Um “Raio X” à bancada da Liga NOS

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

O apito final soou e os adeptos regressaram a casa pela última vez. Os estádios encheram-se então de um silêncio pouco habitual por estas andanças, numa pausa que vai durar até, pelo menos, Agosto. Mas nem durante este interregno nos esquecemos daqueles que fazem mover toda a paixão e indústria que é o futebol. Um desporto feito pelos adeptos e para os adeptos – mesmo que pareça cada vez mais o contrário.

Este foi um ano em que os fãs do desporto-rei em Portugal tiveram um protagonismo diferente e menos habitual daquele que costumam ter, a maioria das vezes, infelizmente, por maus motivos, especialmente as claques organizadas: situações que se estendem a todos os grandes clubes nacionais, com as claques do FC Porto a entoarem cânticos anti-Benfica alusivos à tragédia da Chapecoense, ou com uma rixa entre membros de claques de SL Benfica e Sporting CP a resultar na morte de um adepto dos leões. Este comportamento hostil estendeu-se, de resto à claque da Seleção Nacional de Futebol.

Mas nem tudo foi mau. Aliás, não me pretendo focar nesses pontos negativos neste artigo, quer pelo facto de estes já terem sido explorados este ano, como por achar que não merecem grande tempo de antena, mas sim punição. Quero focar-me, sim, num possível sinal de esperança, que mesmo que seja irregular é um dado extremamente positivo: haverá mais adeptos nos estádios no campeonato português?

A resposta é sim! Mas vamos a dados: para não existir uma errada interpretação, optei por comparar apenas os dados referentes aos últimos três campeonatos disputados (2014/15, 15/16 e 16/17), por terem o mesmo número de equipas participantes, dezoito. Aquilo que nos diz a base de dados da Liga Portugal é que o número de espectadores nos estádios tem aumentado – de 2014/2015, com 3 091 276 espectadores, passou para 3 305 708 em 2015/2016, finalizando este ano, 2016/2017, com 3 622 372 adeptos nos estádios. O crescimento é bastante positivo, ultrapassando mesmo o meio milhão de espectadores em dois anos!

 

Evolução do número de espectadores nas últimas três épocas Fonte: Bola na Rede
Evolução do número de espectadores nas últimas três épocas
Fonte: Bola na Rede

Contudo, podemos fazer algumas leituras nas entrelinhas que nos poderão deixar de pé atrás com estes dados. Que o global de espectadores da Liga NOS tem aumentado é um facto, mas como é materializado esse aumento? Pegando na calculadora, chegamos à conclusão que este crescimento não é geral em todas as equipas. Vejamos: da temporada passada, 2015/2016, para esta que acabou de terminar, 2016/2017, as nove equipas com melhores números absolutos em número de assistências – a primeira metade da Liga neste aspeto – aumentou os seus valores em 340 672 espectadores. Pelo contrário, as nove piores equipas da Liga em termos de assistência – a segunda metade neste aspeto – diminuíram o número de espectadores em 24 008.

André Maia
André Maiahttp://www.bolanarede.pt
Durante os seus primeiros seis anos de vida, o André não ligava a futebol. Até que no dia 24 de junho de 2004, quando viu o Ricardo a defender um penálti sem luvas, se apaixonou pelo jogo. Amante da história de futebol e sempre com factos na ponta da língua, tem Cristiano Ronaldo e Rui Patrício como os seus maiores ídolos.                                                                                                                                                 O André escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vinde para a festa | FC Porto x Santa Clara

O FC Porto conquistou o seu 31.º título e o embate da derradeira jornada com o Santa Clara vai servir para consagrar os novos campeões, já com direito à entrega da taça da Primeira Liga e festejos durante o dia na cidade invicta.

Michel Mboula na mira do Famalicão para o mercado de verão

Famalicão é um dos clubes europeus interessados em Michel Mboula. O defesa de 22 anos representa o Metz da França.

Rodrigo Zalazar deixa mensagem de despedida para os adeptos do Braga: «Serei sempre mais um guerreiro»

Rodrigo Zalazar despediu-se dos adeptos do Braga com uma publicação nas redes sociais. Médio uruguaio será reforço do Sporting.

França chega a princípio de acordo com treinador que venceu três Champions League

Zinédine Zidane chegou a um princípio de acordo com a Seleção Francesa para assumir o comando técnico após o Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Avançado colombiano ataca o selecionador Nestor Lorenzo: «Não sabes um c…»

Roger Martínez, avançado do Al Taawoun, ficou fora da lista de 55 pré-convocados da Colômbia e deixou fortes críticas ao selecionador.

Bernardo Silva recorda episódio com José Mourinho após dérbi em Old Trafford: «Não parecia muito feliz»

Bernardo Silva recordou a confusão que se seguiu ao dérbi entre o Manchester City e o Manchester United de José Mourinho em 2017.

Jornal Marca garante: José Mourinho está 99,9% fechado como treinador do Real Madrid

O jornal espanhol Marca avança que o regresso de José Mourinho ao Real Madrid é apenas uma questão de tempo.