A despedida do salvador boliviano

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Erwin Sánchez abandonou oficialmente o comando técnico do Boavista. A sua rescisão do contrato surgiu de forma inesperada para uns, mas para outros foi apenas um desfecho previsível.

Na reta final da época 2015/2016, Miguel Leal surgia como provável sucessor do técnico boliviano, porém, Sánchez viria mesmo a permanecer enquanto comandante das panteras na presente temporada, fruto de uma merecida manutenção.

Ora, se recuarmos precisamente um ano, o Boavista sob as ordens de Petit tinha amealhado 8 pontos na Liga NOS, com duas vitórias, dois empates e três derrotas. Atualmente, o Boavista é 12º classificado e obteve exatissimamente os mesmos resultados, ainda que praticando um futebol mais vistoso e com melhor matéria-prima.

A questão da precocidade assume aqui um papel de relevo. Ao contrário de Petit, que manteve as suas funções até finais de novembro, Sánchez pagou caro uma eliminação caseira frente ao Belenenses a contar para a Taça CTT, numa partida paupérrima de ambas as equipas.

Miguel Leal, substituto de Sánchez, já orientou a sessão de treino desta terça-feira Fonte: Boavista FC
Miguel Leal, substituto de Sánchez, já orientou a sessão de treino desta terça-feira
Fonte: Boavista FC

O objetivo primário para a temporada 2016/2017 continua a ser a manutenção e, na verdade, os axadrezados têm dado passos para o almejar, apesar de algumas exibições menos conseguidas.

Afinal, em que é que pecou Sánchez? Comecemos pela tática. Não sendo o 4-2-3-1 uma má ou descabida aposta, a verdade é que um sistema de 4-4-2 assentaria melhor na formação do Bessa, utilizando um formato de losango a meio campo e colocando dois elementos na frente de ataque: um ponta-de-lança fixo e um capaz de conferir uma maior mobilidade na manobra ofensiva. Em acréscimo, alguma indolência, ingenuidade, ausência de garra e o facto de não fazer uma leitura assertiva de determinadas situações do jogo contribuíram seguramente para a quebra do vínculo que manteria até maio de 2017.

O novo timoneiro da equipa, Miguel Leal, tem no currículo uma subida à Primeira Liga com o Penafiel e a estabilização do Moreirense em duas épocas consecutivas. O técnico natural de Marco de Canaveses tem agora a oportunidade de rentabilizar ao máximo os recursos colocados à sua disposição e parte com a vantagem de já conhecer dois dos jogadores do Boavista – Fábio Espinho e Iuri Medeiros – com quem trabalhou no Moreirense.

Foto de capa: Boavista FC

Daniel Dantas
Daniel Dantashttp://www.bolanarede.pt
O Daniel tem 21 anos, é natural de Vila Nova de Gaia e, a par da música, do cinema e da literatura, o desporto é uma das suas paixões.                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristián Romero oficializado como reforço do Atlético de Madrid

O Atlético de Madrid anunciou a chegada de Cristián Romero. O defesa-central argentino deixou o Tottenham e assinou contrato até 2031.

Imprensa espanhola garante: Sporting apresentou proposta de 12 milhões de euros por jovem do Atlético Madrid

Segundo o Fichajes, o Sporting ofereceu 12 milhões de euros ao Atlético Madrid pelo médio mexicano de 21 anos, Obed Vargas.

Dragões procuram manter o registo vitorioso: Eis os onzes prováveis para o Rio Ave x FC Porto

A partir das 20h30 deste sábado, o Rio Ave recebe o FC Porto num encontro da segunda jornada da Primeira Liga.

De malas aviadas: Rodrigo Mora ainda integra convocatória do FC Porto para a visita ao Rio Ave

Numa altura em que AS Roma e Galatasaray competem pela contratação de Rodrigo Mora, o jovem ainda entra nas contas de Francesco Farioli.

PUB

Mais Artigos Populares

NSN retira-se da Volta a Portugal na sequência do acidente fatal de Finlay Tarling

Após a morte de Finlay Tarling, a NSN Developlment Team decidiu não participar nas últimas duas da Volta a Portugal.

Santiago Giménez com um pé no FC Porto: Dragões aguardam por luz verde do AC Milan

Matteo Moretto revela que o FC Porto está muito perto de garantir o empréstimo de Santiago Giménez, faltando apenas a aprovação final do AC Milan.

Flávio Gonçalves e a estreia a marcar pelo Sporting: «Sensação inexplicável. Mas o mais importante é sermos campeões»

Flávio Gonçalves marcou o seu primeiro golo pela equipa principal do Sporting. Leões derrotaram o Vitória SC por 3-2.