📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Campeonato de Portugal, o Campeonato da Indignação

- Advertisement -

O Governo de Portugal, em conjunto com a Direção-Geral de Saúde, decretou uma paragem das competições não profissionais no fim-de-semana de 31 de outubro e 1 de novembro. Muitos dos clubes do Campeonato de Portugal não acharam especialmente interessante esta ideia de passarem o fim-de-semana sossegados, e por isso subscreveram uma Nota de Repúdio na qual expressaram as suas indignações.

Nesta Nota de Repúdio, que foi subscrita por 42 clubes, fica patente um agradecimento à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e às Associações Distritais e Regionais por todo o esforço que fizeram para que a bola rolasse mesmo neste fim-de-semana, mas acabou por não resultar.

Parece bastante fácil simpatizar com esta posição dos clubes e até partilhar da mesma. Afinal, ajuntamentos em provas de velocidade ou em sessões de visionamento de ondas são tão perigosos para a saúde pública como ajuntamentos relacionados com futebol. Desengane-se quem acredita o excesso de velocidade atrapalha o bicho, ou que o bicho foge da água das ondas. Na verdade, é até necessária uma correção àquilo que acabou de ler. É que os ajuntamentos relacionados com futebol, principalmente nestes jogos do Campeonato de Portugal, são até muito menos perigosos em termos de saúde pública. Não nos esqueçamos de que, com um orçamento que não permite grandes luxos, estes clubes ainda investem bastante em testes e medidas de segurança, garantindo que os atletas e staff não vão servir a modalidade estando contaminados. No final, e com alguma sorte, ainda lhes sobra algum dinheiro para adquirirem duas ou três bolas para os treinos.

Outro dado bastante relevante para esta discussão é o facto de esta competição não profissional estar completamente recheada de profissionais, que se vêm assim impedidos de desempenhar a sua atividade.

Os clubes do Campeonato de Portugal, em particular os que promoveram um ajuntamento de 42 clubes (peço desculpa, caro leitor, mas pareceu-me a expressão adequada) na subscrição desta Nota de Repúdio merecem mais respeito e alguma ajuda, pois corremos um sério risco de que para muitos “não vá ficar tudo bem”.

 

Mário Silva da Costa
Mário Silva da Costahttp://www.bolanarede.pt
Natural de Vila Franca de Xira, Mário é a descrição perfeita de um típico idoso português. Chega ao domingo, almoça uma feijoada e vai ver a bola às três da tarde. Para além disso, nos tempos livres ocupa-se com um curso de jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social.                                                                                                                                                 O Mário escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Futebol na Consoada: onde ver o Costa do Marfim x Moçambique da CAN 2025 jogado na véspera de Natal?

A CAN 2025 não para na véspera de Natal. Dia 24 de dezembro marcado por um Costa do Marfim x Moçambique.

Sidny Cabral é opção para as 2 laterais: eis os concorrentes do futuro reforço do Benfica

O Benfica fechou a contratação de Sidny Cabral. Defesa cabo-verdiano é ambidestro e pode atuar pelos dois corredores.

Jogadores do Caldas alinharam no centro do relvado em protesto contra a decisão da FPF

O Caldas foi impedido de jogar no Campo da Mata contra o Braga e protestou no início do encontro. O jogo foi mudado para o Estádio Manuel Marques.

Sporting avança por Luis Guilherme: eis as novidades e possíveis valores do negócio

O Sporting está interessado na contratação de Luis Guilherme. O extremo joga no West Ham e a sua chegada a Alvalade é vista como prioridade.

PUB

Mais Artigos Populares

Internacional português já aceitou rumar ao Al Ittihad de Sérgio Conceição

O Al Ittihad de Sérgio Conceição está mais perto de fechar a contratação de Nuno Tavares. O lateral português já aceitou a mudança para a equipa da Arábia Saudita.

Benfica fecha contratação de Sidny Cabral: eis os valores em cima da mesa

Sidny Cabral está fechado no Benfica. O lateral de 23 anos vai custar seis milhões de euros aos encarnados, mais 2,5 milhões por objetivos.

Real Sociedad e Real Oviedo: 2 projetos em mudanças profundas

A Real Sociedad e o Real Oviedo trocaram recentemente de treinadores, de maneira a obterem melhores resultados em 2025/26.