📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

Uma das notícias que marcou a última pausa para as datas FIFA foi a saída de César Peixoto do comando técnico da Académica OAF. Com o clube da cidade dos Estudantes a ocupar a 15ª posição da Segunda Liga com apenas nove pontos conquistados, o antigo jogador demitiu-se do cargo de treinador da Académica, naquela que seria apenas a segunda experiência como treinador, depois de ter deixado impressões positivas na época passada ao serviço do Varzim SC.

Desde que desceu de divisão na temporada 2015/2016, a Académica sempre tem sido dada como um crónico candidato à subida para a Primeira Liga, mas a verdade é que o emblema academista tem mostrado que não possui um projecto sólido e sustentável que faça o clube crescer e regressar ao convívio entre os grandes do futebol português.

Esta espiral descendente começou quando a Briosa ficou em último lugar no campeonato de 2015/2016, com a despromoção à Segunda Liga a levar o então presidente José Eduardo Simões a apresentar a demissão, sendo substituído por Paulo Almeida. No entanto, Paulo Almeida não chegaria a durar uma época completa no clube, demitindo-se durante a temporada seguinte, dando o lugar a Pedro Roxo.

João Carlos Pereira, sucessor de César Peixoto no comando técnico dos Capa e Batina, é o oitavo treinador da Académica na presidência do engenheiro de 39 anos. Pedro Roxo foi eleito quando o clube era orientado por Costinha, seguindo-se três treinadores na época seguinte: Ivo Vieira, Ricardo Soares e Quim Machado. Na época passada, a equipa esteve nas mãos de Carlos Pinto e de João Alves.

César Peixoto não conseguiu impor as suas ideias na Briosa
Fonte: Académica OAF

O técnico luso-angolano de 54 anos, já tinha passado pela Briosa na temporada 2003/2004, passando também por clubes como o CD Nacional, Moreirense FC, Estoril Praia SAD e o CF “Os Belenenses”. Passou ainda por países como o Chipre e a Suíça, tendo nos últimos anos sido o Coordenador geral da Aspire Academy no Catar. No entanto, até que ponto é que esta espiral de cabeças rolantes que tem circulado no clube poderá prejudicar o seu trabalho?

Nas últimas seis temporadas, a de 2016/2017 foi a única em que a Académica não mudou de treinador a meio da época, sendo o espelho de uma instituição histórica, mas que não demonstra qualquer estabilidade nos dias de hoje. E as muitas alterações feitas no plantel no último defeso também dificultam a implementação de ideias, de maneira que não se espera um percurso fácil de João Carlos Pereira no regresso à cidade dos Estudantes.

A ideia que eu tenho, é que Pedro Roxo é um presidente que tem olho para treinadores, mas que não tem capacidade para criar condições que lhes permitam desenvolver e sustentabilizar o seu trabalho, não conseguindo criar um contexto que favoreça a equipa. Este clima de instabilidade que reina na Briosa já paira há alguns anos e a tendência, é que não recupere tão cedo.

Foto de Capa: Académica OAF

artigo revisto por: Ana Ferreira

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Thiago Silva justifica saída do Fluminense e responde às críticas: «Agumas coisas foram ditas e tiradas do contexto por algumas mentes maldosas»

Thiago Silva recorreu às redes sociais para falar da saída do Fluminense. Defesa respondeu às críticas e explicou decisão.

Kylian Mbappé iguala recorde de Cristiano Ronaldo e celebra como o português: «O melhor da história do Real Madrid e uma referência para o...

Kylian Mbappé chegou aos 59 golos em 2025, um número que iguala o melhor registo de Cristiano Ronaldo no Real Madrid. Avançado reagiu.

Martín Anselmi é o favorito na lista de 7 candidatos a assumir o Botafogo

Martín Anselmi está na lista do Botafogo para render Davide Ancelotti. Antigo treinador do FC Porto mais próximo de regressar ao trabalho.

Boston Celtics somam 2ª vitória consecutiva na NBA em mais uma exibição de destaque de Neemias Queta

Os Boston Celtics venceram os Toronto Raptors na NBA. Segunda vitória consecutiva da franquia contou com boa exibição de Neemias Queta.

PUB

Mais Artigos Populares

Vasco Matos critica calendário da Primeira Liga: «Sentimo-nos bastante prejudicados, mas isso tem ser o nosso combustível»

O técnico do Santa Clara mostrou desagrado com a sobrecarga de jogos mas referiu que estes fatores devem ser utilizados como motivação.

Novidades na CAN: Competição passará a ser jogada de quatro em quatro anos

A Confederação Africana de Futebol anunciou, este sábado, que a CAN será jogada a cada quatro anos e a criação da Liga das Nações Africana.

Samuel Dahl atinge a marca dos 50 jogos ao serviço do Benfica

O defesa-lateral sueco cumpriu o jogo 50 com a camisola do Benfica nos oitavos-de-final da Taça de Portugal frente ao Farense.