Fatura europeia demasiado elevada

- Advertisement -

As competições europeias constituem o sonho de qualquer jogador, independentemente da sua origem. São as provas continentais de clubes mais ambicionadas, ultrapassando claramente a Copa Sudamericana e a Libertadores em mística e mediatismo.

Portugal construiu uma história bonita e recheada nestas competições, mas, ultimamente, não tem estado à altura da reputação que alimentou durante anos e anos. As prestações sofridas dos clubes nacionais têm-se repetido edição após edição e não orgulham a maioria dos seus adeptos.

As consequência das campanhas lusas desastrosas estão espelhadas nos rankigs FIFA ao longo das temporadas, chegando mesmo a ser ultrapassados pela Rússia e com a Bélgica e Ucrânia sempre por perto, afetando diretamente o número de vagas disponíveis e equipas apuradas.

A qualidade de jogo apresentada em Portugal tem descido drasticamente, tanto nas equipas mais modestas, como nos crónicos candidatos aos títulos. Se por um lado os plantéis chegam para consumo interno, o mesmo não se pode dizer dos jogos internacionais. O principal problema está aí: a rotina das provas internas torna águias, dragões e leões cada vez mais cómodos.

Os adeptos vitorianos fizeram do Emirates Stadium um mini Afonso Henriques e empurraram o Vitória SC para uma exibição a roçar a perfeição
Fonte: Vitória SC

Essa falta de competitividade interna além de afetar o rendimento europeu, cava um fosso ainda maior para as equipas de segunda linha e que pretendem intrometer-se neste domínio, como SC Braga e Vitória SC.

O mesmo acontece noutros países e devia servir de exemplo para que se pudesse evitar por cá. Na Grécia, o domínio avassalador do PAE Olympiacos SFP prejudicou o crescimento do futebol naquele país e é raro o sucesso daquelas equipas na Europa. O mesmo se passa na Holanda, Ucrânia, Alemanha, Itália e França, por exemplo.

Tirando a campanha extraordinária do AFC Ajax e as consistentes participações dos bávaros, é raro ver uma equipa dos países citados anteriormente em fases avançadas e decisivas da prova milionária.

No caso da Espanha, onde o campeonato se decide a dois ou três, é comum ver uma equipa na final da Liga Europa ou dos Campeões e não é fruto do acaso. Um campeonato mais exigente depende de um nível competitivo elevado e levará a níveis aceitáveis de sucesso europeu.

Foto de Capa: SL Benfica

Artigo revisto por Joana Mendes

 

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Para abalar o próximo mercado de verão? Manchester City fez abordagem por craque do Barcelona

O Manchester City realizou uma abordagem por Pau Cubarsí, mas o Barcelona rejeitou negociar o internacional espanhol.

Benfica já está em Gaia e novidade é confirmada

O Benfica já chegou a Vila Nova de Gaia, onde o plantel principal e a equipa técnica vão pernoitar de sábado para domingo.

Luis Suárez faz história na carreira e dobra a vantagem do Sporting contra o Arouca.

O Sporting e o Arouca defrontam-se no Estádio de Alvalade. Luis Suárez marcou o 2-0 e atingiu registo inédito por clubes.

Gonçalo Inácio responde ao auto-golo na última jornada e marca para meter o Sporting a vencer o Arouca

O Sporting e o Arouca defrontam-se no Estádio de Alvalade. Gonçalo Inácio abriu a contagem de cabeça.

PUB

Mais Artigos Populares

Petit e Carlos Vicens projetam Santa Clara x Braga: «Temos de dar tudo de início ao fim»

Petit e Carlos Vicens realizaram a antevisão ao encontro entre o Santa Clara e Braga, a contar para a sétima jornada da Primeira Liga.

Tiago Margarido e Vasco Botelho da Costa projetam Vitória SC x Moreirense: «O jogo vai depender muito da primeira e da segunda bola»

Tiago Margarido e Vasco Botelho da Costa realizaram a antevisão ao encontro entre Vitória SC e Moreirense.

Estrasburgo de Hugo Oliveira perde frente ao Paris FC pela margem mínima

O Estrasburgo, orientado por Hugo Oliveira, perdeu por 2-1 frente ao Paris FC, num jogo a contar para a quinta jornada da Ligue 1.