📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O regresso dos guarda-redes-líbero

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalGuarda-redes-líbero, ou se preferirem o termo inglês, swepper-keeper. É possível que muitos fãs de futebol não conheçam este termo, mas a verdade é que é um termo mais antigo do que muitos possam imaginar. A utilização do guarda-redes-líbero era uma prática comum nos anos 50, principalmente em países como a Hungria e a Jugoslávia. Nesse tempo, a táctica privilegiada era o 3-2-2-3, mais conhecido por WM.

O húngaro Gyula Grosics, guarda-redes dos “Mágicos Magiares”, foi o grande pioneiro da função de guarda-redes-líbero, mostrando que sabia sair a jogar com a bola no pé dando apoio aos defesas, permitindo assim que a equipa pudesse construir jogo a partir de trás. Com o passar dos anos, apareceram mais alguns guarda-redes-líbero, como o holandês Jan Jongbloed ou o colombiano René Higuita, mas a evolução táctica que o futebol tomou, com a afirmação do 4-4-2 e do 4-3-3, fez com que esta “estripe” de guarda-redes não tivesse a continuidade desejada.

Gyula Grosics revolucionou a posição de guarda-redes no futebol mundial Fonte: futebolmagazine.com
Gyula Grosics revolucionou a posição de guarda-redes no futebol mundial
Fonte: futebolmagazine.com

No entanto, creio que o futebol teve uma evolução significativa nesta década. Para ser mais preciso, essa evolução começou aquando do aparecimento do Barcelona de Pep Guardiola, que privilegiava um futebol de posse e de pressão alta, que permitia à sua equipa dominar o jogo e estar mais perto da vitória.

Entre esta sua ideia de jogo que revolucionou o futebol mundial, o técnico catalão exigia que o guarda-redes fosse mais um jogador de campo. Com isto, Victor Valdés herdou o papel que outrora pertencia aos guarda-redes dos “Mágicos Magiares” e da “Laranja Mecânica”. Estava assim dado o regresso dos guarda-redes-líbero.

Com isto, foram aparecendo mais guarda-redes-líbero, tais como Manuel Neuer ou Marc-André ter Stegen. E nos dias de hoje, os guarda-redes são cada vez menos avaliados apenas pelo seu desempenho entre os postes, porque a visão de Guardiola fez com que muitos treinadores ganhassem importância na forma como os guarda-redes controlassem a bola com os pés e soubessem iniciar a construção de jogo da sua equipa.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Lucien Favre anuncia a reforma: «Decidi isto há algum tempo porque penso que fiz tudo o que podia ter feito»

Em entrevista à Blick, o treinador suíço de 68 anos anunciou, esta segunda-feira, que irá pôr um ponto final na carreira.

Serie A: Encontro entre o AC Milan e Como 1907 já não será jogado na Austrália

Num comunicado assinado por ambas as partes, o governo australiano e a Liga Italiana anunciaram que o jogo em Perth foi cancelado.

Rúben Amorim aborda mercado de inverno e encoraja Benjamin Sesko: «Vai melhorar muito»

Rúben Amorim abordou o mercado de inverno e destacou o progresso de Benjamin Sesko. O atleta jogou 73 minutos no último jogo.

FC Porto com baixa de peso para a partida contra o AVS SAD

O FC Porto não vai poder contar com Borja Sainz na partida frente ao AVS SAD. O extremo espanhol encontra-se suspenso.

PUB

Mais Artigos Populares

Más notícias para o Sporting: Geovany Quenda já foi operado e afinal não vai voltar em fevereiro

Geovany Quenda já foi operado a uma fratura no quinto metatarso do pé direito. A cirurgia realizou-se em Londres.

Custódio Castro: «Sabíamos que tínhamos que sofrer»

Custódio Castro abordou o encontro entre o FC Porto e o Alverca, que se realizou na noite desta segunda-feira, para a Primeira Liga.

Adeptos do Benfica erguem faixa em protesto contra o polémico penálti do Sporting nos Açores: «14 min???»

Adeptos encarnados não esqueceram polémica no Santa Clara x Sporting e manifestaram-se. O Benfica recebe o Famalicão no Estádio da Luz.