A corrida pela permanência

A luta pela permanência tem sido renhida entre os vários clubes que se encontram no fundo da tabela. Aliás, como tem sido norma no campeonato português.

CD Feirense, CD Tondela, GD Chaves, Vitória FC e até Boavista FC, CD Nacional, CD Aves e CS Marítimo estão no limbo da descida de divisão do principal escalão do futebol português. Os cinco últimos encontram-se acima da linha de água, mas a margem de manobra é mesmo muito curta e, neste momento, qualquer deslize pode ser decisivo nesta corrida pela manutenção. Vou, então, analisar caso a caso de forma a perceber quais as circunstâncias para cada clube e quais as previsões para o desfecho da época 2018/2019.

O Tondela vinha do seu pior ciclo esta época, com três derrotas consecutivas (Moreirense FC, FC Porto e CD Nacional), que, inclusive, já suscitaram alguns protestos dos seus adeptos. No último jogo, contra o Vitória FC, já conseguiu um empate a zeros, mas, ainda assim, o panorama é muito negro para a equipa de Pepa.

O Tondela é uma equipa que costuma marcar golos e que se destaca neste nível perante os seus adversários diretos, sobretudo quando joga fora dos seus redutos. Inclusive, até esta última jornada para o campeonato era a única equipa do campeonato que nunca tinha acabado um jogo com um empate a zeros. As fragilidades encontram-se, essencialmente, na capacidade de contenção de um jogo mais direto por parte do adversário e também alguma passividade na abordagem aos lances de perigo dentro do seu meio-campo que muitas das vezes resultam em golos completamente escusados.

Os próximos encontros vão ser cruciais para a equipa de Pepa, que vai defrontar o Feirense (um dos seus rivais diretos) e o primeiro classificado da Primeira Liga – SL Benfica. No primeiro jogo que nomeei, o Tondela vê então aqui uma excelente oportunidade para ganhar vantagem perante um dos seus adversários diretos. Resta-nos esperar e ver se cumpre.

Pepa esperará, na próxima jornada, sentir o sabor da vitória frente ao quase despromovido CD Feirense
Fonte: CD Tondela

Em relação ao Chaves, o que posso dizer em relação à sua situação é que se prende muito pelo facto de ser uma equipa muito pouco eficaz a concretizar as jogadas que cria na área adversária.

Até porque, na verdade, é uma equipa que apresenta uma boa consistência defensiva. Já ofensivamente, não podemos dizer o mesmo. Falta, na minha opinião, alguma eficiência no último terço. O futebol do Chaves não encanta, mas a verdade é que tem sido mais positivo do que propriamente os resultados obtidos. Mas, como se costuma dizer, quem não marca sofre golos e tem sido mesmo essa a sina dos “flavienses”.

É um clube que também já vai no terceiro treinador só esta época, pelo que podemos concluir que a estabilidade não impera para os lados de Trás-os-Montes e Alto Douro. Como é bem-sabido, a instabilidade paga-se caro no futebol e vamos ver no que dá mais uma mudança no comando técnico do clube. Eu, pessoalmente, acho precipitada esta saída de Tiago Fernandes.

Inês Marques Santos
Inês Marques Santoshttp://www.bolanarede.pt
A Inês é licenciada em Jornalismo. A experiência do Bola na Rede veio juntar duas coisas de que gosta de fazer: escrever e ver futebol. Desde nova que quer entrar no mundo do jornalismo desportivo e espera um dia conseguir marcar o seu lugar no mesmo.

Subscreve!

Artigos Populares

Gonçalo Ramos iguala marca histórica de Kylian Mbappé no PSG

Gonçalo Ramos marcou o quarto golo do PSG frente à Atalanta na Champions League. Avançado português igualou Kylian Mbappé em registo.

Otamendi após derrota do Benfica na Champions League: «Em breve chegará o nosso momento»

Nico Otamendi deixou mensagem nas redes sociais. Capitão do Benfica fala em «trabalhar melhor» e «continuar a tentar».

Sporting inicia campanha na Champions League contra o Kairat: Eis os onzes prováveis

O Sporting mede forças esta noite com o Kairat Almaty no arranque da Champions League 2025/26. Fica com os onzes prováveis.

Libertadores: Palmeiras de Abel Ferreira vence em casa do River Plate e aproxima-se das “meias”

O Palmeiras venceu esta madrugada o River Plate por 2-1 na primeira mão dos quartos de final da Taça Libertadores. Abel Ferreira reagiu.

PUB

Mais Artigos Populares

O legado de Bruno Lage no Benfica

Bruno Lage deixa um legado de controvérsias de situações que têm tanto de caricatas, como de insólitas, como de vergonhosas.

O fim desastroso de Bruno Lage no Benfica

Mais grave ainda foi a forma como Bruno Lage não soube controlar o grupo e separar-se do ruído exterior

Benfica: Eis 3 elementos que José Mourinho traz para a equipa técnica

José Mourinho vai ser o próximo treinador do Benfica. João Tralhão, Pedro Machado e António Dias continuam com o técnico.