Vitória SC: O que é a alma vitoriana?

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Esclareçamos já as coisas: o redator deste texto não sabe dar resposta à pergunta que coloca no título deste texto. Porque a essência de algo tão exuberante não cabe num artigo de uma publicação desportiva, nem sequer num livro com milhares de páginas. Só cabe em milhares… de anos

Porque essa essência nasceu com o país e ficou a pairar entre as fronteiras que delimitam a cidade de Guimarães. Já cruzou fronteiras, é certo, mas só lá se pode encontrar algo tão precioso e que despoleta uma paixão exacerbada pelo que é seu – o Vitória..

“Ninguém vai entender”, apregoam, e com razão. Ninguém entende, fora eles, a paixão pelo clube da terra e que esquece tudo o que está em redor. Ninguém entende um estádio, que não o do SL Benfica, FC Porto e Sporting CP com 20 mil pessoas de média. Ninguém entende que se possa amar tanto um clube como os vimaranenses amam o Vitória.

[ot-video type=”youtube” url=”https://www.youtube.com/watch?v=AsL1BV_K0dc”]

Uma questão cultural, dirão. Não só deles, como a do Portugal futebolístico, que, genericamente, apoia além do clube da cidade. Que enche a boca para falar dos três grandes esquecendo o clube da sua cidade (ainda que em Coimbra se ouçam muito “dos três grandes, sou da Académica”).

O Vitória, por isto e muito mais, precisava de um treinador que entendesse e, por inerência, fosse esta essência. Como Pedro Martins. Um ex-jogador da casa que sabe o que é ser vitoriano e que alia o fervor e garra desse rótulo à competência de treinador. Pelo que a escolha não foi apenas  acertada, foi histórica.

Histórica porque o Vitória distanciou-se largamente do rival Sp. Braga e voltou a garantir presença no Jamor. Ou seja, está a dar passos no sentido de superar um clube de quem se diz poder lutar pelo título. O Vitória superou-o este ano… com um ano de trabalho de Pedro Martins. Com ideias assimiladas desde o início da época e a devida estabilidade no plantel, imagine-se o que poderá fazer nos seguintes.

Mesmo não sabendo o significado da alma vitoriana, uma coisa é certa: hoje, mais do que nunca, faz bem ao futebol português.

Foto de Capa: Vitória SC

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Matheus Nunes responde ao Bola na Rede: «Se o mister me colocar a defender como lateral e a construir como médio, eu vou gostar»

Matheus Nunes anteviu o embate entre FC Porto e Manchester City na 1.ª jornada da Champions League e respondeu à pergunta do Bola na Rede.

FC Porto: André Silva esteve na órbita de outro clube português

André Silva chegou ao FC Porto no último mercado de transferências de verão, mas o Braga também esteve interessado.

Matheus Nunes e o duelo com o FC Porto: «Gostam de pôr o adversário lá atrás e controlar o jogo»

Matheus Nunes marcou presença na conferência de antevisão à 1.ª jornada da Champions League, entre FC Porto e Manchester City.

Enzo Maresca antevê visita ao FC Porto no Dragão: «É um campo difícil de jogar»

Enzo Maresca marcou presença na conferência de antevisão à 1.ª jornada da Champions League, entre FC Porto e Manchester City.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa espanhola recorda interesse do Barcelona em Luis Suárez e apresenta razão que levou os catalães a não apresentarem uma oferta ao Sporting

Luis Suárez chegou a ser associado ao Barcelona no mercado de verão, mas acabou por manter-se ao serviço do Sporting.

Antigo dono da Fórmula 1 detido em Tires

Ex-patrão da Fórmula 1 apanhado em Tires com uma espingarda. Bernie Ecclestone foi detido em uma operação de rotina.

Sporting: Yeremay Hernández abriu as portas aos leões no mercado de verão

Yeremay Hernández mostrou-se disponível para assinar com o Sporting no último mercado de transferências de verão.