O regresso dos guarda-redes-líbero

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalGuarda-redes-líbero, ou se preferirem o termo inglês, swepper-keeper. É possível que muitos fãs de futebol não conheçam este termo, mas a verdade é que é um termo mais antigo do que muitos possam imaginar. A utilização do guarda-redes-líbero era uma prática comum nos anos 50, principalmente em países como a Hungria e a Jugoslávia. Nesse tempo, a táctica privilegiada era o 3-2-2-3, mais conhecido por WM.

O húngaro Gyula Grosics, guarda-redes dos “Mágicos Magiares”, foi o grande pioneiro da função de guarda-redes-líbero, mostrando que sabia sair a jogar com a bola no pé dando apoio aos defesas, permitindo assim que a equipa pudesse construir jogo a partir de trás. Com o passar dos anos, apareceram mais alguns guarda-redes-líbero, como o holandês Jan Jongbloed ou o colombiano René Higuita, mas a evolução táctica que o futebol tomou, com a afirmação do 4-4-2 e do 4-3-3, fez com que esta “estripe” de guarda-redes não tivesse a continuidade desejada.

Gyula Grosics revolucionou a posição de guarda-redes no futebol mundial Fonte: futebolmagazine.com
Gyula Grosics revolucionou a posição de guarda-redes no futebol mundial
Fonte: futebolmagazine.com

No entanto, creio que o futebol teve uma evolução significativa nesta década. Para ser mais preciso, essa evolução começou aquando do aparecimento do Barcelona de Pep Guardiola, que privilegiava um futebol de posse e de pressão alta, que permitia à sua equipa dominar o jogo e estar mais perto da vitória.

Entre esta sua ideia de jogo que revolucionou o futebol mundial, o técnico catalão exigia que o guarda-redes fosse mais um jogador de campo. Com isto, Victor Valdés herdou o papel que outrora pertencia aos guarda-redes dos “Mágicos Magiares” e da “Laranja Mecânica”. Estava assim dado o regresso dos guarda-redes-líbero.

Com isto, foram aparecendo mais guarda-redes-líbero, tais como Manuel Neuer ou Marc-André ter Stegen. E nos dias de hoje, os guarda-redes são cada vez menos avaliados apenas pelo seu desempenho entre os postes, porque a visão de Guardiola fez com que muitos treinadores ganhassem importância na forma como os guarda-redes controlassem a bola com os pés e soubessem iniciar a construção de jogo da sua equipa.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

UEFA não esquece: FC Porto com baixa de peso para as primeiras jornadas da Champions League

Jan Bednarek está fora dos planos do FC Porto para as duas primeiras jornadas da Champions League, devido a castigo.

Arsenal vence Chelsea com direito a reviravolta

O Arsenal recebeu e venceu o Chelsea por duas bolas a uma, num encontro a contar para a terceira jornada da Premier League.

FC Porto de folga: 2 jogadores apresentaram-se no Olival

O FC Porto esteve de folga durante este domingo. Zaidu Sanusi e Oskar Pietuzewski apresentaram-se no Olival.

Oficial: Jamie Vardy está de regresso ao futebol inglês

O Burnley oficializou a contratação de Jamie Vardy. O avançado inglês assinou por uma temporada com os Clarets.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Ittihad fecha concorrência para Richard Ríos e trata-se de nome de peso

O Al Ittihad está muito perto de confirmar Georginio Wijnaldum, médio neerlandês que estava livre no mercado de transferências.

Alarme na Luz: Já é conhecida a gravidade da lesão de Alexander Bah

Alexander Bah sofreu um traumatismo no ombro direito. O defesa dinamarquês lesionou-se na vitória do Benfica frente ao Marítimo.

Santa Clara de Petit vence e sobe provisoriamente ao pódio da Primeira Liga

O Santa Clara recebeu e venceu o Rio Ave por quatro bolas a zero, num encontro da quinta jornada da Primeira Liga.