Três foi a conta que o Paços fez

- Advertisement -

Reza a lenda que, algures pela capital do móvel, se encontra uma muralha. E, não, não é feita de madeira. Dá-me ideia de que é muito mais resistente do que isso. Estou a falar, obviamente, do FC Paços de Ferreira.

Esta equipa tem até agora, ou seja, até à nona jornada do campeonato, apenas três golos sofridos! Este número já era de realçar de qualquer das formas, mas ainda se torna mais surpreendente quando nos apercebemos de que a média de golos sofridos das dezoito equipas da liga ledman pro é de dez golos. São só sete golos de diferença, não é verdade?

Mas qual será o segredo para esta defesa imbatível que o Paços tem apresentado? Será que o grande móvel que está a ser montado terá manual de instruções? Gostava de saber, e acho que todos vocês também, qual tem sido o truque para este desempenho defensivo exímio.
Para além da qualidade indiscutível de Ricardo Ribeiro, o quarteto defensivo que lhe segue também não fica nada atrás. Marco Baixinho, Junior Pius, Bruno Teles, Ricardo Ribeiro e Bruno Santos – são estes os nomes que têm feito a diferença na tarefa defensiva.

O mestre das subidas está no Paços de Ferreira e os castores vão no bom caminho rumo à subida
Fonte: FC Paços de Ferreira

Phil Jackson, técnico de basquete, é autor da tão célebre frase “Ataques ganham jogos. Defesas ganham campeonatos”. O certo é que é já uma frase universal no mundo do futebol. Muita gente acha que essa é mesmo a “fórmula mágica” ou até mesmo o breve resumo do manual de instruções para montar o móvel novo que chegou a nossa casa. Mas será que é esta a fórmula para fazer com que o Paços volte aos grandes palcos do futebol nacional?

O certo é que um dos fatores dos castores já está a seu favor. Não fosse o seu treinador, o mestre das subidas como muitos lhes chamam – Vítor Oliveira. A sua primeira subida, por assim dizer, foi em 1990/1991 e claro está que aconteceu no Paços de Ferreira. Destino? Eu não queria dizer nada, mas… A verdade é que é muito pouco comum um clube “recém-descido de divisão” conseguir voltar ao escalão principal apenas em uma época. Mas também é verdade que Vítor Oliveira já nos mostrou que, de facto, não há cá impossíveis.

 

Foto de Capa: FC Paços de Ferreira

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Inês Marques Santos
Inês Marques Santoshttp://www.bolanarede.pt
A Inês é licenciada em Jornalismo. A experiência do Bola na Rede veio juntar duas coisas de que gosta de fazer: escrever e ver futebol. Desde nova que quer entrar no mundo do jornalismo desportivo e espera um dia conseguir marcar o seu lugar no mesmo.

Subscreve!

Artigos Populares

Raúl Asencio absolvido no caso do vídeo íntimo: «Agora é a minha vez de falar»

Raúl Asencio foi absolvido no caso do vídeo sexual. As duas vítimas perdoaram o defesa do Real Madrid, permitindo a retirada da acusação.

Taça de Itália: Palermo e Hellas Verona avançam para os oitavos-de-final

Nos 16-avos de final da Taça de Itália, o Palermo bateu o Mantova por 5-2 e o Hellas Verona eliminou o Cagliari, com uma vitória por 2-1.

Real Sociedad e Celta Vigo empatam no arranque da quarta jornada da La Liga

Na quarta jornada da La Liga, a Real Sociedad e Celta Vigo não foram além do empate a zero no País Basco.

Imprensa italiana revela o plano B de Rui Costa para o Benfica como alternativa a Marco Silva

Nicolò Schira avança que Rui Costa falou com Vicenzo Italiano em maio, como plano B para o Benfica, caso não chegasse a acordo com Marco Silva.

PUB

Mais Artigos Populares

Anderlecht de Vítor Bruno regressa às vitórias na Liga Belga

Na terceira jornada da Liga Belga, o Anderlecht de Vítor Bruno recebeu e venceu o Kortrijk pela margem mínima.

Rui Pedro Braz abandona o cargo de diretor desportivo do Al Ahli

O Al Ahli anunciou um acordo de rescisão de contrato com Rui Pedro Braz, por mútuo acordo. Português chegou ao clube em outubro de 2025.

Ange Postecoglu entusiasmado com o recorde de Cristiano Ronaldo: «Está perto dos 1000 golos… vai ser incrível»

Cristiano Ronaldo está a 22 golos do recorde histórico e Ange Postecoglu deixou fortes elogios ao capitão do Al Nassr.