📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

007 – Ordem Para Marcar

- Advertisement -

O objetivo primário do futebol é marcar mais um golo que o adversário. Só assim se alcançam as vitórias, melhores classificações e consequentes títulos. No entanto, quantos mais golos melhor. Para isso são treinados e contratados os melhores avançados – dentro do possível – mas nem sempre o campeão nacional consegue ter no topo da lista dos melhores marcadores um dos seus atletas. Neste aspeto, a regra parece ser ‘não haver regra’, bem exemplificada nos últimos cinco anos.

A época 2013/14 marcou o início do tetracampeonato encarnado, mas o melhor marcador morou no Dragão: Jackson Martínez apontou 20 golos em 30 jornadas. O destaque vai para a aparente enfraquecida veia goleadora encarnada. Apesar da vitória final, aquela que mais importa, o SL Benfica apenas coloca Lima no quarto lugar dos melhores marcadores (14 golos), atrás de Derley (16) e Rafael Martins (15). O primeiro, avançado do CS Marítimo, acabou contratado pelos encarnados, mas a época não lhe correu da melhor forma no que aos golos diz respeito. Acabou vendido ao CD Aves depois de dois empréstimos aos turcos do Kayserispor e mexicanos do Chiapas FC. O segundo, avançado do Vitória FC, foi transferido na época seguinte para o Levante UD, emprestado ao Moreirense FC e ficou em definitivo em Portugal, ao serviço do Vitória SC.

‘Cha Cha Cha’ Martínez foi o melhor marcador por três temporadas consecutivas
Fonte: FC Porto

Na época seguinte, Jackson Martínez voltou a bater a marca das duas dezenas e reclamou o posto de melhor marcador do campeonato português (21 golos). Na verdade, nas três épocas ao serviço dos dragões, o colombiano conseguiu sempre esta distinção, entre 2012 e 2015. As águias revalidaram o título, mas desta vez colocaram dois atletas bem próximos ao Cha Cha Cha; Jonas e Lima marcaram 20 e 19 golos, respetivamente. Para lá do universo dos três grandes, Marco Matias, do CD Nacional, surge no quarto lugar com 17 remates certeiros. O português transferiu-se na temporada seguinte para os ingleses do Sheffield Wednesday FC, do Championship, onde compete desde então.

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Gala Dragões de Ouro do FC Porto: eis todos os vencedores

A Gala dos Dragões de Ouro decorreu esta segunda-feira para premiar várias figuras do universo do FC Porto. Eis todos os vencedores.

Rodrigo Mora é o Futebolista do Ano do FC Porto: «Só falta concretizar um sonho, ser campeão e festejar nos Aliados»

Rodrigo Mora venceu o prémio de Futebolista do Ano do FC Porto. Jovem português apareceu em palco de forma original.

Serie A: Jamie Vardy bisa e Cremonese surpreende na casa do Bolonha

O Cremonese venceu fora de casa o Bolonha por 3-1 na jornada 13 da Serie A. Jamie Vardy destacou-se com bis.

Tudo aconteceu ao Arouca e o Braga goleou na Primeira Liga: Desde expulsão, auto-golos e chapéu

O Braga goleou fora de casa o Arouca por 4-0 na jornada 12 da Primeira Liga. Jogo contou com vários momentos.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas revela aumento do número de sócios e ainda atira: «É por causa dessa força que o FC Porto continua a incomodar tanta...

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, falou sobre vários temas no discurso inicial da Gala dos Dragões de Ouro.

André Villas-Boas recorda época passada, chegada de Farioli e presente: «Os sinais dados até agora são encorajadores»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, falou sobre vários temas no discurso inicial da Gala dos Dragões de Ouro.

André Villas-Boas recorda Pinto da Costa, Jorge Costa, Diogo Jota e André Silva: «Estas perdas doem»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, recorda com saudades algumas figuras ligadas ao clube que morreram nos últimos meses.