Vitória SC: O que é a alma vitoriana?

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Esclareçamos já as coisas: o redator deste texto não sabe dar resposta à pergunta que coloca no título deste texto. Porque a essência de algo tão exuberante não cabe num artigo de uma publicação desportiva, nem sequer num livro com milhares de páginas. Só cabe em milhares… de anos

Porque essa essência nasceu com o país e ficou a pairar entre as fronteiras que delimitam a cidade de Guimarães. Já cruzou fronteiras, é certo, mas só lá se pode encontrar algo tão precioso e que despoleta uma paixão exacerbada pelo que é seu – o Vitória..

“Ninguém vai entender”, apregoam, e com razão. Ninguém entende, fora eles, a paixão pelo clube da terra e que esquece tudo o que está em redor. Ninguém entende um estádio, que não o do SL Benfica, FC Porto e Sporting CP com 20 mil pessoas de média. Ninguém entende que se possa amar tanto um clube como os vimaranenses amam o Vitória.

[ot-video type=”youtube” url=”https://www.youtube.com/watch?v=AsL1BV_K0dc”]

Uma questão cultural, dirão. Não só deles, como a do Portugal futebolístico, que, genericamente, apoia além do clube da cidade. Que enche a boca para falar dos três grandes esquecendo o clube da sua cidade (ainda que em Coimbra se ouçam muito “dos três grandes, sou da Académica”).

O Vitória, por isto e muito mais, precisava de um treinador que entendesse e, por inerência, fosse esta essência. Como Pedro Martins. Um ex-jogador da casa que sabe o que é ser vitoriano e que alia o fervor e garra desse rótulo à competência de treinador. Pelo que a escolha não foi apenas  acertada, foi histórica.

Histórica porque o Vitória distanciou-se largamente do rival Sp. Braga e voltou a garantir presença no Jamor. Ou seja, está a dar passos no sentido de superar um clube de quem se diz poder lutar pelo título. O Vitória superou-o este ano… com um ano de trabalho de Pedro Martins. Com ideias assimiladas desde o início da época e a devida estabilidade no plantel, imagine-se o que poderá fazer nos seguintes.

Mesmo não sabendo o significado da alma vitoriana, uma coisa é certa: hoje, mais do que nunca, faz bem ao futebol português.

Foto de Capa: Vitória SC

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: Dodi Lukebakio quer ultrapassar a situação e ficar na Luz

O jornal A Bola avança que Dodi Lukebakio quer continuar no Benfica, mas ainda não foi contactado pela estrutura do clube sobre o seu futuro.

NFL Draft: Os principais destaques

O Draft de 2026 da NFL começou sem grandes surpresas com a seleção de Fernando Mendoza pelos Las Vegas Raiders

Arsenal e Mikel Arteta: Mais um ano bottling?

A história infeliz do Arsenal repete-se: em 2022/23 o clube inglês foi acusado de “bottling” e nesta época corre o risco de fazer o mesmo.

Richard Ríos enaltece invencibilidade do Benfica na Primeira Liga e fala do futuro: «Tenho contrato até 2030 e estou concentrado em cumpri-lo»

Richard Ríos falou da temporada do Benfica. O médio internacional colombiano garantiu que está focado em cumprir o contrato com as águias.

PUB

Mais Artigos Populares

Richard Ríos elogia José Mourinho e atira: «Real Madrid? Espero que não vá e que continue comigo»

Richard Ríos deixou muitos elogios para José Mourinho. O médio internacional colombiano garantiu que espera que o técnico não assine pela equipa do Real Madrid.

Ricardo Sá Pinto vai ser treinador do Pafos: eis os detalhes

Ricardo Sá Pinto vai ser oficializado em breve como treinador do Pafos. O técnico português vai assinar um contrato até ao final da época.

Já é conhecido o valor da indemnização para Domenico Tedesco após ser despedido do Fenerbahçe

Domenico Tedesco foi despedido do Fenerbahçe, quando faltam jogar três jogos para acabar o campeonato da Turquia. O técnico recebeu 500 mil euros de indemnização.