📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

Mamadou Loum N’Diaye nasceu a 30 de dezembro de 1996 em Dakar – cidade capital da República do Senegal, país que possui uma considerável cultura futebolística. Por conseguinte, e à semelhança de muitas outras crianças daquele país da África Ocidental, Mamadou interessou-se pela modalidade, fazendo despertar o desejo de se vir a tornar profissional de futebol, uma aspiração que se intensificou assim que ingressou no Union Sportive de Ouakam, emblema dos arredores da capital onde fez toda a sua formação.

Após participar no Campeonato do Mundo sub-20 de seleções, que decorreu entre maio e junho de 2015 na Nova Zelândia – realizou cinco partidas ao serviço dos Les Lionceaux de la Téranga -, foi contratado pelo SC Braga, isto depois de ter cumprido um período de testes na Udinese Calcio, emblema italiano reconhecido internacionalmente por sinalizar jovens talentos.

Lançado por Abel Ferreira, fez a sua estreia – como suplente utilizado – no segundo principal escalão do futebol luso, a 15 de agosto de 2015, num encontro ante o Gil Vicente FC.

Enquanto jogador dos Arsenalistas, Loum atuou, ao longo das três últimas temporadas, na equipa B, disputando um total de 64 jogos e marcando quatro golos na exigente Segunda Liga. Assim, e ainda que não lhe tenham proporcionado oportunidades na formação principal do SC Braga, a qualidade que revelara catapultou-o para a Primeira Liga, um salto que se deu por via de um empréstimo a outro clube minhoto, o Moreirense FC.

Mamadou Loum tem vindo a deslumbrar, em época de estreia, na Primeira Liga, ao serviço do Moreirense FC
Fonte: Moreirense FC

Um autêntico polivalente

A formação de Moreira de Cónegos, orientada por Ivo Vieira, tem alternado, desde o início da época, entre três esquemas táticos: o 4-4-2, o 4-3-3 e o 4-2-3-1. Ora, independentemente do sistema adotado, o médio defensivo senegalês tem surgido sempre como titular no setor intermédio dos verde e brancos, reflexo da importância que o seu contributo representa para a equipa. Porém, e atendendo à tática utilizada, o camisola número 31 do Moreirense comporta-se, claro está, de maneira diferente. Se, por exemplo, fizer parte de um meio-campo “a três” – com Pedro Nuno, Neto ou Chiquinho-, Loum fica encarregue de dar solidez à defesa, posicionando-se essencialmente no meio-campo defensivo da sua equipa, tal como sugere a seguinte imagem:

A verde, encontra-se representada a região que o médio senegalês ocupou por mais tempo diante do CD Feirense
Fonte: Heatmap

Além da grande consistência que empresta a nível defensivo, este jovem médio de 21 anos desempenha um papel essencial na articulação – entre setores – do jogo do Moreirense FC, o que se comprova pelo facto de ser o médio que maior número de toques dá por encontro, registando uma média de 56,3 toques. Trata-se, também, daquele que mais passes realiza, efetuando uma média de 41,4 passes por jogo, a que corresponde uma percentagem de sucesso de 70%.

Como joga

O médio vinculado ao SC Braga revela-se um futebolista polivalente, embora se destaque pelas suas caraterísticas defensivas. Nesse sentido, há que salientar a sua capacidade de desarme, já que realiza uma média de 2,3 desarmes bem sucedidos por encontro, o que equivale a uma percentagem de 80% sobre o total efetuado e, ainda, a sua destreza no capítulo das interceções.

Por sua vez, no que se refere ao plano ofensivo, sobressai a sua aptidão para efetuar remates de meia-distância, sendo que representam 70% da totalidade de remates que tenta.

Que este Loum possa crescer e ‘incendiar’ com a sua classe os relvados deste nosso Portugal.

Foto de Capa: Moreirense FC

João Pedro Ferreira
João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Casa Pia com treinador definido para a partida frente ao Benfica

Gonçalo Brandão vai ser o treinador do Casa Pia na frente ao Benfica. Ainda assim Alexandre Santana mantém-se na ficha de jogo como técnico principal.

Francisco Benítez reage às declarações de Rui Costa: «Tem sérios problemas de memória, ou está, mais uma vez, a mentir»

Francisco Benítez, antigo candidato à presidência do Benfica em 2021, criticou as palavras de Rui Costa sobre o facto de não terem existido apenas duas candidaturas em 2021.

Paulo Simão: conhece melhor o irmão de Rafael Leão que continua em grande no Sporting e fez a diferença frente à Juventus

Paulo Simão é irmão de Rafael Leão e tem ganho relevância na formação dos leões, marcando um dos golos dos leões frente à Juventus.

Lenda do Manchester United pede mais liderança aos jogadores mais experientes dos red devils: «Deviam estar a jogar muito melhor do que estão»

O antigo capitão do Manchester United, Gary Neville, apontou o dedo aos jogadores mais experientes do plantel do Manchester United, incluindo Bruno Fernandes, Casemiro, Harry Maguire e Matthijs de Ligt, pedindo-lhes maior responsabilidade em campo.

PUB

Mais Artigos Populares

Treinador-adjunto português na equipa técnica do novo selecionador da Sérvia

O treinador adjunto português, Nuno Gomes vai acompanhar Veljko Paunovic na seleção da Sérvia. Os dois estão juntos desde 2020.

FC Porto reage ao processo disciplinar devido à denúncia de Fábio Veríssimo e ataca rivais: «Na perspetiva do FC Porto, persistem graves problemas na...

O FC Porto reagiu ao processo disciplinar aplicado pelo Conselho de Disciplina da FPF. Em causa, uma alegada pressão dos dragões ao árbitro Fábio Veríssimo no FC Porto x Braga.

Terça-feira começa com empate entre Sporting e Juventus para a Youth League

A Juventus e o Sporting empataram durante esta terça-feira 2-2, em jogo da quarta jornada da Youth League.