📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O mercado de inverno em Portugal: A necessidade de compras e vendas da Primeira Liga

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

O mercado é sempre uma dor de cabeça para os clubes. Ora porque são sujeitos a esforços dantescos para proteger as suas jóias, ora porque tentam esticar o orçamento e garantir uma estrela ou suprir uma vaga deixada por alguma lesão ou castigo prolongado. São inúmeros os cenários e o adepto é contagiado pela febre das “compras” e até sofre para que o mercado feche ou desespera pela falta daquele reforço sonante que vai, teoricamente, conseguir-lhe o campeonato de mão beijada. Fantasias…

Gonçalo Paciência ingressou em janeiro passado no plantel do Rio Ave FC Fonte: Site oficial Rio Ave FC
Gonçalo Paciência ingressou em janeiro passado no plantel do Rio Ave FC
Fonte: Site oficial Rio Ave FC

O mercado português está longe das realidades de Espanha e Inglaterra e mesmo desses novos poços de dinheiro que são a França e Itália. A realidade portuguesa resume-se a construir o plantel para a época em causa. Uma equipa portuguesa nunca aborda o mercado com o intuito de construir, ano após ano, uma equipa recheada de estrelas e discutir as provas europeias, ombro a ombro, com os “tubarões”. Isso verifica-se tão claramente no mercado de inverno. Os competidores da Primeira Liga movimentam-se na janela de transferências apenas se houver necessidade. Essa necessidade existe sempre; lesões ou castigos que precisam de ser colmatados, substituir jogadores que se transferiram devido ao seu bom desempenho ou jogadores que vão sair por terem desiludido com as suas prestações. É também bastante frequente reforçar o plantel consoante o apuramento, ou não, para as provas europeias. A necessidade de frescura física para um alargado leque de competições onde a equipa se insere a isso obriga. Com base nos empréstimos, movimentam-se bastantes jogadores, essencialmente dentro de portas. Quer isto dizer que o negócio entre competidores diretos da Primeira Liga ou de escalões inferiores é o privilegiado. Exceção feita aos “grandes” que procedem à recolocação de jogadores em equipas de outra dimensão competitiva, quer em Portugal, quer no estrangeiro, para que os mesmos evoluam com tempo de competição.

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Boston Celtics perdem em final dramático com Neemias Queta envolvido

Os Boston Celtics perderam em casa com os Utah Jazz por 105-103 na NBA. Neemias Queta não ficou tão bem na fotografia.

Já são conhecidos os árbitros dos jogos do FC Porto e do Braga na Europa League

John Beaton será o árbitro do Utrecht x FC Porto. Já Balázs Berke estará no Braga x Genk, ambos jogos da Europa League.

Rui Costa deixa bicada: «Prefiro conviver com benfiquistas do que ir todos os dias para as televisões»

Rui Costa esteve em campanha em Portalegre. Presidente do Benfica e candidato a segundo mandato fez discurso.

FPF lança camisola em homenagem a Eusébio

A Federação Portuguesa de Futebol lançou equipamento dedicado a Eusébio. Portugal vestirá contra a Arménia.

PUB

Mais Artigos Populares

A união fez a força | Belenenses 0-2 União de Santarém

A União de Santatém deslocou-se ao Restelo para arrancar uma vitória tremenda e surpreendente por 2-0, com bis de Tomás Castro

Braga bate Rio Ave e segue em 3.º lugar da Primeira Liga Feminina

O Braga venceu o Rio Ave por 2-0 na quinta jornada da Primeira Liga Feminina. Arsenalistas seguem no 3.º lugar.

Goleada sem história | Benfica 5-0 Marítimo

As jogadoras do Benfica assumiram a liderança de forma isolada da Primeira Liga Feminina, com três pontos de avanço sobre o Sporting