O regresso dos guarda-redes-líbero

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalGuarda-redes-líbero, ou se preferirem o termo inglês, swepper-keeper. É possível que muitos fãs de futebol não conheçam este termo, mas a verdade é que é um termo mais antigo do que muitos possam imaginar. A utilização do guarda-redes-líbero era uma prática comum nos anos 50, principalmente em países como a Hungria e a Jugoslávia. Nesse tempo, a táctica privilegiada era o 3-2-2-3, mais conhecido por WM.

O húngaro Gyula Grosics, guarda-redes dos “Mágicos Magiares”, foi o grande pioneiro da função de guarda-redes-líbero, mostrando que sabia sair a jogar com a bola no pé dando apoio aos defesas, permitindo assim que a equipa pudesse construir jogo a partir de trás. Com o passar dos anos, apareceram mais alguns guarda-redes-líbero, como o holandês Jan Jongbloed ou o colombiano René Higuita, mas a evolução táctica que o futebol tomou, com a afirmação do 4-4-2 e do 4-3-3, fez com que esta “estripe” de guarda-redes não tivesse a continuidade desejada.

Gyula Grosics revolucionou a posição de guarda-redes no futebol mundial Fonte: futebolmagazine.com
Gyula Grosics revolucionou a posição de guarda-redes no futebol mundial
Fonte: futebolmagazine.com

No entanto, creio que o futebol teve uma evolução significativa nesta década. Para ser mais preciso, essa evolução começou aquando do aparecimento do Barcelona de Pep Guardiola, que privilegiava um futebol de posse e de pressão alta, que permitia à sua equipa dominar o jogo e estar mais perto da vitória.

Entre esta sua ideia de jogo que revolucionou o futebol mundial, o técnico catalão exigia que o guarda-redes fosse mais um jogador de campo. Com isto, Victor Valdés herdou o papel que outrora pertencia aos guarda-redes dos “Mágicos Magiares” e da “Laranja Mecânica”. Estava assim dado o regresso dos guarda-redes-líbero.

Com isto, foram aparecendo mais guarda-redes-líbero, tais como Manuel Neuer ou Marc-André ter Stegen. E nos dias de hoje, os guarda-redes são cada vez menos avaliados apenas pelo seu desempenho entre os postes, porque a visão de Guardiola fez com que muitos treinadores ganhassem importância na forma como os guarda-redes controlassem a bola com os pés e soubessem iniciar a construção de jogo da sua equipa.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Entre o fundo e o topo | Casa Pia x FC Porto

O líder e campeão nacional FC Porto desloca-se ao sul do país defrontar o Casa Pia, o último classificado. Um conjunto luta pela sexta vitória consecutiva e o outro trabalha para alcançar o primeiro triunfo.

Sporting vence Portimonense na primeira jornada da Primeira Liga de Futsal

O Sporting venceu o Portimonense por 1-0, na primeira jornada da Primeira Liga da Futsal, com Bernardo Paçó a assumir papel de destaque na baliza leonina.

Benfica B goleia Académica em Coimbra e Torreense volta a escorregar com nulo perante o Leixões: Eis os resultados do dia na Segunda Liga

O Benfica B goleou a Académica por três a zero na Segunda Liga, enquanto o Torreense voltou a desiludir perante o Leixões.

Renato Sanches em negociações avançadas para ser reforço do Estrela da Amadora

Renato Sanches está em negociações adiantadas para regressar a Portugal e ser reforço do Estrela da Amadora.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Benfica assiste na goleada do West Ham de Nuno Espírito Santo ao Wrexham

O West Ham de Nuno Espírito Santo goleou o Wrexham por seis a zero e lidera o Championship à condição.

Sevilha vence com assistência de ex-Sporting e agrava crise do Valência

O Sevilha venceu o Valência por um a zero na La Liga com assistência de Giorgi Kochorashvili, ex-jogador do Sporting.

Show de Franco Mastantuono: Fiorentina de Beto e Pedro Gonçalves vence Venezia de Thierry Correia

A Fiorentina venceu o Venezia por 4-2 com hat-trick de Franco Mastantuono. Beto, Pedro Gonçalves, Thierry Correia entraram na segunda parte.