João Henriques – A segunda vida nos Açores

- Advertisement -

No decorrer da passada semana, e depois de a imprensa nacional ter avançado vários nomes (José Couceiro, José Peseiro e, até mesmo, Daniel Ramos), o CD Santa Clara anunciou João Henriques, como técnico que sucederá a Carlos Pinto, na liderança dos Açoreanos, na próxima temporada que marcará o regresso do clube ao principal escalão do futebol luso.

A sua contratação por parte dos responsáveis do emblema de Ponta de Delgada pode ser entendida como uma aposta na continuidade do modelo de treinador que tem vindo a ser escolhido pelo clube açoriano, um técnico jovem, português e que sirva de condutor à valorização dos principais ativos da equipa, isto é os seus jogadores.

Perfil do treinador:

João Alexandre Oliveira Nunes Henriques, 45 anos, natural de Tomar, concluiu, sem sucesso, a época transata ao serviço do FC Paços de Ferreira, uma vez que não conseguiu assegurar a permanência dos Castores na Primeira Liga. Na equipa da Capital do Móvel, João Henriques procurou explorar a construção de jogadas de ataque pelas alas, tirando partido da velocidade e capacidade de cruzamento dos extremos Awer Mabil e António Xavier, assim como do bom jogo aéreo de Luiz Phellype (melhor marcador da equipa com oito golos). Como tal, o esquema- tático utilizado oscilou entre o seu habitual 4-3-3 e o 4-2-3-1. No que se refere à organização defensiva, os Pacences evidenciaram grandes dificuldades em evitar contra-ataques, especialmente quando os mesmos eram feitos a partir das alas e, ainda, na defesa de lances de bola parada.

Awer Mabil foi um dos futebolistas potenciados por João Henriques
Fonte: FC Paços Ferreira

Antes disso, havia orientado até janeiro o Leixões SC (substituiu, no comando da equipa principal, ao fim da terceira jornada, Daniel Kenedy) alcançando um registo bastante positivo na Segunda Liga (sete vitórias; sete empates e, apenas, duas derrotas) que permitiu, aos Bébés, ambicionarem, a dada altura, a subida de divisão. Para além disso, durante a sua passagem por Matosinhos, João Henriques privilegiou a utilização de um sistema 4-3-3 que permitiu combinar a prática de um futebol atrativo com resultados positivos, contribuindo deste modo para a valorização de diversos futebolistas, dos quais são exemplos o médio Stephen Eustáquio (futebolista de 21 anos que se estreou, em novembro passado, pela seleção sub-21 de Portugal), o lateral Derick Poloni ou o avançado Evandro Brandão.

No CD Santa Clara, o treinador de 45 anos irá liderar uma equipa que contará com a permanência de muitos dos “heróis” que materializaram o regresso do emblema insular à Primeira Liga após um longo período de ausência (15 anos).

Foto de Capa: CD Santa Clara

João Pedro Ferreira
João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tadej Pogacar afastado dos Campeonatos da Europa de ciclismo

A federação da Eslovénia oficializou a ausência de Tadej Pogacar nos Campeonatos da Europa de ciclismo, devido às faturas sofridas na Vuelta.

Fabrizio Romano avança: Rio Ave muito perto de ‘roubar’ Vasco Seabra ao Arouca

Segundo Fabrizio Romano, o Rio Ave está muito perto de fechar a contratação de Vasco Seabra, atual treinador do Arouca.

Gustavo Sá fechou a porta aos milhões sauditas: «Não era um passo que imaginava na minha carreira»

Gustavo Sá relembrou a nega dada ao Al Ittihad, que tinha um acordo fechado com o Famalicão. Médio acabou por assinar com o Nottingham Forest.

André Villas-Boas revela interesse do FC Porto em mais um polaco: «Um talento enorme e vamos continuar atentos ao seu progresso»

Em declarações à imprensa polaca, André Villas-Boas manifestou a admiração pelo talento de Bartosz Mazurek, revelando o interesse do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Lamine Yamal brilha frente à Croácia e atira: «Mais uma demonstração para a Bola de Ouro»

Lamine Yamal foi o grande destaque da vitória da Espanha frente à Croácia por 4-1. O avançado espanhol apontou dois golos e uma assistência.

Analista do FC Porto deixa a equipa técnica de Francesco Farioli e assina pelo Trabzonspor

Osman Kul, analista na equipa técnica de Francesco Farioli, anunciou que está de saída do FC Porto rumo ao Trabzonspor e deixou uma mensagem de despedida.

Arsenal pede valores exorbitantes por Viktor Gyokeres e afasta AC Milan de Ruben Amorim e outros potenciais interessados

O Arsenal quer receber 70 milhões de euros por Viktor Gyokeres. Valor afasta o AC Milan de Ruben Amoim da corrida pelo sueco.