📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Lito, o homem da competência

- Advertisement -

Lito Vidigal foi sempre um nome conhecido no futebol português: de 1991 a 2002 jogou no SC Campomaiorense (quatro épocas) e CF “Os Belenenses” (sete temporadas). Para além disso, assumiu-se sempre como uma peça importante nas respetivas equipas.

Lito começou a treinar logo depois de ter “pendurado as botas”. A sua primeira aventura teve lugar no Elvas CAD, mas foi preciso esperar até 2013 para o angolano começar a ser conhecido pela sua carreira enquanto treinador.

Lito Vidigal terminou a época 13/14 com 7 jogos na equipa do Belenenses e fez a temporada seguinte no mesmo clube: as 14 vitórias nos 35 jogos permitam o sexto posto da tabela classificativa e um lugar europeu. Após uma época de sucesso, as divergências com a direção dos azuis aumentaram e levaram mesmo à rutura: o técnico abandonou o Restelo e rumou a Arouca.

Como arouquense, Lito fez história: 54 pontos, quinto classificado do campeonato e o Arouca FC pela primeira vez na Europa.  Foi também neste ano que o sempre polémico Lito voltou “a fazer das suas”. A 8 de novembro de 2015, em jogo a contar para a décima jornada da liga portuguesa, a equipa de Lito empatava a zero com o Sporting de Jorge Jesus e aos 88 minutos e o técnico para protestar entrou dentro do relvado numa tentativa de “queimar” tempo. Foi empurrado por Naldo, antigo defesa central leonino, e ambos receberam ordem de expulsão de Cosme Machado. Minutos depois, Slimani marcou e fez com que o Arouca sofresse a segunda derrota no campeonato.

Com história feita nessa época, o antigo jogador começou a época 16/17 ao serviço dos arouquenses e foi derrotada na eliminatória da Liga Europa pelo Olympiacos. Porém, não concluiu a época em Portugal. Em fevereiro, depois de ter perdido 3-0 frente ao Benfica na 21ª jornada, Lito deixou o Arouca na décima posição e viajou até Israel para comandar a equipa do Maccabi Tel Aviv.

O campeonato português é, de facto, onde Lito melhor expressa as suas capacidades
Fonte: Boavista FC

Porém, as coisas não correram bem ao técnico no estrangeiro e oito meses depois, em outubro, o CD das Aves foi a nova casa desta icónica personagem do futebol português. Contudo, a vida na Vila das Aves não correu bem a Lito: o treinador foi apanhado de surpresa e em janeiro, ou seja, três meses depois de ter sido contratado, e após ter levado o clube à meia final da Taça de Portugal, foi demitido por Luiz Andrade, presidente da SAD do Desportivo das Aves.

Todavia, o valor e a competência de Lito voltaram a falar e foi só preciso esperar quatro meses para ver outro clube a apostar no técnico: desta feita, o Vitória Futebol Clube. Rumou a Setúbal e não o sucesso não foi, de facto, uma realidade: em 24 jogos, foram sete vitórias, cinco empates e 12 derrotas. Após nove jogos sem vencer, no mês de janeiro Lito foi despedido e nesse mesmo mês rumou ao Bessa. Como treinador do Boavista, Lito Vidigal voltou mesmo ao sucesso: salvou o clube da despromoção, pôs a equipa a praticar bom futebol e conseguiu ainda o oitavo posto da tabela classificativa.

Lito Vidigal é um grande conhecedor do futebol português. Para além de taticamente ser bastante evoluído no que diz respeito à preparação do jogo, assume sempre jogadores coqueluches nas suas equipas que acabam por ser preponderantes. Estará Lito pronto para um voo maior?

Foto de Capa: Vitória FC

Guilherme Anastácio
Guilherme Anastáciohttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social e tem o sonho de ser um jornalista de eleição. O Sporting Clube de de Portugal é uma das maiores paixões que Guilherme tem, porém, é ao mote do lema da moda “Support your local team”que acompanha a equipa do Estoril-Praia. Sendo natural de Cascais, desde pequeno que apoia a equipa da linha e que é presença assídua no António Coimbra da Mota.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim elogia jogador e admite: «Enfrentámos uma equipa que está a passar por dificuldades e isso era visível»

Ruben Amorim falou com os jornalistas durante a noite desta segunda-feira, depois da vitória do Manchester United contra o Wolverhampton.

Gil Vicente empata contra o Vitória SC e falha aproximação ao Benfica

O Gil Vicente e o Vitória SC não foram além de um empate a zero, num encontro válido pela 13.ª jornada da Primeira Liga.

Xabi Alonso continua a ser atacado: pai de jogador não perdoa o treinador e recorre à Bíblia

Xabi Alonso continua a ser criticado. Desta vez foi o pai de Endrick a deixar um ataque ao atual treinador do Real Madrid.

Fim da linha: Paços de Ferreira prepara-se para mudar de treinador

Filipe Cândido deve abandonar em breve o comando técnico do Paços de Ferreira. Já existe acordo entre as duas partes.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Fernandes bisa e assiste na goleada do Manchester United frente ao Wolverhampton

O Manchester United deslocou-se ao terreno do Wolverhampton na 15.ª jornada da Premier League, vencendo de forma convincente por 4-1.

Reencontro com fantasma do passado | Bayern de Munique x Sporting

Praticamente 17 anos depois, o Sporting prepara-se para defrontar o Bayern de Munique, novamente num jogo para a Champions League

Osasuna soma vitória e ‘afunda’ Levante no fundo da tabela da La Liga

O Osasuna recebeu e venceu o Levante por duas bolas a zero, num encontro válido pela 15.ª jornada da La Liga.