📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Ir com “V” de voltar: Os “grandes” já não têm mãos largas

- Advertisement -

De forma a combater uma política de empréstimos que promovia uma dependência de alguns clubes em relação a outros através dos jogadores emprestados, a Liga redigiu e aplicou uma nova lei desde a temporada de 2018/19.

Até então e desde 2015, era possível emprestar um máximo de três atletas ao mesmo emblema, mas nem isso evitou casos sobejamente conhecidos, como o de Miguel Rosa. Em seis anos de CF “Os Belenenses”, o médio formado no SL Benfica defrontou as águias apenas quatro vezes.

A diretiva que cumpre agora o segundo ano de existência limita a seis o número de empréstimos dentro da Primeira Liga, mas todos a clubes diferentes. A manobra que os “grandes” operavam de forma a rodar os seus atletas tem agora de ser diminuída ou então praticada noutros campeonatos.

Ao abrigo da nova lei e no atual campeonato, o SL Benfica é quem mais empresta, aproximando-se do limite de meia dúzia. As águias têm a “rodar” quatro atletas no Norte; Diogo Gonçalves em Famalicão, Alex Pinto em Barcelos, Heriberto no Boavista FC e Nuno Santos em Moreira de Cónegos.

Com apenas dois emprestados na Primeira Liga estão FC Porto e Sporting CP, curiosamente também em clubes acima do Douro. Os dragões têm Vaná em Famalicão e Marius na Vila das Aves. Por sua vez, os leões têm Palhinha em Braga e Gelson Dala em Vila do Conde.

Mas nem sempre foi assim. Antes de qualquer norma restritiva, os três “grandes” contratavam e emprestavam sem olhar a meios. Num comparativo a cinco e a 10 anos, são os dragões quem, de longe, se destacam nos empréstimos a clubes da mesma divisão.

Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Há 10 anos, corria a época de 2009/10, o Sporting CP tinha apenas Ronny emprestado ao UD Leiria e Rui Fonte ao Vitória FC. O SL Benfica tinha José Coelho em Paços de Ferreira, Nélson Oliveira em Vila do Conde, Rúben Lima em Setúbal e Fellipe Bastos e o mítico Freddy Adu no CF “Os Belenenses”.

Contra os dois empréstimos leoninos e os cinco das águias, o FC Porto tinha 11 (!) atletas divididos por sete primodivisionários. Em Braga estava Rentería, em Paços de Ferreira estava Candeias e Bruno Moraes em Vila do Conde.

Em Olhão estavam o guarda-redes Hugo Ventura, Tengarrinha e Rabiola. Também em Setúbal jogava um trio de dragões: André Pinto, Ivo Pinto e Hélder Barbosa. Por fim, Bruno Vale defendia a baliza do Restelo e Nelson Benítez atuava no vizinho Leixões SC.

Há cinco anos, na época de 2014/15, a tendência era a mesma: águias e leões bem mais contidos nos empréstimos que os dragões. Os rivais da capital tinham quatro atletas emprestados cada um, enquanto o rival do Norte tinha nove atletas nessa condição.

Ricardo Esgaio e Salim Cissé deixaram Alvalade e rumaram a Coimbra; Iuri Medeiros e Fabrice Fokobo fizeram o mesmo, mas em direção a Arouca. A Luz viu partir Bruno Gaspar para Guimarães, Rui Fonte para o Restelo e Fábio Cardoso e Rúben Pinto para Paços de Ferreira.

Sami deixou o FC Porto por empréstimo e representou na mesma época SC Braga e Vitória SC. Para Guimarães levou consigo Ivo Rodrigues e Otávio, atual médio azul e branco. Tiago Rodrigues foi emprestado ao CD Nacional, Pedro Moreira ao Rio Ave FC e Quiñones ao FC Penafiel. O Dragão viu ainda sair Tozé e Kléber para o GD Estoril Praia e Joris Kayembe para o FC Arouca.

10 anos volvidos, só se pode concluir que as leis aprovadas e experimentadas entretanto foram positivas. Protegeram não só a verdade nas competições, como os atletas que andavam aos saltos entre emblemas anos a fio e as próprias contas dos clubes que contratavam de forma desmedida.

Por vezes, não conseguiram mesmo colocar os excedentes a tempo do início das novas épocas, prejudicando jovens atletas na integração na nova equipa e, consequentemente, os seus desempenhos.

 

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting encontra dificuldades na renovação de Ousmane Diomande: eis a situação

O Sporting quer renovar o contrato de Ousmane Diomande. Há resistência por parte do defesa-central e da sua comitiva.

Caos no Nice antes do jogo contra o Braga: 2 jogadores acusam adeptos de agressões e não querem voltar a jogar pelo clube

Terem Moffi e Jérémie Boga querem deixar o Nice e vão levar adeptos à justiça. Em causa agressões na chegada ao centro de treinos.

Getafe escapa a afastamento chocante e precisa de prolongamento para afastar clube da 4ª Divisão: eis os resultados do dia na Taça do Rei

Foi um dia imune a grandes surpresas na Taça do Rei, apesar dos sustos. O Getafe sofreu para bater o Navalcarnero da 4.ª Divisão.

Tiago Fernandes elogia internacional português: «Só Cristiano Ronaldo tinha aquele talento naquela idade»

Rafael Leão tem estado em destaque nesta temporada no AC Milan. Tiago Fernandes deixou muitos elogios ao internacional português.

PUB

Mais Artigos Populares

Drama na Premier League: Tottenham evita derrota com golo de bicicleta por defesa aos 90+4′

O Tottenham empatou 2-2 com o Newcastle na jornada 14 da Premier League. Cristian Romero destacou-se com bis no jogo.

Bayer Leverkusen elimina Borussia Dortmund e RB Leipzig garante reviravolta: eis os resultados do dia na Taça da Alemanha

Começaram os oitavos de final na Taça da Alemanha. Maior destaque à vitória do Bayer Leverkusen diante do Borussia Dortmund e ao apuramento do RB Leipzig.

Mais uma reviravolta: Barcelona bate Atlético Madrid e pressiona Real Madrid

O Barcelona venceu o Atlético Madrid por 3-1 na jornada 19 da La Liga. Raphinha, Dani Olmo e Ferrán Torres marcaram.