Boxing Day: A aplicação em Portugal e o potencial não aproveitado

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Desde sempre que estamos habituados a que durante a época natalícia o futebol português tenha uma paragem, paragem na qual nos resta desfrutar do futebol de outras ligas europeias, com principal destaque para a liga inglesa. Estamos nós na “ressaca” do Natal, quando no dia 26, o Boxing Day, já se joga em terras de sua majestade. Os jogos à tarde e ao final da manhã, os estádios cheios, e uma fase do campeonato em que as equipas se vêm obrigadas a jogar praticamente de três em três dias. Enquanto tudo isto acontece, por norma, o nosso futebol encontra-se de férias.

Será que faz sentido? Não faria mais sentido aproveitar esta fase em que existem mais pessoas de férias e em que muitos emigrantes voltam ao país para passar a quadra natalícia para realizar mais jogos e poder ter assim mais assistências nos estádios? Esta época observamos que algo já está a ser feito nesse sentido, mas talvez não da forma mais correta. A marcação de duas jornadas da Taça da Liga para esta fase da época acabam por preencher a tradicional pausa do nosso futebol, mas sendo esta a competição nacional com menor prestígio e sendo os jogos disputados em horários noturnos, acabam por não resultar da melhor forma.

Fonte: redcafe.net
Fonte: redcafe.net

O que vimos na jornada desta semana foram alguns jogos com os estádios com muito pouco público. Sendo os jogos marcados em datas mais próximas do dia de Natal e do dia de Ano novo, com horários diurnos e sendo estes jogos da primeira liga (como serão na jornada disputada dia 3 de janeiro), certamente despertaria um interesse maior nos adeptos, e ver-se-iam certamente mais famílias a ir ao futebol.

Além desta fase da época, a liga ganharia muito mais em apostar em horários diurnos do que em horários noturnos. Libertar o horário de domingo a meio da tarde, de forma a não retirar publico aos campeonatos não profissionais, mas apostar no restante horário para que o público português volte a criar o habito de ir mais vezes ao estádio, e que volte a ser (como já foi), a rotina habitual de “domingo à tarde”. Sendo Portugal um país que vive o futebol de forma intensa, onde a toda a hora se discute e analisa futebol, não faz sentido que depois, na “hora da verdade”, grande parte dos estádios tenham uma quantidade de espetadores tão reduzida.

O potencial existe, basta tomar as opções certas e pensar mais no futuro do nosso futebol, em detrimento de ceder apenas às exigências das estações televisivas. Só assim se poderá aproveitar todo o potencial que o futebol do país campeão europeu possui.

Foto de capa: bleacherreport.com

David Vinagreiro
David Vinagreirohttp://www.bolanarede.pt
O David é um apaixonado pelo futebol desde criança, o que o levou a seguir o estudo do desporto por via académica com o sonho de se tornar treinador. Paralelamente, sempre teve gosto pela leitura e pela escrita, pelo que juntar o prazer da escrita com a paixão pelo futebol acabou por ser um processo natural.                                                                                                                                                 O David escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Alvo do Benfica e do FC Porto soma novos interessados na Suíça e na Premier League

Abubacarr Sedi Kinteh tem cada vez mais interessados. Recorde-se que o defesa é alvo do Benfica e do FC Porto.

Benfica: PSG acumula relatórios sobre Anísio Cabral

O PSG está interessado em Anísio Cabral e acumula relatórios sobre o mesmo. Jovem avançado leva dois golos em três jogos pelo Benfica.

Roberto De Zerbi já tem interessados depois de deixar o Marselha e é considerado por 2 gigantes da Premier League

Roberto De Zerbi pode voltar à Premier League depois da saída do Marselha. Manchester City e Manchester United de olho no inglês.

FC Porto tem princípio de acordo para emprestar Tomás Pérez: eis a situação

Tomás Pérez pode ser emprestado pelo FC Porto ao Atlético Mineiro. Dragões alcançam princípio de acordo com o clube brasileiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Thomas Frank despedido do Tottenham depois de não vencer qualquer jogo da Premier League em 2026

Thomas Frank foi despedido do Tottenham. Decisão foi tomada pela hierarquia dos spurs e já foi oficializada pelo clube.

Eis o inacreditável falhanço de baliza aberta de Cole Palmer nos descontos no empate do Chelsea contra o Leeds United

Cole Palmer falhou um lance de baliza aberta. Golo do inglês teria permitido ao Chelsea evitar tropeço contra o Leeds United.

Há mais um jogador do Real Madrid descontente com Álvaro Arbeloa e em conflito com o treinador

Álvaro Arbeloa não tem uma missão fácil nas mãos e tem mais um conflito no plantel. David Alaba está descontente com falta de minutos.