📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Petit e a missão de acordar o Leão do Atlântico

- Advertisement -

Depois do Sporting CP, o CS Marítimo foi o segundo clube a dar a famosa chicotada psicológica no seu grupo de trabalho. Após 10 jogos, onde o Marítimo saiu derrotado em oito e empatou dois (sendo que um desses empates foi ante o Moura AC, do Campeonato de Portugal, para a Taça de Portugal e o CS Marítimo acabaria por passar através das grandes penalidades), Cláudio Braga não resistiu e acabou por ser afastado da equipa.

Petit, ex-internacional português e campeão nacional pelo Boavista FC, em 2001, e pelo SL Benfica, em 2005, é quem se segue para afastar o fantasma da despromoção e, se ainda for a tempo, entrar na disputa por um lugar europeu. Para já, a estreia não correu bem, porque foi derrotado em casa pelo Vitória FC, por 0-1. Neste momento, o Marítimo ocupa o 13.º posto, apenas um ponto acima da linha de água, e já a oito pontos do quinto classificado da Liga Portuguesa (objetivo crónico dos madeirenses).

Danny voltou ao Marítimo, mas nem ele tem conseguido reverter este mau momento
Fonte: CS Marítimo

Petit tenta livrar-se da fama que tem

Treinar o Marítimo, um dos maiores clubes de Portugal, já com 40 presenças na Primeira Liga Portuguesa e sete participações na segunda prova mais importante da UEFA, é, sem dúvida, o maior desafio da carreira de Petit como treinador. Para já, o seu trajeto tem sido pautado por projetos de manutenção. Começou no “seu” Boavista, ainda na Segunda B, onde ficou quatro temporadas, das quais se destaca o facto de ter conseguido a permanência no regresso do “Boavistão” à Primeira Liga. Na época 2015-16, acabou por ser substituído por Erwin Sánchez, tendo rumado ao CD Tondela na mesma época e conseguido uma recuperação fantástica rumo à permanência. Na temporada 2016-17, começou no CD Tondela, mas acabou afastado, terminando a época no Moreirense FC e garantindo novamente a permanência. Por fim, a temporada passada, iniciou-a no FC Paços Ferreira, equipa que jogava bem, mas só conseguiu uma vitória em nove jogos. Acabou por ser despedido, voltando a Moreira de Cónegos, onde também não terminou a temporada.

Petit já fez trabalhos notáveis, sobretudo no regresso do FC Boavista à Primeira liga e no CD Tondela
Fonte: CS Marítimo

Posto isto, fica claro que Petit sempre esteve em projetos de “emergência”, tirando o FC Paços Ferreira, onde a equipa produzia, mas não ganhava. Agora no CS Marítimo, um clube grande da Primeira Liga, tem plantel e estrutura para conduzir a equipa a uma boa recuperação na tabela e ficar na Madeira por algumas épocas.

A imagem de Petit-jogador- é muito associada ao Petit-treinador-, mas temos de contextualizar. A esmagadora maioria dos projetos que aceitou eram para garantir a permanência. Com a equipa “ligada às máquinas”, não havia tempo para “folclore”. Na segunda época no CD Tondela e, sobretudo, no arranque no FC Paços de Ferreira, Petit tentou dar um cunho de garra e força, que lhe são característicos, mas juntando um futebol agradável, com bolinha no chão, várias flutuações de um flanco para o outro, com um bloco bastante coeso e certinho.

Não esqueçamos que, apesar de, como jogador, ser conhecido pela garra, força, energia, para além do seu fantástico remate de média-longa distância, Petit jogou com grandes craques na seleção Portuguesa, num clube grande como SL Benfica e ainda jogou numa das ligas mais competitivas e espetaculares do mundo, a Bundesliga, pelo FC Köln. Portanto, escola de bom futebol, não lhe falta.

Com craques como Joel, Danny, ou Barrera, entre outros, as coisas poderão resultar. Se bem que, novamente, o mais importante neste momento seja vencer, o que condiciona, e de que maneira, pelo clube que é e pela pressão que existe, o trabalho de Petit.

Na próxima jornada, o Marítimo desloca-se a Santa Maria da Feira e depois recebe nos Barreiros o Benfica. Dois testes que apresentam problemas diferentes e difíceis, onde o clube madeirense vai tentar “sacar” seis pontos.

 

Foto de Capa: CS Marítimo

Ruben Brêa Marques
Ruben Brêa Marqueshttp://www.bolanarede.pt
O Rúben é um verdadeiro apaixonado pelo futebol, sem preferência clubística. Adepto do futebol, admira qualquer estratégia ou modelo de jogo. Seja o tiki taka ou o catenaccio, importante é desfrutar e descodificar os momentos do jogo e as ideias dos técnicos. Para ele, futebol é paixão, trabalho, competência, luta, talento, eficácia, etc. Tudo é possível, não existem justos vencedores ou injustos perdedores, e é isto que torna o futebol um desporto tão bonito.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jan Vertonghen recorda passagem pelo Benfica e antevê duelo decisivo com o Ajax: «Quem perder está fora»

Jan Vertonghen, que representou Ajax e Benfica, falou sobre o momento complicado dos neerlandeses e recordou os dois anos que passou na Luz, numa fase marcada pela pandemia e por instabilidade desportiva.

Cristiano Ronaldo reage ao apuramento de Portugal para a final do Mundial Sub-17

Cristiano Ronaldo reagiu ao apuramento de Portugal para a final do Mundial Sub-17, depois da vitória contra o Brasil.

Ruben Amorim: «Não estamos lá, nem perto de onde precisamos de estar para lutar pelas primeiras posições nesta liga»

Ruben Amorim falou com os jornalistas depois do encontro entre o Manchester United e o Everton, para a Premier League.

Pisa falha vitória histórica aos 90+5 e Como 1907 arrasa o Torino e sobe ao sexto lugar

A 13.ª jornada da Serie A trouxe golos e um resultado inesperado em Turim. O Pisa ficou a segundos de uma vitória histórica fora de casa, enquanto o Como 1907 aplicou uma goleada ao Torino, saltando para os lugares europeus.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Varela recorda passagem pelo Benfica: «Senti-me desmoralizado»

Bruno Varela aproveitou a deslocação do Benfica a Amesterdão para recordar os tempos em Lisboa e no Ajax, numa conversa onde falou com nostalgia.

Espanyol vence o Sevilha por 2-1 e sobe ao sexto lugar da La Liga

O Espanyol recebeu e venceu o Sevilha por 2-1, em jogo da 13.ª jornada da La Liga. A equipa catalã continua a surpreender e salta para os lugares europeus.

Derrota do Manchester United provoca fim de marca estabelecida por Roberto Martínez

O Manchester United perdeu frente ao Everton na noite desta segunda-feira por uma bola a zero, para a Premier League.