Três foi a conta que o Paços fez

- Advertisement -

Reza a lenda que, algures pela capital do móvel, se encontra uma muralha. E, não, não é feita de madeira. Dá-me ideia de que é muito mais resistente do que isso. Estou a falar, obviamente, do FC Paços de Ferreira.

Esta equipa tem até agora, ou seja, até à nona jornada do campeonato, apenas três golos sofridos! Este número já era de realçar de qualquer das formas, mas ainda se torna mais surpreendente quando nos apercebemos de que a média de golos sofridos das dezoito equipas da liga ledman pro é de dez golos. São só sete golos de diferença, não é verdade?

Mas qual será o segredo para esta defesa imbatível que o Paços tem apresentado? Será que o grande móvel que está a ser montado terá manual de instruções? Gostava de saber, e acho que todos vocês também, qual tem sido o truque para este desempenho defensivo exímio.
Para além da qualidade indiscutível de Ricardo Ribeiro, o quarteto defensivo que lhe segue também não fica nada atrás. Marco Baixinho, Junior Pius, Bruno Teles, Ricardo Ribeiro e Bruno Santos – são estes os nomes que têm feito a diferença na tarefa defensiva.

O mestre das subidas está no Paços de Ferreira e os castores vão no bom caminho rumo à subida
Fonte: FC Paços de Ferreira

Phil Jackson, técnico de basquete, é autor da tão célebre frase “Ataques ganham jogos. Defesas ganham campeonatos”. O certo é que é já uma frase universal no mundo do futebol. Muita gente acha que essa é mesmo a “fórmula mágica” ou até mesmo o breve resumo do manual de instruções para montar o móvel novo que chegou a nossa casa. Mas será que é esta a fórmula para fazer com que o Paços volte aos grandes palcos do futebol nacional?

O certo é que um dos fatores dos castores já está a seu favor. Não fosse o seu treinador, o mestre das subidas como muitos lhes chamam – Vítor Oliveira. A sua primeira subida, por assim dizer, foi em 1990/1991 e claro está que aconteceu no Paços de Ferreira. Destino? Eu não queria dizer nada, mas… A verdade é que é muito pouco comum um clube “recém-descido de divisão” conseguir voltar ao escalão principal apenas em uma época. Mas também é verdade que Vítor Oliveira já nos mostrou que, de facto, não há cá impossíveis.

 

Foto de Capa: FC Paços de Ferreira

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Inês Marques Santos
Inês Marques Santoshttp://www.bolanarede.pt
A Inês é licenciada em Jornalismo. A experiência do Bola na Rede veio juntar duas coisas de que gosta de fazer: escrever e ver futebol. Desde nova que quer entrar no mundo do jornalismo desportivo e espera um dia conseguir marcar o seu lugar no mesmo.

Subscreve!

Artigos Populares

Abel Ferreira ‘protege-se’ de Ruben Amorim: Palmeiras coloca 180 milhões de euros de cláusula em jogador

O Palmeiras decidiu colocar uma cláusula de rescisão de 180 milhões de euros no novo contrato de José Manuel López.

Alanyaspor de João Pereira sobe ao 7.º lugar: eis os resultados da Liga turca

Alanyaspor de João Pereira venceu por 1-0 Rizespor. Kacper Kozlowski brilha na vitória do Gaziantep sobre o Goztepe.

Al Hilal sofre a primeira derrota para o campeonato

Al Hilal perdeu 2-0 em casa contra o Neom SC. Rúben Neves foi titular mas não conseguiu evitar a derrota.

Elche de Martín Anselmi cai aos 90′ contra a Real Sociedad

O Elche perdeu contra a Real Sociedad por três bolas a duas durante esta segunda-feira, num encontro a contar para a quarta jornada da La Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Matheus Nunes responde ao Bola na Rede: «Se o mister me colocar a defender como lateral e a construir como médio, eu vou gostar»

Matheus Nunes anteviu o embate entre FC Porto e Manchester City na 1.ª jornada da Champions League e respondeu à pergunta do Bola na Rede.

FC Porto: André Silva esteve na órbita de outro clube português

André Silva chegou ao FC Porto no último mercado de transferências de verão, mas o Braga também esteve interessado.

Matheus Nunes e o duelo com o FC Porto: «Gostam de pôr o adversário lá atrás e controlar o jogo»

Matheus Nunes marcou presença na conferência de antevisão à 1.ª jornada da Champions League, entre FC Porto e Manchester City.