O alargamento da Liga Portuguesa para 18 clubes foi aprovado, em circunstâncias muito polémicas de que todos certamente se lembrarão, por maioria, pelos clubes em 2013 e foi implementado na época 2014/2015, tendo uma das vagas sido ocupada pelo Boavista FC.

A discussão não é de agora e tem vindo a ser debatida ao longo dos anos: será viável termos actualmente um campeonato português disputado por 18 equipas? E que balanço fazemos hoje desse alargamento?

Antes de mais, há que realçar um ponto prévio: a Liga Portuguesa sempre padeceu da falta de conhecimento e de profissionalismo da grande maioria dos dirigentes que estão à frente não só dos vários clubes, mas também das instituições que “mandam” no futebol português.  Há uma enorme carência em verdadeiros gestores desportivos, como os há na Inglaterra e na Alemanha, com capacidade e competência para gerir clubes e instituições e principalmente as avultadas receitas que o futebol gera.

Em vez disso, temos muitas vezes em lugares de direcção ou decisão indivíduos que mal sabem ler e escrever. Esta realidade explica que naquele ano de 2013 viesse a ser tomada uma medida que muito impactou o nosso futebol, sem sequer estar alicerçada nalgum estudo que demonstrasse que o campeonato tornar-se-ia mais dinâmico e competitivo.

Chegados aos dias de hoje, que balanço fazemos desse alargamento?

Não melhorou a média de competitividade da liga portuguesa (haver mais jogos não significa maior competitividade e, por conseguinte, mais qualidade). Não resolveu o problema da carência de jogadores portugueses na prova (pois, caso contrário, aí é que Taça da Liga deixaria de ter a pouca justificação que ainda tem). E não melhorou a situação financeira dos clubes, sobretudo dos mais pequenos. É que estes quando foram “aliciados” a votar favoravelmente esse alargamento apenas olharam para o lado da receita e negligenciaram o problema da despesa.

Depois há o óbvio. Um país com 10 milhões de habitantes concentrados nos grandes centros urbanos do litoral do país, em que cerca de 90% é adepto de um dos Três Grandes, não se compadece com um campeonato megalómano com tantas equipas, à semelhança de países com populações cinco vezes maiores que a de Portugal. Aliado a este factor, é o facto de os estádios estão cada vez mais vazios: apenas 5 clubes registam, na corrente época, médias de assistência superiores a 10.000 espectadores.

Por outro lado, creio que se agravou ainda mais o “fosso” que existe entre os Três Grandes e os restantes, tanto a nível competitivo, como também a nível económico. É que o “grosso” das receitas destina-se ao espectro dos Três Grandes enquanto os restantes clubes repartem entre si o resto. Ora, a redução do número de clubes poderia reajustar uma melhor distribuição destas receitas.

Os confrontos entre os grandes são, de longe, os jogos com maior assistência
Fonte: Liga Portugal

Quanto à competitividade da nossa Liga, e não querendo insinuar qualquer nexo de causalidade, desde o alargamento, as equipas portuguesas passaram a ter, com regularidade, resultados menos positivos nas competições europeias. Nunca mais tivemos, sequer, semifinalistas nessas competições ao contrário do que aconteceu em épocas em que a Liga apenas era disputada por 16 equipas. Por exemplo, na época 2010-2011, houve 3 semifinalistas portugueses na Liga Europa. No actual modelo, verificamos que em média o clube campeão conquista, em média, 84% dos pontos em disputa, mas, em contraposição, são escassas as vezes em que os clubes que disputam competições europeias conseguem passar a fases mais decisivas das mesmas.

Por outro lado, a menor distribuição de receitas pelos clubes traduz-se em plantéis mais fracos e, por conseguinte, em partidas menos atractivas para os espectadores.

Urge, pois, ajustar esta competição à real dimensão do nosso país, começando por reduzir o número de equipas no principal escalão e extinguido, de vez, a Taça da Liga.

Foto de Capa: Liga Portugal

artigo revisto por: Ana Ferreira

Pedro Miguel Martins
Pedro Miguel Martinshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é licenciado em Direito e é advogado com prática no Direito do Desporto. Oriundo do Bairro de Alvalade, em Lisboa, é um fervoroso amante do Sporting CP, embora também tenha um carinho especial pelo Ericeirense. Adora assistir jogos de futebol pela Europa. Sonha em conhecer os grandes palcos do futebol sul-americano.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Costa explica contratação de José Mourinho: «Foi um privilégio enorme perceber de imediato que o mister Mourinho tinha vontade de treinar o Benfica»

José Mourinho foi apresentado como novo treinador do Benfica. Rui Costa também falou na apresentação do técnico, de regresso à Luz.

José Mourinho em conferência de imprensa: «Estou aqui para servir e fazer o Benfica ganhar»

José Mourinho foi apresentado como novo treinador do Benfica. Técnico regressa às águias 25 anos depois de ter orientado o clube.

José Mourinho: «Vou viver para o Benfica e para a minha missão»

José Mourinho foi apresentado como novo treinador do Benfica. Técnico regressa às águias 25 anos depois de ter orientado o clube.

Rui Costa: «É uma honra, privilégio e orgulho ter José Mourinho como treinador do Benfica»

José Mourinho foi apresentado como novo treinador do Benfica. Rui Costa também falou na apresentação do técnico, de regresso à Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica oficializa José Mourinho como novo treinador

O Benfica já oficializou José Mourinho como novo treinador. Técnico chega às águias para uma segunda passagem pelo clube encarnado.

Eis a hora a que José Mourinho vai ser apresentado como novo treinador do Benfica

José Mourinho vai ser apresentado como novo treinador do Benfica esta tarde. Conferência de imprensa agendada para as 15h.

Pedro Gonçalves define objetivos do Sporting na Champions League e garante: «Sentimos que podemos ganhar a qualquer equipa»

Pedro Gonçalves concedeu uma entrevista ao jornal Sporting. Internacional português tem estado em destaque no arranque da época e mostrou-se feliz no Sporting.