- Advertisement -

O vídeo-árbitro, conhecido por muitos como VAR, era suposto ser um meio fiável para auxiliar as decisões do árbitro em todos os casos que fosse solicitado. Assim, a Liga Portuguesa assumiu-se como uma das primeiras ligas a possuir este tipo de tecnologia nas competições. “Um investimento pelos clubes de futebol profissional”. No entanto, desde o início da sua atualização, o VAR tem deixado um sonho meio incompleto e pouco – até mesmo nada – fiável.

Exemplos desta falta de confiança são demasiados para serem enumerados. No entanto, há a existência de alguns conhecidos pela sua extrema controvérsia e por serem de tal forma escandalosas.

No passado fim-de-semana sucedeu a 13.ª jornada do campeonato e a decisão do VAR no jogo disputado na tarde de sábado entre o CD Tondela e o Famalicão FC deixou algo a desejar, a nível de arbitragem. Ao final de quase sete minutos de ponderação – o que se me fosse questionado era um ultraje -, dada a circunstância em que foi anulado o golo que daria a vitória ao Famalicão FC (que acabou por sair derrotado da partida). Outro escândalo com o emblema minhoto já se tinha sucedido no jogo contra o Moreirense FC, onde o resultado acabou por ficar empatado.

O clube acabou por tomar medidas legais e apelar à igualdade, “(…)uma competição que se pretende disputada em condições de igualdade por todos os participantes, impõe-se que sejam as instituições desportivas as primeiras a manifestar esses princípios fundamentais.” refere o clube. Os esclarecimentos estão pedidos publicamente. É de salientar que o clube de Vila Nova de Famalicão tem vindo a enfrentar alguns problemas de arbitragem desde a perda da primeira posição na tabela classificativa.

Fonte: Federação Portuguesa de Futebol

Outro exemplo, o Boavista FC recebeu o SL Benfica na sexta-feira, dia 6 de dezembro, a partida estava empatada após intervalo. Aos 54′, surge o golo dos encarnados por Franco Cervi na sequência de uma falta. O Boavista FC viu a sua competitividade cair perante a falta sobre Marlão. O resultado podia ter sido outro, no caso da intervenção – diga-se de passagem que seria de forma correta – do VAR, no entanto, é pouco provável que o domínio benfiquista tivesse ficado por aí na partida.

A arbitragem em Portugal vai mal, isso não é desconhecido a ninguém. O vídeo-árbitro foi instalado com as melhores das intenções, mas na prática continua sempre o mesmo cenário a suceder-se: os grandes são cada vez mais beneficiados e os pequenos cada vez mais (e mais) prejudicados. Perante este cenário inseguro e decadente, o VAR é necessário para alguma coisa na Liga Portuguesa? Ou um mero “tapa-olhos” para ninguém ser responsabilizado pelos atos cometidos?

 

Foto de Capa: Liga Portugal

Artigo revisto por Joana Mendes

Ana Beatriz Martins
Ana Beatriz Martinshttp://www.bolanarede.pt
A Ana é apoiante do clube da sua terra, o Vitória Sport Club. Apaixonada por futebol e pelo ambiente nele envolvido, característica desenvolvida pelos ambientes vivenciados no estádio e pelo palpitar frenético da sócia do Vitória SC. Estudante de Ciências da Comunicação na Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, com a ambição de fazer carreira enquanto jornalista desportiva.                                                                                                                                                 A Ana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Stale Solbakken responde ao Bola na Rede: «Portugal pressionou muito bem e teremos de construir de uma forma um pouco diferente»

Stale Solbakken marcou presença na conferência de imprensa de antevisão ao duelo entre Portugal e Noruega. Selecionador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Ténis: Francisco Cabral e JJ Tracy eliminados nos quartos de final do torneio de pares de Pequim

Os tenistas Francisco Cabral e JJ Tracy viram este sábado a eliminação nos quartos de final do torneio de pares de Pequim.

‘Here we go’: Eis o próximo destino de Riyad Mahrez

Riyad Mahrez está sem clube desde que saiu do Al Ahli. Avançado argelino a caminho do Al Shamal, do Catar.

Sporting: Iván Fresneda sabe que tem sido acompanhado por gigante da La Liga

Iván Fresneda sabe que tem sido acompanhado pelo Barcelona. Não há até ao momento «investida formal» nem «contactos concretos».

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa nacional garante: PSG tentou contratar jogador do Benfica no último dia do mercado

O Correio da Manhã diz que o PSG mostrou interesse em Samuel Soares e fez abordagem no verão, que o Benfica recusou.

Ruben Amorim sobre craque do AC Milan: «Estamos verdadeiramente satisfeitos por tê-lo no grupo»

Ruben Amorim falou sobre a gestão de Luka Modric no AC Milan. Médio de 41 anos cumpre a sua segunda época no clube.

Ruben Amorim sobre Gonçalo Ramos: «Está a demonstrar o seu valor»

Ruben Amorim comentou desempenho de Gonçalo Ramos na Seleção Nacional. Técnico orienta o avançado no AC Milan.