📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

De facto, Coimbra tem um toque especial. Desde o tempo dos Lusitano-Romanos, até aos tempos de D. Dinis, da primeira universidade em Portugal, ou até mesmo no que toca à famosa Briosa.

Atenção, que não estou a falar de um clube qualquer. Estou a falar apenas, vejam bem, do clube mais antigo de Portugal e da Península Ibérica. Claro está: no ativo. É fantástico ver que um clube com 131 anos de histórias para contar continua a fazer palpitar o coração de muitos estudantes. Decerto que não estará na melhor etapa da sua história, mas com certeza que também irá reerguer-se. Pelo menos, assim espero.

Já conta com duas Taças de Portugal e dois campeonatos da segunda divisão, mas, infelizmente, neste momento não se situa numa posição muito confortável no segundo escalão: está em penúltimo lugar da tabela classificativa. No entanto, acho que é injusto resumir estas conquistas de uma forma tão simples.

Desde a sua formação, a Briosa contou com 63 participações na Primeira Divisão e com 18 na Segunda
Fonte: Associação Académica de Coimbra – OAF

É, sem dúvida, de realçar o facto de a Académica ter sido a primeira equipa a ganhar a famosa Prova Rainha em Portugal, no ano de 1939. Setenta e três anos depois, o troféu veio de novo para Coimbra, quando a equipa de Pedro Emanuel derrotou o Sporting com um golo solitário. Em 2012/2013, continuou a fazer história, tendo-se qualificado pela primeira vez para a fase de grupos da Liga Europa.

Coimbra já viveu dias mais felizes em relação ao futebol, isso é certo. Mas desengane-se quem acha que, por isso, os estudantes desenredam pé do Estádio Cidade de Coimbra. No passado dia 3 de Novembro, a Académica fez anos e os seus adeptos não deixaram isso em branco no jogo seguinte à data comemorativa. Os festejos de mais um ano da “Velha Senhora” foram celebrados ao minuto 31 com tarjas e canções. Uma delas, como não podia deixar de ser, foi a dos parabéns.

São 131 anos de bola a rolar para os lados de Coimbra. São 131 anos em que guarda-redes voam para defender a baliza da Briosa. São 131 anos cheios de empenho e superação, quer de jogadores, quer de adeptos. São 131 anos de paixão a esta Velha Senhora. E com certeza muitos mais virão.

 

Foto de Capa: Associação Académica de Coimbra – OAF

 

Inês Marques Santos
Inês Marques Santoshttp://www.bolanarede.pt
A Inês é licenciada em Jornalismo. A experiência do Bola na Rede veio juntar duas coisas de que gosta de fazer: escrever e ver futebol. Desde nova que quer entrar no mundo do jornalismo desportivo e espera um dia conseguir marcar o seu lugar no mesmo.

Subscreve!

Artigos Populares

Salário de Tiquinho Soares dificulta saída do Santos

O Santos quer vender o avançado Tiquinho Soares, porém não parecem existir clubes interessados devido ao salário elevado do jogador.

Luís Castro regressa ao Brasil para treinar o Grémio

Luís Castro foi oficializado como novo treinador do Grémio. O técnico português regressa ao Brasil, depois de já ter orientado o Botafogo.

Daniel Ramos eleito o Treinador do Ano da China

No seu primeiro ano no Henan FC, Daniel Ramos foi eleito o Treinador do Ano da China após levar o clube à final da Taça.

Feirense triunfa no terreno do Torreense com golo nos últimos instantes: eis os resultados do dia da Segunda Liga

O Feirense derrotou o Torreense por 3-2, em jogo da jornada 14 da Segunda Liga. Eis os resultados do dia da competição.

PUB

Mais Artigos Populares

João Pedro Sousa antevê o Sporting x AVS SAD: «Admito que não é o adversário ideal»

João Pedro Sousa fez a antevisão do Sporting x AVS SAD, da Primeira Liga. O técnico admitiu que enfrentar os leões não é ideal, nesta altura.

Óscar vai rescindir contrato com o São Paulo e terminar a carreira

Óscar decidiu terminar a carreira no futebol e rescindir contrato com o São Paulo, após ser diagnosticado com síncope vasovagal.

Golo de Gonçalo Guedes não evita nova derrota da Real Sociedad frente ao Girona

A Real Sociedad foi derrotada pelo Girona por 2-1, no jogo de abertura da 16.ª jornada da La Liga. Gonçalo Guedes foi o autor do único golo do clube de San Sebástian.