- Advertisement -

De facto, Coimbra tem um toque especial. Desde o tempo dos Lusitano-Romanos, até aos tempos de D. Dinis, da primeira universidade em Portugal, ou até mesmo no que toca à famosa Briosa.

Atenção, que não estou a falar de um clube qualquer. Estou a falar apenas, vejam bem, do clube mais antigo de Portugal e da Península Ibérica. Claro está: no ativo. É fantástico ver que um clube com 131 anos de histórias para contar continua a fazer palpitar o coração de muitos estudantes. Decerto que não estará na melhor etapa da sua história, mas com certeza que também irá reerguer-se. Pelo menos, assim espero.

Já conta com duas Taças de Portugal e dois campeonatos da segunda divisão, mas, infelizmente, neste momento não se situa numa posição muito confortável no segundo escalão: está em penúltimo lugar da tabela classificativa. No entanto, acho que é injusto resumir estas conquistas de uma forma tão simples.

Desde a sua formação, a Briosa contou com 63 participações na Primeira Divisão e com 18 na Segunda
Fonte: Associação Académica de Coimbra – OAF

É, sem dúvida, de realçar o facto de a Académica ter sido a primeira equipa a ganhar a famosa Prova Rainha em Portugal, no ano de 1939. Setenta e três anos depois, o troféu veio de novo para Coimbra, quando a equipa de Pedro Emanuel derrotou o Sporting com um golo solitário. Em 2012/2013, continuou a fazer história, tendo-se qualificado pela primeira vez para a fase de grupos da Liga Europa.

Coimbra já viveu dias mais felizes em relação ao futebol, isso é certo. Mas desengane-se quem acha que, por isso, os estudantes desenredam pé do Estádio Cidade de Coimbra. No passado dia 3 de Novembro, a Académica fez anos e os seus adeptos não deixaram isso em branco no jogo seguinte à data comemorativa. Os festejos de mais um ano da “Velha Senhora” foram celebrados ao minuto 31 com tarjas e canções. Uma delas, como não podia deixar de ser, foi a dos parabéns.

São 131 anos de bola a rolar para os lados de Coimbra. São 131 anos em que guarda-redes voam para defender a baliza da Briosa. São 131 anos cheios de empenho e superação, quer de jogadores, quer de adeptos. São 131 anos de paixão a esta Velha Senhora. E com certeza muitos mais virão.

 

Foto de Capa: Associação Académica de Coimbra – OAF

 

Inês Marques Santos
Inês Marques Santoshttp://www.bolanarede.pt
A Inês é licenciada em Jornalismo. A experiência do Bola na Rede veio juntar duas coisas de que gosta de fazer: escrever e ver futebol. Desde nova que quer entrar no mundo do jornalismo desportivo e espera um dia conseguir marcar o seu lugar no mesmo.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto tem concorrência por jovem promessa do Flamengo: Eis o ponto de situação

O FC Porto fez uma proposta pelo jovem lateral do Flamengo, Daniel Sales. Os dragões têm concirencia do Gotzepe, da Turquia.

Árbitro neerlandês afastado do Mundial 2026 morre aos 38 anos

Rob Dieperink, árbitro neerlandês e oficial internacional de VAR, morreu aos 38 anos. O árbitro foi afastado do Mundial 2026 após investigações.

Barcelona vai ter de voltar a sair do Camp Nou: eis a razão

O Barcelona pediu para atuar na primeira metade de 2027/28 fora do Camp Nou, regressando por alguns meses ao Montjuic.

Hamburgo não desiste de Fábio Vieira: «Tem uma qualidade completamente diferente. Temos mais um lugar livre»

O Hamburgo quer contratar Fábio Vieira ao Arsenal. O médio esteve emprestado aos alemães na temporada passada.

PUB

Mais Artigos Populares

Entre a controvérsia e o reconhecimento: João Pinheiro nos 13 eleitos para o fecho do Mundial 2026

João Pinheiro consta na lista de 13 árbitros que vão dirigir os encontros finais do Mundial 2026. O árbitro português sonha com a final da competição.

Óscar revela que esteve perto de assinar pelo Barcelona: «Tentaram-me contratar para que eu jogasse de graça»

Óscar revelou que esteve muito perto de reforçar o Barcelona em 2022, mas a transferência acabou por falhar devido à permanência de Smauel Umtiti.

Vasco Matos leva 28 jogadores para estágio do Estoril Praia no Algarve: eis os convocados

Vasco Matos chamou 28 jogadores para o estágio de pré-temporada do Estoril Praia, que decorre no Algarve até ao próximo sábado.