📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O ADN e o estereótipo do Futebol português

- Advertisement -

Antes de poder explicar melhor aquilo que é o ADN e o estereótipo do Futebol português, vou precisar de estabelecer a ponte entre as expressões e o seu real significado. Para isso, vou pegar numa frase proferida pelo treinador Fernando Valente numa entrevista que deu ao Expresso: “Quem tem a ousadia de tentar jogar está sempre sob suspeita. O Futebol em Portugal é muito sofrimento. A bola sofre.”

Começando pela “ousadia” de jogar à bola, um dos motivos pelo qual acredito que há muitos autocarros no nosso Futebol é porque qualquer equipa que ouse enfrentar uma equipa grande olhos nos olhos, jogando de igual para igual, está sujeita a ser goleada devido à menor qualidade individual. Apesar disso, existem equipas e treinadores que correm o risco de fugir do padrão.

Portugal vs Uruguai: mais um jogo em que houve mais coração do que cabeça
Fonte: FIFA

Equipas como o Moreirense FC, o CD Nacional e o SC Braga têm-se destacado neste campeonato pelo seu futebol positivo, mas também foi contra elas que o SL Benfica teve das vitórias mais tranquilas esta época. O mesmo se sucedeu na época passada quando o Rio Ave FC de Miguel Cardoso foi goleado pelo Benfica e pelo FC Porto.

Este tipo de resultados dilatados sofridos por estas equipas levantam logo as suspeitas dos Boaventuras desta vida, que começam a vir com a conversa de a equipa goleada ter sido comprada ou, simplesmente, ter facilitado a vitória ao adversário, por não jogarem com um autocarro à frente da baliza, nem demorarem dois ou três minutos a repor a bola em jogo.

Passando para o “sofrimento da bola”, eu diria que o nosso Futebol personifica uma expressão tipicamente portuguesa: sangue, suor e lágrimas. Tanto em jogos de equipas portuguesas, como da Selecção Nacional, já por várias vezes verifiquei uma falta de discernimento das equipas quando estavam em situações de maior aperto. É a falta de discernimento, é o chuveirinho, é o jogar mais com o coração do que com a cabeça, é o jogar com alma e fé…

São estas coisas que fazem parte do nosso ADN e caracterizam o nosso Futebol e, principalmente, a mentalidade de quem o representa. E é isto que faz com que o Futebol português seja tão falado, mas muitas vezes por maus motivos.

 

Foto de Capa: CD Nacional

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim faz balanço de 2025: «O Manchester United é um clube mais saudável e melhor»

Ruben Amorim fez um pequeno balanço de 2025. Manchester United enfrenta esta terça-feira o Wolves para a Premier League.

FC Porto vê mais concorrência por alvo da Premier League

O Estrasburgo está interessado em James McAtee e já abriu conversações. Médio inglês foi associado ao FC Porto.

Andreas Schjelderup mais perto de trocar Benfica por Itália em janeiro: eis a situação

O Benfica está a negociar um possível empréstimo de Andreas Schjelderup com a AS Roma. Avançado norueguês pode assim sair.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede após FC Porto x AVS SAD: «Na primeira parte, não foi fácil encontrar o jogo interior»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto diante do AVS SAD. O técnico respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica avança por Wesley e já conhece preço desejado por Al Nassr: eis as novidades

O Benfica está em negociações com o Al Nassr por Wesley. Emblema saudita quer entre 10 a 15 milhões de euros pelo extremo brasileiro.

Ruben Amorim e o mercado do Manchester United: «Estamos sempre em conversações»

Ruben Amorim falou sobre o mercado antes do Manchester United x Wolverhampton. Janela reabre em janeiro.

Tiago Pinto enaltece José Mourinho e defende: «Revolta-me que digam que Pizzi, André Almeida, Rafa e Grimaldo eram maus profissionais»

Tiago Pinto, atual diretor desportivo do Bournemouth, recordou os tempos no Benfica e enalteceu ainda José Mourinho.