📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Um sonho cada vez mais real

- Advertisement -

O Sport Clube Praiense, um clube para a esmagadora maioria do adepto comum pouco conhecido, é um dos mais fortes candidatos à subida à Segunda Liga Portuguesa e jogará, na próxima eliminatória da Taça de Portugal, contra o SC Braga. Fundado em 1947, este clube Açoriano da ilha Terceira nunca esteve nas Ligas Profissionais. Aliás, tirando o CD Santa Clara, agora na Primeira Liga, não houve mais nenhum clube Açoriano a chegar sequer à Segunda Liga Portuguesa. O SC Praiense vem tentando dar este passo, tendo estado muito perto da subida nas últimas três temporadas, e esta época volta a apresentar-se fortíssimo na luta pela ascensão às Ligas Profissionais.

Sem dúvida que o clube terceirense tem sido uma das equipas da “moda” do Campeonato de Portugal Prio. Pelo futebol que pratica, pelos jogadores acima da média (para a sua realidade, entenda-se) que apresenta, pelas boas campanhas na Taça de Portugal e, sobretudo, por estar sempre na luta pela subida à II Liga Portuguesa.

Na época 15-16, o SC Praiense, liderado na altura por Pedro Lima, ficou em primeiro lugar da série E, apurando-se para a fase de subida Zona Sul, onde aí ficou a meros dois pontos dos lugares de acesso ao playoff de subida.

Após esta excelente e surpreendente campanha, o SC Praiense “acordou” e definiu a subida como o seu principal objetivo. Foi até à ilha de São Miguel, mais concretamente ao Clube Operário Desportivo, que andava até então sempre na luta pela subida às Ligas Profissionais, recrutar a sua “espinha dorsal”, desde diretores, técnicos e jogadores. Basicamente, a direção do SC Praiense percebeu que o trabalho no Clube Operário Desportivo estava a ser bem feito e, portanto, decidiu não copiar a receita, mas contratar os “cozinheiros” e todo o staff responsável pelo ótimo trabalho no clube da cidade da Lagoa.

Francisco Agatão não treina na II Liga desde 04-05, mas tem feito trabalhos formidáveis ao longo dos anos na CPP
Fonte: SC Praiense

Assim sendo, na época 16-17, chegou Francisco Agatão – técnico muito experimentado e com experiência no estrangeiro e Ligas Profissionais (até como jogador). Criou-se uma equipa muito forte, tendo por base o conjunto que havia brilhado e lutado pela subida no Operário. Nesta época, o SC Praiense chegou até ao playoff de subida. Venceu a sua série e ficou nos lugares de acesso ao playoff na zona de subida da zona Sul, mas acabou por cair na eliminatória com o Leixões SC (derrota em casa por 0-1 e empate a um no estádio do Mar).

Já na época 17-18, num formato diferente da prova, o SC Praiense voltou a “morrer na praia” terminando em terceiro lugar, logo atrás de UD Vilafranquense e CD Mafra, que se apuraram para o playoff de subida. Ressalve-se também que o SC Praiense na Taça de Portugal chegou até aos oitavos nesta temporada e, na época anterior, tinha sido eliminado pelo Sporting CP no Estádio José Alvalade.

Danny Esteves tem “partido a loiça toda” desde que chegou ao clube
Fonte: SC Praiense

Depois de três épocas a cair nos derradeiros obstáculos, o SC Praiense acredita que é desta. Neste momento, com 11 jogos realizados, somam oito vitórias, um empate e duas derrotas, liderando a série D. Com um plantel experiente, a média de idades ronda os 27 anos. A equipa de Agatão procura aliar os bons resultados a um bom futebol, valorizando os seus próprios ativos. Uma equipa com avançados rápidos e eficazes, assente na mestria e qualidade do seu capitão João Peixoto. O médio centro de 35 anos continua a ser um dos melhores jogadores do CPP e a ser decisivo com a sua qualidade de passe e visão de jogo. Destacam-se também Tiago Maia na baliza, incrível a sua agilidade e segurança, e Danny Esteves no ataque, já com oito golos marcados, o ex AC Alcanenense tem sido o melhor reforço até ao momento.

Há uma grande expetativa à volta do clube Açoriano e uma forte convicção que desta vez vão conseguir lograr o seu objetivo. Jogos como o do próximo fim de semana contra o SC Braga, também podem servir para fazer crescer ainda mais esta equipa, que, com certeza, se irá apresentar descomplexada e a querer desfrutar do jogo, sempre com os olhos no apuramento, no Pedreira.

 

Foto de Capa: SC Praiense

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Ruben Brêa Marques
Ruben Brêa Marqueshttp://www.bolanarede.pt
O Rúben é um verdadeiro apaixonado pelo futebol, sem preferência clubística. Adepto do futebol, admira qualquer estratégia ou modelo de jogo. Seja o tiki taka ou o catenaccio, importante é desfrutar e descodificar os momentos do jogo e as ideias dos técnicos. Para ele, futebol é paixão, trabalho, competência, luta, talento, eficácia, etc. Tudo é possível, não existem justos vencedores ou injustos perdedores, e é isto que torna o futebol um desporto tão bonito.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Castro deixa comando técnico do Al Wasl após empate frente ao Al Muharraq de Nandinho

Luís Castro já não é treinador do Al Wasl. O técnico português deixou o clube dos Emirados Árabes Unidos após o empate frente ao Al Muharraq de Nandinho.

Kasper Hjulmand elogia jogador do Bayer Leverkusen e enaltece triunfo com o Benfica: «Foi uma luta e uma vitória muito importante»

Kasper Hjulmand fez a análise do Benfica x Bayer Leverkusen em conferência de imprensa. O técnico dinamarquês elogiou Patrik Schick.

Fredrik Aursnes lamenta derrota do Benfica com o Bayer Leverkusen: «Faltou algo mais ali»

Fredrik Aursnes lamentou o desaire do Benfica em casa frente ao Bayer Leverkusen por 1-0, no quarto jogo da fase de liga da Champions League.

Recordar é Viver | Dirk Kuyt, produto do Utrecht

No Liverpool, Dirk Kuyt não era o virtuoso das fintas curtas, mas o motor que nunca parava. Rafa Benítez viu nele o soldado perfeito

PUB

Mais Artigos Populares

De olhos na invencibilidade europeia | Braga x Genk

Carlos Vicens, técnico do Braga, quer continuar a senda de vitórias na competição e esquecer o resultado obtido com o FC Porto

Leonardo Lelo reage aos elogios de Roberto Martínez: «É sempre um motivo de orgulho»

Leonardo Lelo fez a antevisão do jogo com o Genk para a Europa League. O defesa falou ainda sobre as palavras de Roberto Martínez.

Adidas revela novos equipamentos para o Mundial de 2026

A Adidas apresentou os novos equipamentos de 22 seleções nacionais que patrocina. Estas camisolas serão utilizadas no Mundial 2026 para as seleções que garantirem a qualificação.