Álcool nos estádios: Um passo que pode encher bancadas

- Advertisement -

Na passada semana ganhou destaque a discussão sobre o regresso da venda de bebidas de baixo teor alcoólico nos estádios de Portugal e ainda bem que este tema chegou, finalmente, à praça pública. Aos anos que há um problema de assistências nos estádios – com apenas cinco (!) clubes da Primeira Liga a conseguirem passar a média de 10 mil espectadores nas bancadas na época 2017/18 – e o regresso da cerveja aos palcos do futebol nacional pode mesmo ser o tónico que falta para os adeptos acudirem às bancadas.

Numa altura em que os clubes pequenos sofrem de grandes dificuldades para chamar público aos estádios e para tirar do sofá o comum-adepto que fica em casa a ver os jogos na televisão, é essencial oferecer ao público aquilo que mais procura consumir quando assiste a um jogo de futebol e pode mesmo ser a peça que falta para aumentar as assistências nas bancadas porque, mais acessível que conseguir criar uma equipa de qualidade e a praticar bom futebol, os clubes podem oferecer uma experiência de jogo que divirta e envolva as gentes locais, algo que o futebol português atual, com todas as suas restrições, acaba por não conseguir fazer.

A diretora executiva da Liga Portugal, Helena Pires, teve uma afirmação curiosa mas cheia de razão, referindo que a mentalidade portuguesa é de “tremoço e cerveja” e, realmente, o comum adepto de futebol em Portugal é muito levado pela festa que envolva cerveja e petiscos, pelo que não é de surpreender que muitos deles prefiram ficar encostados ao balcão de uma tasca em vez de perderem várias horas ao frio, à chuva, no trânsito e tudo por causa de um jogo de futebol que não oferece nada a não ser 90 minutos de uma partida que pode nem ser agradável de se assistir.

Quer se queira, quer não, o convívio entre adeptos é feito geralmente com uma bebida de eleição: a cerveja. Cortar esse elemento fundamental do espetáculo do futebol é fazer com que haja menos motivos para ir ao estádio e cortar na satisfação do público, aumentando exponencialmente as bancadas vazias e a falta do elemento mais importante para um clube: o adepto.

Bancadas vazias têm sido uma imagem comum no futebol português
Fonte: FC Arouca

O leitor já se deve estar a questionar: “mas João, então e a segurança?”. Apesar de ser uma questão importante, garantir a venda de cerveja nos recintos de jogo pode permitir um maior controlo das forças de segurança, que conseguem, desde cedo, manter os adeptos controlados em vez de ter de lidar com público embriagado e resmungão a chegar em cima da hora à entrada para as bancadas, conseguindo escoar mais facilmente o público e evitando os vários casos de atrasos na entrada que os adeptos visitantes têm sentido esta temporada.

Além disso, se a proibição da venda de álcool tivesse um papel fundamental na segurança, então o futebol português seria tranquilo e nunca existiriam escaramuças entre adeptos, coisa que é, infelizmente, abundante por cá.

Para que o futebol português seja uma festa que encha bancadas, é preciso oferecer aos adeptos aquilo que mais procuram durante um convívio: cerveja. Sem isso, de que vale sair de casa?

 

Foto de Capa: Bola na Rede

João Reis
João Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde de 1993 que a cor que lhe corre nas veias é vermelha e branca! Quando era mais novo, chegou a jogar no clube rival de Lisboa, mas nunca escondeu que o seu grande amor era o Glorioso. Tem uma enorme admiração pelo Liverpool FC. Gostava de um dia ir a Anfield Road e cantar bem alto a canção que imortalizou os Gerry & The Pacemakers: "You'll Never Walk Alone!" A dar os primeiros passos como treinador de futebol, o seu maior sonho é treinar o clube de coração e alma, o Sport Lisboa e Benfica.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Braga supera Áustria Viena e garante presença na fase de liga da Conference League

O Braga está na fase de liga da Conference League. Arsenalistas superaram o Áustria Viena a duas mãos e garantem objetivo.

Marco Silva: «Sabíamos que éramos favoritos a estar na fase de liga da Europa League, mas uma coisa é ser favorito e outra é...

Marco Silva reagiu ao Aarhus x Benfica. Águias ganharam novamente por 3-1 e apuraram-se para a fase de liga da Europa League.

Gianluca Prestianni após bis pelo Benfica: «Tenho as coisas muito claras do que quero fazer»

Gianluca Prestianni reagiu ao Aarhus x Benfica. Águias ganharam novamente por 3-1 e apuraram-se para a fase de liga da Europa League.

Benfica confirma presença na fase de liga da Europa League após bis de Gianluca Prestianni

O Benfica vai estar na fase de liga da Europa League. Águias voltaram a vencer o Aarhus por 3-1 e garantiram a qualificação.

PUB

Mais Artigos Populares

Manuel Tulipa elimina Filipe Coelho e vai estar na Europa League

O Ararat Arménia de Manuel Tulipa vai jogar na Europa League, após eliminar o Universitatea Craiova de Filipe Coelho no playoff.

FC Porto realiza novo treino: Há boa notícia e regresso especial ao Olival

Martim Fernandes evoluiu para treino integrado condicionado. Ex-FC Porto Luuk de Jong fez uma visita ao Olival.

Henrique Rocha e Frederico Silva eliminados no US Open

Henrique Rocha e Frederico Silva caíram na segunda ronda da fase de qualificação do US Open. Passaram Lloyd Harris e Jurij Rodionov.