📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Ousados Versus Conservadores

- Advertisement -

Quem acompanha futebol sabe certamente que os treinadores portugueses estão na rota do futebol europeu. E os treinadores portugueses têm dado muito que falar pela Europa fora, seja pela qualidade que mostram dentro de campo, pela forma como comunicam com a imprensa, ou pelo seu estilo.

É nesta questão do estilo que quero tocar. Enquanto existem treinadores mais introvertidos, quer na comunicação, quer no estilo de jogo; também existem treinadores mais ousados, que possuem uma abordagem ao jogo mais aberta e corajosa. Analisemos o perfil de cada estilo:

Estes treinadores mais ousados são treinadores que por norma, tem uma identidade de jogo bem definida e que nunca em circunstância alguma se desviam dela, apresentando por norma, uma equipa que joga um futebol aberto e ofensivo, conservando a posse de bola e procurando jogar de forma apoiada, de pé para pé. Procuram construir uma equipa que trate bem a bola e que jogue um futebol atractivo, que entretenha os adeptos.

Miguel Cardoso tem mostrado uma ideia de jogo bem definida
Fonte: Rio Ave FC

Já os treinadores mais conservadores, como o adjectivo indica, possuem uma abordagem mais conservadora ao jogo, mais cautelosa e calculista. Antes de mais, são treinadores que não jogam para o espectáculo, não jogam nem querem jogar. São antes treinadores que apostam forte na preparação teórica do jogo e no estudo da forma de jogar do adversário, estabelecendo como prioridade a anulação deste. Como tal, esta é uma estratégia que pode variar mais consoante as características do adversário e do próprio jogo em si.

Mas afinal, qual destes estilos será o mais vantajoso e o mais adequado num clube grande? As opiniões dividem-se…

Por um lado, estes treinadores mais ousados costumam ser mais populares pelo seu futebol mais atractivo, por outro lado, a coragem que estes possuem também é questionada em certas ocasiões, principalmente em jogos contra equipas de maior valia.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Rumo ao Mundial 2026: Portugal x Arménia também já tem árbitros definidos

Portugal recebe este domingo a Arménia para fechar a qualificação ao Mundial 2026. Bósnio Irfan Peljto será o árbitro.

O que disse a Presidente da Associação Norueguesa de Futebol sobre a polémica Schejlderup? «Confiamos que não haverá punição adicional»

Schjelderup está a ser acusado de partilha de vídeo sexual de menores de idade. Presidente da Associação Norueguesa de Futebol já reagiu.

Rumo ao Mundial 2026: Já é conhecido o árbitro do Irlanda x Portugal

Portugal vai enfrentar esta quinta-feira a República da Irlanda. Sueco Glenn Nyberg será o árbitro da partida.

Sporting: Grécia dispensa Fotis Ioannidis

Fotis Ioannidis foi dispensado da Seleção da Grécia. Avançado do Sporting lesionou-se no jogo contra o Santa Clara.

PUB

Mais Artigos Populares

Dodi Lukebakio percebe «frustração» dos adeptos do Benfica e promete: «Vamos aprender com os nossos erros»

Dodi Lukebakio escreveu uma mensagem em português após o empate do Benfica com o Casa Pia. Jogo terminou 2-2.

Mudança nos Sub-21 de Portugal: João Fonseca rende João Muniz

João Fonseca foi chamado à Seleção Nacional Sub-21, depois de João Muniz ter sofrido lesão no jogo do Sporting B.

Gil Vicente: Andrew é o Guarda-Redes do Mês da Liga Portugal

Andrew foi eleito o Guarda-Redes do Mês pela Liga Portugal. Guardião do Gil Vicente superou assim Diogo Costa e Carevic.