📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

Uma das notícias que marcou a última pausa para as datas FIFA foi a saída de César Peixoto do comando técnico da Académica OAF. Com o clube da cidade dos Estudantes a ocupar a 15ª posição da Segunda Liga com apenas nove pontos conquistados, o antigo jogador demitiu-se do cargo de treinador da Académica, naquela que seria apenas a segunda experiência como treinador, depois de ter deixado impressões positivas na época passada ao serviço do Varzim SC.

Desde que desceu de divisão na temporada 2015/2016, a Académica sempre tem sido dada como um crónico candidato à subida para a Primeira Liga, mas a verdade é que o emblema academista tem mostrado que não possui um projecto sólido e sustentável que faça o clube crescer e regressar ao convívio entre os grandes do futebol português.

Esta espiral descendente começou quando a Briosa ficou em último lugar no campeonato de 2015/2016, com a despromoção à Segunda Liga a levar o então presidente José Eduardo Simões a apresentar a demissão, sendo substituído por Paulo Almeida. No entanto, Paulo Almeida não chegaria a durar uma época completa no clube, demitindo-se durante a temporada seguinte, dando o lugar a Pedro Roxo.

João Carlos Pereira, sucessor de César Peixoto no comando técnico dos Capa e Batina, é o oitavo treinador da Académica na presidência do engenheiro de 39 anos. Pedro Roxo foi eleito quando o clube era orientado por Costinha, seguindo-se três treinadores na época seguinte: Ivo Vieira, Ricardo Soares e Quim Machado. Na época passada, a equipa esteve nas mãos de Carlos Pinto e de João Alves.

César Peixoto não conseguiu impor as suas ideias na Briosa
Fonte: Académica OAF

O técnico luso-angolano de 54 anos, já tinha passado pela Briosa na temporada 2003/2004, passando também por clubes como o CD Nacional, Moreirense FC, Estoril Praia SAD e o CF “Os Belenenses”. Passou ainda por países como o Chipre e a Suíça, tendo nos últimos anos sido o Coordenador geral da Aspire Academy no Catar. No entanto, até que ponto é que esta espiral de cabeças rolantes que tem circulado no clube poderá prejudicar o seu trabalho?

Nas últimas seis temporadas, a de 2016/2017 foi a única em que a Académica não mudou de treinador a meio da época, sendo o espelho de uma instituição histórica, mas que não demonstra qualquer estabilidade nos dias de hoje. E as muitas alterações feitas no plantel no último defeso também dificultam a implementação de ideias, de maneira que não se espera um percurso fácil de João Carlos Pereira no regresso à cidade dos Estudantes.

A ideia que eu tenho, é que Pedro Roxo é um presidente que tem olho para treinadores, mas que não tem capacidade para criar condições que lhes permitam desenvolver e sustentabilizar o seu trabalho, não conseguindo criar um contexto que favoreça a equipa. Este clima de instabilidade que reina na Briosa já paira há alguns anos e a tendência, é que não recupere tão cedo.

Foto de Capa: Académica OAF

artigo revisto por: Ana Ferreira

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Paulinho Bóia e a derrota dramática com o Benfica: «É difícil digerir»

Paulinho Bóia, jogador do CD Nacional, recordou a derrota com o Benfica. Águias venceram com reviravolta nos últimos minutos.

Francisco Neto antevê Portugal x Brasil: «Será um jogo de muito desgaste»

Francisco Neto falou com os jornalistas durante esta segunda-feira, de maneira a antever o Portugal x Brasil, jogo particular.

Gonçalo Inácio prioritário para o Barcelona: eis a situação (preocupante) dos catalães no centro da defesa

Gonçalo Inácio é um dos grandes alvos do Barcelona para as próximas janelas de transferências. O jogador representa o Sporting.

Atenção, Sporting: Athletic pondera saída de ponta de lança

O Athletic vai enfrentar o Sporting para a Champions League. Urko Izeta pode não faz parte dessa ficha de jogo.

PUB

Mais Artigos Populares

Já é conhecida a lesão de Kika Nazareth, que vai falhar duelo com o Benfica

Kika Nazareth sofreu uma lesão nos ligamentos do tornozelo. Jogadora vai estar fora dos relvados cerca de três semanas.

Lionel Messi quer avançado da Bundesliga no Inter Miami

Timo Werner, avançado do RB Leipzig, está sem protagonismo na equipa e considera mudança para a MLS, a pedido do craque argentino.

Tempestade de críticas no Barcelona: Ronald Araújo pede tempo para se focar na saúde mental

Ronald Araújo pediu um tempo ao Barcelona para se focar na saúde mental. Defesa-central tem sido alvo de muitas críticas.