Para lá do senhor do apito

- Advertisement -

Com o final da época terminam competições, contratos e até carreiras. Foi assim com João Capela. O lisboeta de 44 anos terminou a sua carreira na arbitragem de futebol na temporada anterior e, numa rara rotina de entrevistas, abriu o jogo acerca do estado da profissão.

Com particular ênfase na dimensão psicológica, Capela relembra que o árbitro é a entidade que balança a partida e nada mais; procura puxar pelos atletas quando o ambiente é pobre ou descontraído, mas tenta pôr gelo quando os estádios rebentam pelas costuras e os jogadores se descontrolam à mínima alteração.

Confessa-se distante da polémica proveniente da divulgação dos e-mails e revela que esse é um assunto que não faz parte da conversa diária entre os árbitros. Explica isso com a exposição a que esta entidade reguladora do jogo está submetida; com o VAR, mais de uma dezena de câmaras e uma mão cheia de programas de comentário pós-jogo, Capela acha impossível alguém sequer tentar algum favorecimento encoberto.

Com a perfeita noção da imagem que o árbitro tem, Capela não esquece o dérbi da capital, na Luz, em que lhe são apontados numerosos erros por ambas as partes. Os tempos que se seguiram foram difíceis, com ameaças à família, mas quando ganhou coragem para rever a partida, o árbitro português mantém a sua posição e afirma que no seu campo de visão, sem apoio do VAR na altura, não podia ter tomado outras decisões.

João Capela trocou o relvado pelo pavilhão e hoje é árbitro de basquetebol
Fonte: AF Viseu

Olhando para o futebol português na atualidade, são inegáveis as problemáticas existentes e, pior que isso, a sua profundidade. No país campeão da Europa, que leva equipas constantemente a fases avançadas da Liga dos Campeões, ainda é impossível levar crianças a um clássico ou dérbi. Ou melhor, é impossível levá-las sem que se tema pela sua segurança.

Mas como são apenas seis jogos num campeonato inteiro, pouco importa discutir isso. E é esta mentalidade que leva, jogo após jogo, a culpar as derrotas da equipa com a atuação do árbitro. Nada interessa se o fio de jogo da equipa é inexistente e se a tática habitual se baseia na “bola na frente e fé em Deus”, o que realmente importa e pauta os comentários televisivos e entre adeptos são os erros do árbitro. E se a sua equipa vencer, mesmo que seja com um golo com a mão para lá dos descontos, tanto melhor.

Contudo, esta classe não está acima de qualquer interveniente da partida e, como tal, tem direito a errar e o dever de se retratar ou evitar repeti-lo. Não é por acaso que a arbitragem portuguesa não teve nenhum representante principal no Mundial de 2018, na Rússia. Há, claramente, um caminho de alterações e melhorias a ser percorrido.

A última temporada foi negra no que à suspeição da arbitragem diz respeito. O regime de nomeações foi alterado e mesmo assim assistimos a fugas e denúncias quando supostamente seria um procedimento vedado a externos. No entanto, há quem ainda consiga culpar os árbitros por tudo isto e optar por ilibar dirigentes máximos das suas responsabilidades e atos, no mínimo, questionáveis. Não vejo que caminho seja este em que o futebol português se encontra, mas qualquer dia não há volta a dar.

Foto de Capa: FPF

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho já definiu 3 posições do plantel do Real Madrid que devem ser reforçadas

O Real Madrid está perto de anunciar José Mourinho como novo treinador do clube espanhol. O técnico já terá identificado três setores do terreno que devem ser reforçados.

AS Monaco e Estugarda na corrida por ex-jogador do Sporting: eis a situação

O AS Monaco está na frente da corrida pela contratação de Flávio Nazinho. Estugarda continua interessado no lateral de 22 anos.

Vive a sua melhor temporada no Barcelona e está em sério risco de falhar o Mundial

Fermín López fraturou o quinto metatarso do pé direito e pode mesmo falhar o Mundial 2026. Barcelona já comunicou a lesão.

Real Madrid confirma saída de Dani Carvajal e Florentino Pérez deixa mensagem: «Esta é e será sempre a sua casa»

O Real Madrid confirmou a saída de Dani Carvajal. O lateral-direito internacional espanhol fechou um ciclo de 23 temporadas no clube merengue, com 13 na equipa principal.

PUB

Mais Artigos Populares

Final da Taça de Portugal Feminina bate recorde de assistência em jogos femininos no Estádio do Jamor

O clássico entre Benfica e FC Porto feminino, reuniu 22.258 adeptos no Estádio Nacional. É a final feminina mais assistida da história.

Sporting terá esta terça-feira reunião em Itália por alvo: eis as novidades

O Sporting tem previsto esta terça-feira uma reunião com o Venezia por Issa Doumbia. Leões estão interessados em contratar o médio de 22 anos.

Daniel Beichler deixa o comando técnico do RB Salzburgo após finalizar a época no terceiro lugar

O RB Salzburgo anunciou o fim da colaboração com o treinador Daniel Beichler, com efeito imediato. A equipa finalizou o campeonato em terceiro lugar.