A corrida pela permanência

- Advertisement -

A luta pela permanência tem sido renhida entre os vários clubes que se encontram no fundo da tabela. Aliás, como tem sido norma no campeonato português.

CD Feirense, CD Tondela, GD Chaves, Vitória FC e até Boavista FC, CD Nacional, CD Aves e CS Marítimo estão no limbo da descida de divisão do principal escalão do futebol português. Os cinco últimos encontram-se acima da linha de água, mas a margem de manobra é mesmo muito curta e, neste momento, qualquer deslize pode ser decisivo nesta corrida pela manutenção. Vou, então, analisar caso a caso de forma a perceber quais as circunstâncias para cada clube e quais as previsões para o desfecho da época 2018/2019.

O Tondela vinha do seu pior ciclo esta época, com três derrotas consecutivas (Moreirense FC, FC Porto e CD Nacional), que, inclusive, já suscitaram alguns protestos dos seus adeptos. No último jogo, contra o Vitória FC, já conseguiu um empate a zeros, mas, ainda assim, o panorama é muito negro para a equipa de Pepa.

O Tondela é uma equipa que costuma marcar golos e que se destaca neste nível perante os seus adversários diretos, sobretudo quando joga fora dos seus redutos. Inclusive, até esta última jornada para o campeonato era a única equipa do campeonato que nunca tinha acabado um jogo com um empate a zeros. As fragilidades encontram-se, essencialmente, na capacidade de contenção de um jogo mais direto por parte do adversário e também alguma passividade na abordagem aos lances de perigo dentro do seu meio-campo que muitas das vezes resultam em golos completamente escusados.

Os próximos encontros vão ser cruciais para a equipa de Pepa, que vai defrontar o Feirense (um dos seus rivais diretos) e o primeiro classificado da Primeira Liga – SL Benfica. No primeiro jogo que nomeei, o Tondela vê então aqui uma excelente oportunidade para ganhar vantagem perante um dos seus adversários diretos. Resta-nos esperar e ver se cumpre.

Pepa esperará, na próxima jornada, sentir o sabor da vitória frente ao quase despromovido CD Feirense
Fonte: CD Tondela

Em relação ao Chaves, o que posso dizer em relação à sua situação é que se prende muito pelo facto de ser uma equipa muito pouco eficaz a concretizar as jogadas que cria na área adversária.

Até porque, na verdade, é uma equipa que apresenta uma boa consistência defensiva. Já ofensivamente, não podemos dizer o mesmo. Falta, na minha opinião, alguma eficiência no último terço. O futebol do Chaves não encanta, mas a verdade é que tem sido mais positivo do que propriamente os resultados obtidos. Mas, como se costuma dizer, quem não marca sofre golos e tem sido mesmo essa a sina dos “flavienses”.

É um clube que também já vai no terceiro treinador só esta época, pelo que podemos concluir que a estabilidade não impera para os lados de Trás-os-Montes e Alto Douro. Como é bem-sabido, a instabilidade paga-se caro no futebol e vamos ver no que dá mais uma mudança no comando técnico do clube. Eu, pessoalmente, acho precipitada esta saída de Tiago Fernandes.

Inês Marques Santos
Inês Marques Santoshttp://www.bolanarede.pt
A Inês é licenciada em Jornalismo. A experiência do Bola na Rede veio juntar duas coisas de que gosta de fazer: escrever e ver futebol. Desde nova que quer entrar no mundo do jornalismo desportivo e espera um dia conseguir marcar o seu lugar no mesmo.

Subscreve!

Artigos Populares

Erling Haaland para Bernardo Silva: «Vemo-nos nas meias-finais»

Erling Haaland comentou a publicação do Real Madrid, em que oficializou Bernardo Silva. «Vemo-nos nas meias-finais».

Ronaldo Nazário rendido a Lionel Messi: «É o melhor jogador de todos os tempos»

Ronaldo Nazário diz que Lionel Messi é o «melhor jogador de todos os tempos». Vários elogios para o internacional argentino.

Luis Díaz após brilhar no Mundial 2026: «Desde o aquecimento que senti que algo especial iria acontecer»

Luis Díaz fez a análise à vitória da Colômbia frente ao Uzbequistão. Avançado do Bayern Munique foi eleito o homem do jogo.

Marc Cucurella fala sobre influência de José Mourinho na sua ida para o Real Madrid: «Disse-me que tinha muita vontade de trabalhar comigo, que...

O internacional espanhol Marc Cucurella assinou pelo Real Madrid. O lateral esquerdo destacou a enorme importância de José Mourinho.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting: Extremo de 18 anos do Chelsea referenciado para substituir Souleymane Faye

O Sporting quer contratar o jovem Jesse Derry ao Chelsea. O extremo inglês pode substituir Souleymane Faye na próxima época.

Leipzig demite Ole Werner e prepara chegada de Martín Demichelis

O Leipzig decidiu dispensar Ole Werner apesar de uma época de sucesso, com Martín Demichelis já identificado como substituto.

Giovanni van Bronckhorst regressa ao comando do Feyenoord sete anos depois

Giovanni van Bronckhorst, regressa ao comando técnico do Feyenoord, após sete anos, e assina contrato por duas épocas.