📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

São Miguel, a ilha da equipa feliz

- Advertisement -

Na Região Autónoma dos Açores reside uma equipa feliz. Sendo assim, bem se pode dizer que o seu atual estado de vitalidade espelha a cor pela qual a sua casa – a ilha de São Miguel – é reconhecida devido às suas paisagens idílicas, o verde.

Na verdade, e se considerarmos o seu percurso no decorrer das 13 primeiras jornadas daquela que tem vindo a ser a edição mais competitiva da Primeira Liga dos últimos anos (apenas quatro pontos separam os quatro primeiros classificados), torna-se inevitável apontar o CD Santa Clara, de João Henriques, como uma das formações que mais tem sobressaído. São, aliás, vários os argumentos que podem ser invocados para o justificar.

Porém, e porque no desporto-rei o fundamental são os golos que se marca, comecemos por aí: o conjunto micaelense regista, até ao momento, um total de 21 golos. Ora, ainda relativo a este aspeto, atente-se ao facto de a formação do Santa Clara ser aquela que mais golos obtém na sequência de lances de bola parada a seguir ao FC Porto, totalizando sete tentos nessas circunstâncias – só menos um que os Dragões.

Em seguida, a predisposição ofensiva é mais um dos traços diferenciadores do conjunto orientado pelo português de 46 anos. A turma micaelense pode, mesmo, orgulhar-se de se equiparar aos “grandes” em termos de ocupação do último terço adversário.

Posto isto, e indissociável deste bom desempenho coletivo, está o rendimento de algumas das suas unidades mais influentes como são os casos do médio Osama Rashid ou do extremo Fernando Andrade. O primeiro, capitão de equipa dos Açorianos, assume-se, acima de tudo, como uma referência aquando da marcação de bolas paradas, levando já seis assistências e, ainda, quatro remates certeiros. Já o brasileiro Fernando, que atua preferencialmente na faixa esquerda, destaca-se pela sua capacidade de aceleração e pujança física, caraterísticas às quais alia uma razoável qualidade técnica; soma, até ao momento, três golos e outras tantas assistências.

Como joga

Perfilando-se, geralmente, em 4-3-3 (embora, por vezes, alterne para o 4-4-2), a formação de Ponta Delgada regista uma média de (44,3 %) no que respeita à percentagem de posse de bola por encontro. Posteriormente, realce-se o envolvimento dos laterais no processo ofensivo, em particular, o de Patrick Vieira, que atua pelo flanco direito, lado por onde os Açorianos executam a maioria dos seus ataques – cerca de (40 %).

O Heatmap ilustra o espaço percorrido pelo lateral Patrick no jogo diante do Rio Ave FC e sugere a sua grande vocação ofensiva
Fonte: Whoscored

Ainda referente ao plano ofensivo, é de destacar o alto nível de materialização das oportunidades criadas pois, apesar de ser a sexta equipa que menos remates realiza por jogo – com uma média de (11, 5), possui um dos melhores registos da prova no que respeita a golos obtidos.

Estará o Santa Clara próximo de atingir o seu objetivo – a manutenção? Ainda é cedo para o dizer, mas como escreveu José Ferreira num dos versos da canção “Ilhas de Bruma” «(…) tenho verde, tanto verde a indicar-me a esperança».

 

Foto de Capa: CD Santa Clara

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

João Pedro Ferreira
João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting oferece prenda de natal aos adeptos e goleia Vitória SC na Primeira Liga

O Sporting derrotou o Vitória SC por 4-1, em jogo disputado no Estádio D.Afonso Henriques. Encontro da 15.ª jornada da Primeira Liga.

Arsenal precisou de ir aos penáltis para bater o Crystal Palace e já está definido o quadro das meias-finais da Taça da Liga Inglesa

O Arsenal está nas meias-finais da Taça da Liga Inglesa. Vitória sobre o Crystal Palace chegou apenas nas grandes penalidades.

Frangos à solta em Guimarães: Rui Silva e Juan Castillo falham e Vitória SC x Sporting já está 1-3

O Vitória SC recebe o Sporting no Estádio D.Afonso Henriques. Os vimaranenses reagiram, mas os leões voltaram a dilatar a vantagem.

Patrícia Ribeiro: «O Cristiano Ronaldo estar ligado ao padel ajudou à evolução enorme»

Patrícia Ribeiro concedeu uma entrevista ao Bola na Rede. Atleta de padel falou da atualidade da modalidade em crescimento.

PUB

Mais Artigos Populares

Patrícia Ribeiro e o crescimento do padel: «Vamos a qualquer clube de padel e os campos estão cheios desde as 9h até às 23h...

Patrícia Ribeiro concedeu uma entrevista ao Bola na Rede. Atleta de padel falou da atualidade da modalidade em crescimento.

Patrícia Ribeiro: «Uma pessoa que comece a jogar ténis já em adulto muito dificilmente vai atingir o nível competitivo, enquanto no padel facilmente consegue...

Patrícia Ribeiro concedeu uma entrevista ao Bola na Rede. Atleta de padel falou da atualidade da modalidade em crescimento.

José Vala anuncia saída do Caldas em direto e revolta-se: «Isto não foi a Federação Portuguesa de Futebol, foi uma empresa. Alguém ganhou com...

José Vala revoltou-se com o sucedido na Taça de Portugal. Treinador anunciou despedimento em direto depois do Caldas x Braga.