📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

Uma das notícias que marcou a última pausa para as datas FIFA foi a saída de César Peixoto do comando técnico da Académica OAF. Com o clube da cidade dos Estudantes a ocupar a 15ª posição da Segunda Liga com apenas nove pontos conquistados, o antigo jogador demitiu-se do cargo de treinador da Académica, naquela que seria apenas a segunda experiência como treinador, depois de ter deixado impressões positivas na época passada ao serviço do Varzim SC.

Desde que desceu de divisão na temporada 2015/2016, a Académica sempre tem sido dada como um crónico candidato à subida para a Primeira Liga, mas a verdade é que o emblema academista tem mostrado que não possui um projecto sólido e sustentável que faça o clube crescer e regressar ao convívio entre os grandes do futebol português.

Esta espiral descendente começou quando a Briosa ficou em último lugar no campeonato de 2015/2016, com a despromoção à Segunda Liga a levar o então presidente José Eduardo Simões a apresentar a demissão, sendo substituído por Paulo Almeida. No entanto, Paulo Almeida não chegaria a durar uma época completa no clube, demitindo-se durante a temporada seguinte, dando o lugar a Pedro Roxo.

João Carlos Pereira, sucessor de César Peixoto no comando técnico dos Capa e Batina, é o oitavo treinador da Académica na presidência do engenheiro de 39 anos. Pedro Roxo foi eleito quando o clube era orientado por Costinha, seguindo-se três treinadores na época seguinte: Ivo Vieira, Ricardo Soares e Quim Machado. Na época passada, a equipa esteve nas mãos de Carlos Pinto e de João Alves.

César Peixoto não conseguiu impor as suas ideias na Briosa
Fonte: Académica OAF

O técnico luso-angolano de 54 anos, já tinha passado pela Briosa na temporada 2003/2004, passando também por clubes como o CD Nacional, Moreirense FC, Estoril Praia SAD e o CF “Os Belenenses”. Passou ainda por países como o Chipre e a Suíça, tendo nos últimos anos sido o Coordenador geral da Aspire Academy no Catar. No entanto, até que ponto é que esta espiral de cabeças rolantes que tem circulado no clube poderá prejudicar o seu trabalho?

Nas últimas seis temporadas, a de 2016/2017 foi a única em que a Académica não mudou de treinador a meio da época, sendo o espelho de uma instituição histórica, mas que não demonstra qualquer estabilidade nos dias de hoje. E as muitas alterações feitas no plantel no último defeso também dificultam a implementação de ideias, de maneira que não se espera um percurso fácil de João Carlos Pereira no regresso à cidade dos Estudantes.

A ideia que eu tenho, é que Pedro Roxo é um presidente que tem olho para treinadores, mas que não tem capacidade para criar condições que lhes permitam desenvolver e sustentabilizar o seu trabalho, não conseguindo criar um contexto que favoreça a equipa. Este clima de instabilidade que reina na Briosa já paira há alguns anos e a tendência, é que não recupere tão cedo.

Foto de Capa: Académica OAF

artigo revisto por: Ana Ferreira

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting com ‘reforço’ garantido para o mercado de janeiro

O Sporting vai receber de volta Biel no próximo mercado de transferências. O Atlético Mineiro vai devolver o atleta.

Arne Slot e a decisão de não convocar Mohamed Salah: «Informámo-lo que não viajaria connosco. Essa foi a única comunicação que tivemos com ele.»

Arne Slot falou sobre a decisão de deixar Mohamed Salah fora da convocatória para o jogo da Champions League, frente ao Inter Milão.

Sporting com mais 2 baixas para a partida contra o AVS SAD

O Sporting não vai poder contar com Geovany Quenda e Pedro Gonçalves para a partida frente ao AVS SAD, para a 14.ª jornada da Primeira Liga.

Rui Borges questionado sobre as palavras de José Mourinho sobre Morten Hjulmand: «Nem preciso de o defender»

Rui Borges realizou esta segunda-feira a antevisão ao encontro entre o Sporting e o Bayern Munique, jogo relativo à Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges aborda as ausências e ‘lança o caos’: há mais jogadores em dúvida

Rui Borges realizou esta segunda-feira a antevisão ao encontro entre o Sporting e o Bayern Munique, jogo relativo à Champions League.

Fábio Silva cobiçado por vários clubes da La Liga

O Real Betis, Valencia e Sevilla estão interessados na contratação por empréstimo de Fábio Silva no mercado de janeiro.

Rui Borges: «Acho que vamos jogar contra a equipa mais difícil da Europa»

Rui Borges realizou esta segunda-feira a antevisão ao encontro entre o Sporting e o Bayern Munique, jogo relativo à Champions League.