📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A comunicação na valorização da figura do treinador

- Advertisement -

Algo inerente ao ser humano é recolher uma primeira impressão ao conhecer uma pessoa. No mundo de futebol, muitas vezes, essas primeiras impressões são dadas não por conhecermos pessoalmente a pessoa que está no campo a dar indicações aos jogadores, mas sim, pelo que os media mostram sobre a pessoa. Mas será isso tão importante assim?

Sim, claro que sim. A figura do treinador ganha um cariz quase mitológico a partir de Mourinho. Foi este que criou o culto ao treinador, através dos “mind-games”, através da elevada importância que atribui à vertente estratégica do jogo, à verdade que o treinador podia controlar. É a partir daí que surge o treinador como figura de culto: umas vezes diabolizado, outras vezes sacralizado. A ideia é a de que o treinador é o responsável máximo pelos resultados da equipa, nada mais errado. Perdoem-me pelo cliché mas serão sempre os jogadores os principais intervenientes, não descurando a importância que os treinadores têm no jogo.

A verdade é que depois de Mourinho foram muitos os técnicos que lhe seguiram as pisadas, que tentaram entrar nos “mind-games” através da comunicação social, que seguiram as estratégias menos ortodoxas. Nada disso se alterou até aos dias de hoje. Pelo contrário, a figura do treinador enquanto personagem mediática tem ganho ainda maior relevância nos últimos tempos, muito por culpa do crescimento significativo das redes sociais e dos consumidores das mesmas.

As tiradas de Carvalhal continuam a fazer furor em terras de sua majestade. O técnico tem encantado tudo e todos na sua passagem pelo Swansea
Fonte: Swansea AFC

Com as redes sociais, todos os comportamentos menos comuns dos técnicos tendem a “viralizar” de forma rápida, acabando por contribuir para a formação de uma imagem positiva ou negativa por parte dos adeptos. Dois exemplos rápidos são os casos de Paulo Fonseca e de Carlos Carvalhal. Paulo Fonseca disse, nesta temporada, aquando da fase de grupos da Champions League, que, se o Shakthar conseguisse passar para a fase seguinte, iria-se vestir de Zorro.

Dito e feito. E a verdade é que depois disso os adeptos da equipa ucraniana aproveitaram a situação para se mascararem, tal como o seu ídolo tinha feito.  Mais recente ainda foi o caso de Carlos Carvalhal, atual treinador do Swansea. O português continua a encantar por terras de sua majestade. Desde as metáforas curiosas, passando pelas citações de Quinito, até às queijadas de nata que ofereceu à imprensa inglesa, o técnico tem feito furor em Inglaterra e é um autêntico fenómeno de popularidade.

Ora, e indo ao que interessa, o que está à vista de todos é que a comunicação é cada vez mais fundamental na figura do treinador e que o próprio treinador já percebeu isto.  A comunicação é uma das armas que os técnicos devem utilizar a seu favor e nem todos têm de ser Paulos Fonsecas, Carvalhais, Mourinhos, Klopps, entre outros. Vejamos o caso de Luís Castro, por exemplo. Um técnico que, não sendo sensacionalista nem viral, comunica como ninguém no futebol português, primando pelo respeito, pelo fairplay e cingindo-se ao fundamental, ao jogo.

Devem os treinadores continuar a usar a imprensa e as próprias redes sociais a seu favor, para a criação da personagem mediática. E esta personagem mediática, ou este uso da imprensa e da comunicação social, não deverão ser entendidos de forma pejorativa. É a evolução da comunicação que chega também ao futebol.

Foto de Capa: Shakthar FC

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United de Ruben Amorim chega aos 120 milhões de euros por dupla da Bundesliga

O Manchester United quer reforçar o plantel. Angelo Stiller e Karim Adeyemi são alvos do emblema orientado por Ruben Amorim.

Rui Pedro Braz apresentado no Al Ahli: «Os fãs e os media tem todo o direito de criticar»

Rui Pedro Braz deu a sua primeira conferência de imprensa como diretor do Al Ahli. O dirigente português confessou-se feliz.

Antigo defesa do FC Porto confirma proximidade do fim da carreira: «É aterrorizador pensar em deixar de jogar futebol»

Danilo, atualmente no Flamengo, confirmou iminência do final da carreira. Antigo lateral do FC Porto vai pendurar as chuteiras em 2026.

Franjo Ivanovic continua sem utilização e soma 0 minutos na vitória da Croácia: avançado suplente de ex-Benfica

Franjo Ivanovic continua sem fazer uma temporada de grandes minutos. Avançado do Benfica ficou no banco na vitória da Croácia diante das Ilhas Faroé.

PUB

Mais Artigos Populares

Croácia garante vaga na fase final do Mundial 2026: eis as 30 seleções já apuradas

A Croácia garantiu o lugar na fase final do Mundial 2026 ao vencer as Ilhas Faroé e assegurar o primeiro lugar do grupo L. Confere as seleções já apuradas.

Rafa Silva promete ser ‘novela’: qual o valor de mercado do português?

Rafa Silva não deve prosseguir ao serviço do Besiktas. O jogador mudará de ares no próximo mercado de transferências.

Frederico Varandas com discurso arrasador contra André Villas-Boas: «Não é lufada de ar fresco, é bafio, hipocrisia do pior»

Frederico Varandas deixou um ataque feroz a André Villas-Boas, criticando as suas atitudes nos últimos meses como presidente do FC Porto.