste na contratação.

Viktor Gyokeres cumprimenta novos colegas no Arsenal: «Falas português ou não?»

Viktor Gyokeres já se apresentou aos adeptos como reforço do Arsenal. Avançado sueco interagiu também com os jogadores.

Benfica continua na frente da corrida por Franjo Ivanovic após entrada de Wolverhampton

O Wolverhampton entrou na corrida pela contratação de Franjo Ivanovic. Benfica continua a ser líder, mas há consequências.

PUB

Mais Artigos Populares

Martim Neto deixa Benfica e ruma à La Liga: Águias mantém 50% do passe

Martim Neto vai deixar o Benfica e reforçar o Elche na La Liga. Águias continuam com 50% do passe do médio de 22 anos.

Benfica: Jurásek fecha Instagram após estreia infeliz no Besiktas

David Jurásek não teve a melhor estreia no Besiktas. Lateral checo, emprestado pelo Benfica, recebeu várias críticas e tomou medidas.

FC Porto já investiu 75,3 milhões de euros neste verão: Um valor bem superior ao maior mercado da história do clube

O FC Porto vive o maior investimento da história do clube. Dragões já gastaram 75,3 milhões de euros neste mercado de verão.