📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Um “Raio X” à bancada da Liga NOS

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

O apito final soou e os adeptos regressaram a casa pela última vez. Os estádios encheram-se então de um silêncio pouco habitual por estas andanças, numa pausa que vai durar até, pelo menos, Agosto. Mas nem durante este interregno nos esquecemos daqueles que fazem mover toda a paixão e indústria que é o futebol. Um desporto feito pelos adeptos e para os adeptos – mesmo que pareça cada vez mais o contrário.

Este foi um ano em que os fãs do desporto-rei em Portugal tiveram um protagonismo diferente e menos habitual daquele que costumam ter, a maioria das vezes, infelizmente, por maus motivos, especialmente as claques organizadas: situações que se estendem a todos os grandes clubes nacionais, com as claques do FC Porto a entoarem cânticos anti-Benfica alusivos à tragédia da Chapecoense, ou com uma rixa entre membros de claques de SL Benfica e Sporting CP a resultar na morte de um adepto dos leões. Este comportamento hostil estendeu-se, de resto à claque da Seleção Nacional de Futebol.

Mas nem tudo foi mau. Aliás, não me pretendo focar nesses pontos negativos neste artigo, quer pelo facto de estes já terem sido explorados este ano, como por achar que não merecem grande tempo de antena, mas sim punição. Quero focar-me, sim, num possível sinal de esperança, que mesmo que seja irregular é um dado extremamente positivo: haverá mais adeptos nos estádios no campeonato português?

A resposta é sim! Mas vamos a dados: para não existir uma errada interpretação, optei por comparar apenas os dados referentes aos últimos três campeonatos disputados (2014/15, 15/16 e 16/17), por terem o mesmo número de equipas participantes, dezoito. Aquilo que nos diz a base de dados da Liga Portugal é que o número de espectadores nos estádios tem aumentado – de 2014/2015, com 3 091 276 espectadores, passou para 3 305 708 em 2015/2016, finalizando este ano, 2016/2017, com 3 622 372 adeptos nos estádios. O crescimento é bastante positivo, ultrapassando mesmo o meio milhão de espectadores em dois anos!

 

Evolução do número de espectadores nas últimas três épocas Fonte: Bola na Rede
Evolução do número de espectadores nas últimas três épocas
Fonte: Bola na Rede

Contudo, podemos fazer algumas leituras nas entrelinhas que nos poderão deixar de pé atrás com estes dados. Que o global de espectadores da Liga NOS tem aumentado é um facto, mas como é materializado esse aumento? Pegando na calculadora, chegamos à conclusão que este crescimento não é geral em todas as equipas. Vejamos: da temporada passada, 2015/2016, para esta que acabou de terminar, 2016/2017, as nove equipas com melhores números absolutos em número de assistências – a primeira metade da Liga neste aspeto – aumentou os seus valores em 340 672 espectadores. Pelo contrário, as nove piores equipas da Liga em termos de assistência – a segunda metade neste aspeto – diminuíram o número de espectadores em 24 008.

André Maia
André Maiahttp://www.bolanarede.pt
Durante os seus primeiros seis anos de vida, o André não ligava a futebol. Até que no dia 24 de junho de 2004, quando viu o Ricardo a defender um penálti sem luvas, se apaixonou pelo jogo. Amante da história de futebol e sempre com factos na ponta da língua, tem Cristiano Ronaldo e Rui Patrício como os seus maiores ídolos.                                                                                                                                                 O André escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jamie Carragher volta a ridicularizar Mohamed Salah: «Há muito tempo que não desejava tanto que o Liverpool ganhasse»

Jamie Carragher está a ser um dos nomes mais vocais nas críticas a Mohamed Salah. Antigo capitão do Liverpool voltou a falar do egípcio.

Surpresa em Munique: João Simões deixa Tah para trás e Joshua Kimmich marca auto-golo e faz o 1-0 do Sporting

Grande momento verde e branco e golo dos leões a inaugurar o marcador. Sporting na Alemanha para defrontar o Bayern Munique.

Surpresa: Manchester United de Ruben Amorim considera avançar por Sergio Ramos

O Manchester United pode atacar a contratação de Sergio Ramos em janeiro. Reforço do centro da defesa cogitado.

Luís Castro negoceia regresso ao Brasileirão depois da aventura no Al Wasl

Luís Castro é alvo do Grémio. O treinador português é alvo da nova direção do clube e pode regressar ao Brasileirão.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Pedro Silva de volta à equipa técnica do Wolverhampton

O Wolverhampton anunciou, esta terça-feira, que Rui Pedro Silva irá voltar ao clube para integrar a equipa técnica de Rob Edwards.

FC Porto: encontro com o Malmo marca a despedida do treinador Anes Mravac

Anes Mravac é o treinador interino do Malmo desde setembro e fará o seu último jogo no comando técnico frente ao FC Porto na Europa League.

Roberto Martínez bate Pep Guardiola e é eleito o Melhor Treinador Catalão de 2025

Esta terça-feira, o selecionador de Portugal, Roberto Martínez, superou Pep Guardiola e foi eleito o Melhor Treinador Catalão do ano de 2025.