- Advertisement -

De facto, Coimbra tem um toque especial. Desde o tempo dos Lusitano-Romanos, até aos tempos de D. Dinis, da primeira universidade em Portugal, ou até mesmo no que toca à famosa Briosa.

Atenção, que não estou a falar de um clube qualquer. Estou a falar apenas, vejam bem, do clube mais antigo de Portugal e da Península Ibérica. Claro está: no ativo. É fantástico ver que um clube com 131 anos de histórias para contar continua a fazer palpitar o coração de muitos estudantes. Decerto que não estará na melhor etapa da sua história, mas com certeza que também irá reerguer-se. Pelo menos, assim espero.

Já conta com duas Taças de Portugal e dois campeonatos da segunda divisão, mas, infelizmente, neste momento não se situa numa posição muito confortável no segundo escalão: está em penúltimo lugar da tabela classificativa. No entanto, acho que é injusto resumir estas conquistas de uma forma tão simples.

Desde a sua formação, a Briosa contou com 63 participações na Primeira Divisão e com 18 na Segunda
Fonte: Associação Académica de Coimbra – OAF

É, sem dúvida, de realçar o facto de a Académica ter sido a primeira equipa a ganhar a famosa Prova Rainha em Portugal, no ano de 1939. Setenta e três anos depois, o troféu veio de novo para Coimbra, quando a equipa de Pedro Emanuel derrotou o Sporting com um golo solitário. Em 2012/2013, continuou a fazer história, tendo-se qualificado pela primeira vez para a fase de grupos da Liga Europa.

Coimbra já viveu dias mais felizes em relação ao futebol, isso é certo. Mas desengane-se quem acha que, por isso, os estudantes desenredam pé do Estádio Cidade de Coimbra. No passado dia 3 de Novembro, a Académica fez anos e os seus adeptos não deixaram isso em branco no jogo seguinte à data comemorativa. Os festejos de mais um ano da “Velha Senhora” foram celebrados ao minuto 31 com tarjas e canções. Uma delas, como não podia deixar de ser, foi a dos parabéns.

São 131 anos de bola a rolar para os lados de Coimbra. São 131 anos em que guarda-redes voam para defender a baliza da Briosa. São 131 anos cheios de empenho e superação, quer de jogadores, quer de adeptos. São 131 anos de paixão a esta Velha Senhora. E com certeza muitos mais virão.

 

Foto de Capa: Associação Académica de Coimbra – OAF

 

Inês Marques Santos
Inês Marques Santoshttp://www.bolanarede.pt
A Inês é licenciada em Jornalismo. A experiência do Bola na Rede veio juntar duas coisas de que gosta de fazer: escrever e ver futebol. Desde nova que quer entrar no mundo do jornalismo desportivo e espera um dia conseguir marcar o seu lugar no mesmo.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Merino, o maior hater das ex’s de Roberto Martínez – Diário do Mundial 2026 #29

A Espanha está nas meias-finais do Mundial 2026 e voltou a ver tudo decidido por Mikel Merino. Depois de Portugal, a Bélgica é a nova vítima.

FC Porto: ‘caso Iván Jaime’ perto de ser resolvido

Iván Jaime não entra nos planos do FC Porto para a próxima temporada. O espanhol deve manter-se na MLS.

Benfica já chegou ao Algarve para realizar o estágio de pré-temporada

O plantel do Benfica já chegou ao Algarve, onde vai realizar um estágio de pré-temporada durante os próximos dias.

Sporting: só há uma oferta por Francisco Trincão (e muitos milhões a caminho)

O Al Ahli foi o único emblema a realizar uma sondagem por Francisco Trincão. O médio ofensivo deve abandonar o Sporting em breve.

PUB

Mais Artigos Populares

Está a gerar muita polémica: final do Mundial 2030 com alta probabilidade de ser em Marrocos

Portugal vai participar na organização do Mundial 2030. A final da prova vai realizar-se provavelmente em Marrocos.

Mikel Merino volta a ser herói ao cair do pano e Espanha faz com a Bélgica o que já fez com Portugal para chegar...

Mikel Merino voltou a brilhar na vitória da Espanha. Roja elimina a Bélgica e está nas meias-finais do Mundial 2026.

Defesa deixa o Sporting e assina com o Lecce

Cristiano Palamarchuk deixou de ser jogador do Sporting. O defesa central assinou um contrato com o Lecce, emblema da Serie A.