José Peseiro: O chamamento à Conquista, em terras de Vitória

- Advertisement -

Depois de um início de temporada algo inconstante, Pedro Martins acabou por deixar o comando técnico do Vitória SC aquando da goleada sofrida em casa (0-5) perante o seu rival de sempre: o SC Braga. Ora, este acontecimento terá sido a gota de água para a Direcção vimaranense, a qual se apressou a buscar um substituto para o treinador de 47 anos, tendo a escolha recaído sobre José Peseiro, este que se encontrava sem clube desde a sua última participação ao leme dos sauditas do Sharjah CSC.

Surge assim mais um desafio na carreira de José Peseiro. Nesta quinta passagem pelo comando de uma equipa da Primeira Liga portuguesa (tendo já treinado, por duas ocasiões, o SC Braga), chega a vez do Vitória SC acolher o treinador natural de Coruche.

Parece-me que José Peseiro é um treinador com um rótulo imposto algo injusto. Chamam-lhe o “treinador do quase”, devido ao facto de, por mais que uma vez ao longo da sua carreira, ter deixado escapar os objectivos a que se propôs nos momentos decisivos. No entanto, tal não belisca em nada toda a competência que Peseiro possui. Aliás, isto pode acontecer a qualquer treinador e até já tivemos vários exemplos bem recentes disso.

Mas então, o que poderá José Peseiro trazer de novo a este Vitória SC? Neste primeiro jogo, contra o CF “Os Belenenses”, já pudemos notar alguma mão do treinador. Apesar do empate a zeros, deu para ver uma circulação de bola mais sóbria e sem pressas de chegar à baliza adversária, ao contrário do que víamos algumas vezes com Pedro Martins. Esta segurança imposta é extremamente importante e nota-se, desde já, uma preocupação extrema de Peseiro em devolver a confiança com bola aos jogadores vitorianos.

Aliás, confiança é a palavra-chave e esta não se pode aplicar somente aos jogadores; os próprios adeptos, fervorosos e incansáveis no apoio à sua equipa, precisam de ver a confiança na equipa restaurada. Não é segredo para ninguém que são os adeptos do Vitória SC quem, por muitas vezes, transmite força e garra para dentro de campo, envolvendo e contagiando os jogadores quando estes mais precisam.

José Peseiro terá a árdua tarefa de conseguir recuperar a confiança dos Vitorianos na sua equipa
Fonte: Vitória SC

Mas voltemos ao jogo em si. José Peseiro é um treinador que privilegia a posse de bola. Gosta de jogar um futebol vistoso, valorizando o espectáculo, o que por muitas vezes faz com que as suas equipas fiquem mais expostas defensivamente. Este será, talvez, o calcanhar de Aquiles do treinador coruchense. De qualquer das formas, há que dar valor a quem procura jogar o jogo pelo jogo. Se Peseiro demonstra essa coragem, então tem valor e terá de ter todo o nosso apreço.

Apesar dos bons princípios que procura sempre implementar, logicamente que será preciso um conjunto de variáveis para que tal funcione na sua plenitude. Peseiro já apanhou o comboio em andamento e poderá ser complicado inverter o rumo dos acontecimentos, principalmente num balneário que não deve estar com os índices anímicos propriamente em alta. Adicionalmente, acredito que alguns dos jogadores do plantel do Vitória SC poderão não ser os que Peseiro escolheria se iniciasse a temporada em Guimarães, pelo que terá de haver um ajuste e trabalhar com a matéria-prima que tem à sua disposição.

Espera-se muito trabalho para o treinador de 57 anos, num clube onde o nível de exigência é sempre altíssimo. Ainda assim, esta exigência parece não o assustar, uma vez que, à chegada à Cidade Berço, traçou como meta o quinto lugar da classificação – o último que dará acesso às competições europeias, neste caso a Liga Europa. O que é facto, é que esta meta será difícil de alcançar, mas não impossível, pois o Vitória encontra-se em nono lugar – a sete pontos de distância do quinto classificado –, faltando nove partidas com 27 pontos ainda em discussão.

Acredito que até final iremos assistir a um crescimento global do jogo do Vitória SC. Contando com jogadores como Francisco Ramos, Mattheus Oliveira, Paolo Hurtado, Raphinha ou Welthon, o futebol vimaranense tem tudo para aumentar de nível. Passemos a bola ao Mister Peseiro, para que este nos prove que estamos certos.

Foto de Capa: Vitória SC

Bruno Costa
Bruno Costahttp://www.bolanarede.pt
Alfacinha de gema e Benfiquista por natureza, Bruno é um obcecado por Futebol e foi através da escrita que encontrou a melhor forma de dar a conhecer essa sua paixão pelo desporto-rei. É capaz de estar desde Segunda-feira até Domingo à noite a ver todos os jogos que passam na TV. Terá sido em pequeno que toda esta loucura futebolística foi despertada pelo seu Pai e pelo seu tio que, respetivamente, o levavam ao Estádio do Restelo e ao Estádio da Luz. Bruno não suporta facciosismos e tenta sempre ser o mais crítico possível para com o seu clube.                                                                                                                                                 O Bruno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francisco Cunha: o apanha-bolas dos sub-14 do Benfica que festejou com José Mourinho

Num momento de puro êxtase, José Mourinho abraçou o apanha bolas nos festejos do golo de Anatoliy Trubin. O jovem é Francisco Cunha, jogador dos sub-14 do Benfica.

Afonso Patrão troca o Braga pelo Westerlo

Afonso Patrão deixou o Braga e assinou pelo Westerlo. A transferência garantiu ao clube bracarense direitos de formação e uma percentagem numa futura transferência.

James Ward-Prowse troca o West Ham de Nuno Espírito Santo pelo Burnley

James Ward-Prowse vai jogar no Burnley até ao final da temporada, depois de o clube ter assegurado a sua chegada por empréstimo proveniente do West Ham.

Braga cede João Marques por empréstimo ao Casa Pia

João Marques vai reforçar o Casa Pia por empréstimo do Braga até ao final da temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting treinou no País Basco antes de regressar a Portugal

Após a qualificação histórica para os oitavos da Champions League, o Sporting realizou um treino de recuperação em Bilbao antes do regresso a Portugal.

José Mourinho: «O Benfica é o meu país, a minha casa fica a 20 minutos daqui. Estas são as pessoas do meu país, este...

José Mourinho deixou palavras de emoção para o Benfica. O técnico português falou sobre o sentimento vivido após a vitória frente ao Real Madrid.

Eis os árbitros nomeados para a 20.ª jornada da Primeira Liga

A FPF anunciou, esta quinta-feira, as nomeações das equipas de arbitragem para os 9 encontros da 20.ª jornada da Primeira Liga.