📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Taça da Liga: Agora vai aquecer

- Advertisement -

Foi sorteada, na passada semana, a fase de grupos da Allianz Cup, como agora é conhecida a Taça da Liga. A terceira competição mais importante do futebol português entra na sua 12.ª edição e promete ser novamente disputada com seriedade, como tem sido apanágio nas últimas épocas, pelos grandes do nosso futebol.

Esta competição, depois de numa fase inicial ser bastante desvalorizada, agora é vista quase como uma espécie de bóia de salvamento, ao falhar objetivos mais importantes e ambiciosos (exemplo do Sporting CP que perdeu o campeonato, o apuramento para Liga dos Campeões e Taça de Portugal). Ou seja, não salva a época, mas é um “mal menor”. Não se sabe quem irá conquistar Liga, Taça de Portugal e até o um apuramento para a Champions. Portanto, os três grandes e até mesmo o SC Braga já pensam que o melhor é mesmo conquistar a Taça da Liga, para ter sempre algo para amostra.

Depois de já disputadas a primeira e segunda fases, com as equipas da II Liga e as menos bem classificadas da I Liga da época passada, chega-se agora à fase de grupos, que dará acesso à final-four. Só se apuram os primeiros classificados de cada grupo, sendo que o vencedor do grupo A cruza com o C e o B com o D.

O Sporting CP venceu a competição na época passada
Fonte: Sporting CP

No grupo A, surge o principal vencedor da competição (7 conquistas em 11 possíveis). O SL Benfica é, naturalmente, o grande favorito. Os encarnados não vencem há duas edições e, mesmo apresentando as suas segundas linhas em alguns dos jogos, devem vencer o grupo em circunstâncias normais. No entanto, se o SL Benfica apresentar segundas linhas e os restantes adversários forem a jogo com os seus melhores, o CD das Aves, atual vencedor da Taça de Portugal, e o Rio Ave FC têm uma palavra a dizer.

Atenção que a única saída fora do SL Benfica será à Vila das Aves e que os vila-condenses têm como objetivo chegar às meias finais e ganhar a Taça da Liga. Não é segredo que a equipa do Rio Ave FC tem como meta ganhar uma das taças num futuro próximo. Para fechar o grupo A, falta falar no FC Paços de Ferreira, que é ‘só’ o principal candidato à subida à primeira liga. Apesar de, na época passada, termos tido uma equipa de II liga nas meias finais, é importante referir que não havia nenhuma equipa ‘grande’ no grupo.

O grupo B é o mais equilibrado. Com SC Braga (vencedor em 2013), Vitória FC (vencedor em 2008), CD Tondela (afastou o Vitória SC) e o CD Nacional (a Choupana serve sempre de joker da equipa madeirense). No entanto, CD Nacional e CD Tondela só fazem um jogo em casa, portanto favoritismo para os sadinos e minhotos.

No grupo C, temos Os Belenenses Futebol SAD, o Varzim SC, GD Chaves e o campeão nacional, FC Porto. Os “dragões” foram afastados nas meias finais pelo Sporting CP na época passada, continuando com a espinha da Taça da Liga entalada, com zero conquistas. Este grupo parece, em teoria, ser mais acessível do que os grupos de SL Benfica e Sporting CP, no entanto o FC Porto terá de confirmar esse favoritismo, sendo que a visita ao Jamor na última jornada, poderá ser decisiva e uma autêntica final antecipada entre Belenenses e FC Porto.

Por fim, no grupo D, temos o atual vencedor, Sporting CP, o GD Estoril Praia (também super favorito à subida à primeira liga), o CD Feirense e o CS Marítimo. Este grupo também tem tudo para ser excitante e imprevisível. A única saída fora dos “leões” será ao Marcolino de Castro na última jornada, ou seja, se o CD Feirense precisar de uma vitória ou um empate para passar, terá a “faca e queijo na mão”. E atenção ao início excelente de campeonato dos “fogaceiros”. No entanto, o CS Marítimo também poderá discutir o apuramento, o que dependerá muito do que fizer em Alvalade, sendo que o GD Estoril Praia tem potencial para surpreender neste grupo.

Quem olha para os grupos pode pensar que teremos uma final-four com SL Benfica, SC Braga, FC Porto e Sporting CP (que era perfeito na ótica de quem organiza a prova e dos patrocinadores), mas antevêem-se surpresas e dificilmente será isso que acontecerá, porque, felizmente, o futebol é imprevisível e é isso que torna este desporto tão apaixonante. Como dizia o outro, “a bola é redonda”…

 

Foto de Capa: Liga Portugal

Ruben Brêa Marques
Ruben Brêa Marqueshttp://www.bolanarede.pt
O Rúben é um verdadeiro apaixonado pelo futebol, sem preferência clubística. Adepto do futebol, admira qualquer estratégia ou modelo de jogo. Seja o tiki taka ou o catenaccio, importante é desfrutar e descodificar os momentos do jogo e as ideias dos técnicos. Para ele, futebol é paixão, trabalho, competência, luta, talento, eficácia, etc. Tudo é possível, não existem justos vencedores ou injustos perdedores, e é isto que torna o futebol um desporto tão bonito.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mercado: Barcelona avança para a contratação de ponta de lança e já existiram contactos

O Barcelona está interessado em garantir a contratação de Dusan Vlahovic. O ponta de lança pertence à Juventus.

Glória do futebol inglês afirma: «Viktor Gyokeres é como a maioria dos avançados»

Viktor Gyokeres mudou-se para o Arsenal no último mercado e tem sido criticado pelas suas prestações na Premier League.

Braga confirma renovação de contrato de Diego Rodrigues e jogador passa a ter uma cláusula de rescisão milionária

Diego Rodrigues renovou o seu contrato com o Braga até 2030. O médio é considerado uma jovem promessa no Minho.

Futsal: Fábio Cecílio deixa o Nápoles e tem destino confirmado

Fábio Cecílio deixou de ser jogador do Nápoles. O internacional português juntou-se ao Eurobus Przemysl.

PUB

Mais Artigos Populares

A mobilidade do Braga que criou problemas ao Benfica e a importância de Georgiy Sudakov e Fredrik Aursnes na reação das águias

A mobilidade ofensiva do Braga causou dificuldades ao Benfica na primeira parte, mas as águias conseguiram reagir no plano tático.

Nuno Capucho está de volta ao Varzim

Nuno Capucho foi confirmado durante esta segunda-feira como novo treinador do Varzim, emblema que atua na Liga 3.

Sporting: janeiro para resolver situações complicadas

O Sporting deverá realizar poucas mexidas no plantel principal. Ainda assim, o emblema de Alvalade terá alguns problemas para resolver em janeiro.