Um Boavista que tem deixado um pouco a desejar

- Advertisement -

Este início de época foi marcado por um Boavista FC que surpreendeu muitos dos adeptos do futebol português e colocou os adeptos boavisteiros numa ‘quase euforia’. No entanto, parece-me que muito do optimismo que tem pautado a grande maioria dos adeptos do Boavista é, de certa forma, exagerado.

Até há bem pouco tempo, o Boavista FC era um dos poucos clubes invictos ‘domesticamente’, no que à Europa ‘desenvolvida futebolisticamente’ diz respeito. Os adeptos boavisteiros começaram a recordar o Boavistão e a encher-se ainda de mais orgulho no seu clube. No entanto, as derrotas apareceram e julgo que há ilações a tirar, não só destas mesmas duas derrotas, mas sobretudo da forma de jogar da equipa de Lito Vidigal.

Lito Vidigal é um treinador que não me convence. Já teve algum sucesso em alguns projectos que abraçou, mas sinceramente sempre que penso nele ocorre-me um treinador que joga sobretudo para o ponto, tendo como principal qualidade a forma como monta a postura defensiva da sua equipa. E o Boavista deste ano é o melhor dos exemplos disso mesmo.

Lito Vidigal conseguiu estar invicto durante longo período no Boavista sobretudo graças à coesão defensiva da sua equipa, aliada a uma maturidade e objectividade que fizeram deste actual Boavista uma das surpresas das primeiras jornadas. No entanto, Vidigal, com o plantel que tem à sua mercê, e especialmente focando-me nos homens de ataque, deveria, quanto a mim, colocar a sua equipa a ‘jogar mais à bola’, mesmo tendo vencido, como venceu, o SC Braga e o Sporting CP.  Mas vejam, por exemplo, o jogo com o Braga e a forma como o Boavista foi remetido à sua defesa na quase totalidade da segunda parte…

Lito Vidigal não pode continuar a colocar o seu Boavista a jogar tão pouco. Este Boavista pode até fazer lembrar o Boavistão de outros tempos na entrega e na raça mas no que toca a ‘espalhar magia’ pelos campos nacionais, aí está a anos luz desse Boavista. Como se pode ter no plantel um ataque de jogadores tão criativos e depois jogar-se com tão poucos em simultâneo? Como pode Mateus estar constantemente no banco? E Bueno? E Sauer? O que dizer de Paulinho que tem magia nos pés e pouco ou nada é utilizado?

Mateus continua, estranhamente, a não ser um dos titulares indiscutivéis do onze do Bessa
Fonte: Boavista FC

Quando penso neste Boavista penso que com Mateus, Heriberto, Bueno e Yusupha num mesmo onze, esta equipa poderia espalhar miséria, mantendo a consistência defensiva que tem apresentando e tendo todos estes homens de classe na frente. Por vezes olhar para o banco do Bessa é ver três ou quatro dos homens mais criativos e dinâmicos ali sentados e esperar que o Boavista não esteja a vencer ou a atingir o resultado desejado para, finalmente, poder assistir-se a qualidade ofensiva que os suplentes vão espalhando… pelo banco de suplentes.

Ou muito me engano, ou este Boavista a continuar assim fará, no máximo, uma época tranquila. Não queira Lito Vidigal apostar numa equipa de alma mais aberta, de peito feito para os adversários, e os adeptos boavisteiros irão rapidamente cansar-se do seu treinador. Porque os boavisteiros foram campeões nacionais e não acredito que dentro de cada um não haja um desejo ardente de ver o seu Boavista jogar como a sua história o exige: pode não ganhar sempre, mas com certeza os adeptos do Bessa irão sentir-se orgulhosos por alguém os fazer lembrar do seu Boavista que jogava de igual para igual. E isso não está a acontecer.

Pode pois parecer exagerado, mas a meu ver este Boavista joga pouco, muito pouco, e o seu treinador rapidamente poderá passar de invicto a desempregado. Mas isto será talvez a minha saudade do grande Boavista a falar.

 

Foto de Capa: Boavista FC

Artigo revisto por Diogo Teixeira

 

Tiago Ferreira
Tiago Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um apaixonado pela vida, pelas pessoas e também por tudo o que rodeia o desporto em geral e o futebol em particular. Assim, tenta expressar as suas emoções e vivências da melhor forma que julga conseguir fazê-lo: por palavras escritas.                                                                                                                                                 O Tiago não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antiguoko: uma fábrica de génios no País Basco, capaz de bater de frente com o modernismo do futebol

O Antiguoko é uma equipa dedicada ao futebol de formação no País Basco. Pelos seus quadros, passaram nomes bem conhecidos em todo o mundo.

Real Madrid está atento a jovem da La Liga

O Real Madrid está a acompanhar a evolução de Víctor Muñoz, jogador que se encontra em destaque ao serviço do Osasuna.

Como 1907 completa reviravolta diante da Fiorentina e avança na Taça de Itália

Esta segunda-feira, o Como 1907 venceu por 3-1 frente à Fiorentina e garantiu o seu lugar nos quartos-de-final da Taça de Itália.

Valência abre a porta de saída a português na reta final do mercado

O Valência pode vender André Almeida na reta final do mercado. O português não tem sido um indiscutível no Mestalla.

PUB

Mais Artigos Populares

Hoffenheim mantém série de vitórias e RB Leipzig escorrega em casa do St.Pauli: eis os resultados do dia na Bundesliga

Na 19.ª jornada da Bundesliga, o Hoffenheim voltou a vencer, desta feita frente ao Werder Bremen por 2-0. O RB Leipzig empatou a uma bola frente ao St. Pauli.

Bomba a caminho? Arsenal está desiludido com Viktor Gyokeres e analisa nome sonante para o ataque

Viktor Gyokeres chegou ao Arsenal no último mercado de transferências de verão, mas ainda não convenceu ao serviço dos gunners.

Athletic sem o jogador mais utilizado em 2025/26 frente ao Sporting: o provável substituto para o jogo com os leões

Mikel Jauregizar está fora dos planos do Athletic contra o Sporting. O médio encontra-se suspenso na Champions League.