FC Paços Ferreira 1-2 Vitória SC: Triunfo minhoto em jogo de contrastes

- Advertisement -

A CRÓNICA: E TUDO O INTERVALO MUDOU

O jogo começou intenso e a prometer muito com o Vitória SC a tentar impor o seu jogo face a um FC Paços de Ferreira desinibido e a controlar o ímpeto vitoriano. Logo aos 10’ os da casa adiantaram-se no marcador, devido à pressão de Diaby que roubou a bola a Florent com esta a sobrar para Denilson e este, perspicaz, assistiu Hélder Ferreira que sem grande oposição finalizou. Os castores estiveram melhores durante o primeiro tempo, mais organizados e esclarecidos na hora de atacar e iam impedindo que o adversário criasse situações de perigo, sendo que os visitantes tentavam pegar no jogo mas quase sempre sem a devida clarividência.

Os vitorianos precisavam de mudar se queriam levar algo de positivo de Paços de Ferreira. E foi nesse sentido que Ivo Vieira mexeu ao intervalo ao substituir Poha por João Carlos Teixeira e Ouattara por Edwards. Também os castores mexeram com a saída de Marcelo e a entrada de Marco Baixinho.

E o segundo tempo começou logo com o golo do Vitória SC. Davidson progrediu pela esquerda, cruzou para o centro da área, onde apareceu João Carlos Teixeira solto a finalizar. A equipa passou a ser mais pressionante e a mostrar maior vontade de inverter o rumo de um jogo que não estava nada fácil. Aos 58’ uma excelente oportunidade para a equipa de Ivo se adiantar no placard, onde apenas Marco Baixinho conseguiu impedir um golo certo. Os papeis inverteram-se e o Paços estava agora mais desconfortável na partida. João Carlos Teixeira acabou mesmo por bisar aos 66’ num remate forte, acabando por desmontar a organização pacense que foi caindo perante a maior agressividade adversária.

Os pacenses foram atacados por todos os lados e foram incapazes de reagir a uma segunda metade muito bem conseguida pelo Vitória SC. Um jogo de duas caras, onde o intervalo acabou por ser o melhor amigo da formação de Ivo Vieira.

 

A FIGURA

João Carlos Teixeira – A entrada em campo do centrocampista acabou por se tornar essencial na reviravolta vimaranense, uma vez que os dois golos marcados permitiram ao conjunto de Ivo Vieira sair com um triunfo bastante importante. Decisivo e letal.

 

O FORA DE JOGO

Fonte: UEFA Europa League

Primeira parte do Vitória SC – Na primeira metade assistiu-se a um Vitória SC desconfortável e desconexo, sem conseguir imprimir as suas ideias. O Paços conseguia pressionar alto e não permitia grandes espaços aos vimaranenses que se encontravam desinspirados e sem saber bem o que fazer.

 

ANÁLISE TÁTICA – FC PAÇOS FERREIRA

Com Luiz Carlos e Diaby juntos no meio campo a revelaram-se importantes na organização, Pedrinho mais adiantado, Hélder Ferreira e Adriano Castanheira nas alas e Denilson Jr. como homem mais adiantado, formaram um esquema de 4-2-3-1 que conseguiu controlar o adversário durante a primeira parte, muito devido à pressão eficaz de toda a equipa. Tudo mudou no segundo tempo e esta mesma organização acabou por ruir, com a equipa a mostrar-se menos capaz no plano defensivo e a permitir uma reviravolta que não se antevia.

 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Ricardo Ribeiro (6)
Jorge Silva (5)
Maracás (5)
Marcelo (6)
Oleg (5)
Luiz Carlos (6)
Diaby (6)
Pedrinho (5)
Adriano Castanheira (5)
Denilson Jr. (5)
Hélder Ferreira (6)

SUBS UTILIZADOS

Marco Baixinho (5)
Uilton (4)
Douglas Tanque (3)

ANÁLISE TÁTICA – VITÓRIA SC

No 4-3-3 preferencial, Pêpê era o médio mais recuado e juntava-se aos centrais na primeira linha de construção, com os laterais Sacko e Florent a subirem no terreno. André André e Poha completavam o meio campo, com o francês a sair desinspirado ao intervalo, tal como Ouattara, que desperdiçou a oportunidade como titular. Davidson e Bruno Duarte eram os restantes homens da frente, ao qual se juntou Edwards na segunda metade e que ajudou a desequilibrar. Contudo, a melhor cartada foi João Carlos Teixeira que decidiu o jogo com dois golos. Estas duas alterações mexeram com a partida, assim como a postura mais pressionante e intensa trazida do balneário.

 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Douglas (6)
Sacko (6)
Pedro Henrique (6)
Frederico Venâncio (6)
Florent (5)
Pêpê (6)
André André (6)
Poha (4)
Ouattara (3)
Bruno Duarte (5)
Davidson (6)

SUBS UTILIZADOS

Marcus Edwards (6)
João Carlos Teixeira (7)
Lucas Evangelista (-)

 

André da Silva Amado
André da Silva Amadohttp://www.bolanarede.pt
O desporto em geral atrai este jovem aveirense mas é o futebol a sua maior paixão. As conversas com amigos e familiares costumam ir dar ao futebol, hábito que preserva desde sempre. Poder escrever sobre esta vertente é o que o satisfaz, com o intuito de poder acrescentar algo de positivo ao ambiente em torno do futebol nacional.                                                                                                                                                 O André escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Já há uma seleção apurada para os 16 avos de final do Mundial 2026 e com lugar definido no chaveamento

O México está apurado para os oitavos de final do Mundial 2026. Seleção mexicana já sabe que terminará o Grupo A no primeiro lugar.

México vence Coreia do Sul e é a 1ª seleção apurada para os 16 avos de final do Mundial 2026

O México está nos 16 avos de final do Mundial 2026. Vitória sobre a Coreia do Sul permite apuramento e 1.º lugar do Grupo A.

Canadá goleia Catar por 6-0 no Mundial 2026 e homenageia da melhor maneira Ismael Koné que saiu de maca com uma grave lesão

O Canadá goleou o Catar na segunda jornada do Mundial 2026. Além do resultado avolumado, jogo ficou marcado pela grave lesão de Ismael Koné.

Arrepiante: Ismael Koné sai de maca após lance com Madibo em lesão horripilante no Canadá x Catar

É um dos momentos mais delicados deste Mundial 2026. Uma lesão arrepiante aos olhos deixa Ismael Koné fora do Canadá x Catar.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Ronaldo duramente criticado pela imprensa internacional: «10 homens e uma estátua»

O jornal inglês The Independent publicou um artigo muito crítico à exibição de Cristiano Ronaldo no empate de Portugal frente à RD Congo.

Médios argentinos enaltecem atitude de Lionel Messi: «Não quer saber de recordes individuais»

De Paul e Alexis Mac Allister referiram que Lionel Messi coloca sempre o sucesso coletivo acima de qualquer registo individual.

Bomba: imprensa italiana revela que Benfica fez abordagem por Mauro Icardi

O Benfica realizou uma abordagem nas últimas horas por Mauro Icardi, jogador que pertence aos quadros do Galatasaray.