Vitória SC: O que é a alma vitoriana?

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Esclareçamos já as coisas: o redator deste texto não sabe dar resposta à pergunta que coloca no título deste texto. Porque a essência de algo tão exuberante não cabe num artigo de uma publicação desportiva, nem sequer num livro com milhares de páginas. Só cabe em milhares… de anos

Porque essa essência nasceu com o país e ficou a pairar entre as fronteiras que delimitam a cidade de Guimarães. Já cruzou fronteiras, é certo, mas só lá se pode encontrar algo tão precioso e que despoleta uma paixão exacerbada pelo que é seu – o Vitória..

“Ninguém vai entender”, apregoam, e com razão. Ninguém entende, fora eles, a paixão pelo clube da terra e que esquece tudo o que está em redor. Ninguém entende um estádio, que não o do SL Benfica, FC Porto e Sporting CP com 20 mil pessoas de média. Ninguém entende que se possa amar tanto um clube como os vimaranenses amam o Vitória.

[ot-video type=”youtube” url=”https://www.youtube.com/watch?v=AsL1BV_K0dc”]

Uma questão cultural, dirão. Não só deles, como a do Portugal futebolístico, que, genericamente, apoia além do clube da cidade. Que enche a boca para falar dos três grandes esquecendo o clube da sua cidade (ainda que em Coimbra se ouçam muito “dos três grandes, sou da Académica”).

O Vitória, por isto e muito mais, precisava de um treinador que entendesse e, por inerência, fosse esta essência. Como Pedro Martins. Um ex-jogador da casa que sabe o que é ser vitoriano e que alia o fervor e garra desse rótulo à competência de treinador. Pelo que a escolha não foi apenas  acertada, foi histórica.

Histórica porque o Vitória distanciou-se largamente do rival Sp. Braga e voltou a garantir presença no Jamor. Ou seja, está a dar passos no sentido de superar um clube de quem se diz poder lutar pelo título. O Vitória superou-o este ano… com um ano de trabalho de Pedro Martins. Com ideias assimiladas desde o início da época e a devida estabilidade no plantel, imagine-se o que poderá fazer nos seguintes.

Mesmo não sabendo o significado da alma vitoriana, uma coisa é certa: hoje, mais do que nunca, faz bem ao futebol português.

Foto de Capa: Vitória SC

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Estrasburgo de Hugo Oliveira fecha médio que esteve no Mundial 2026

Giovanni Reyna vai deixar o Borussia Monchengladbach e reforçar o Estraburgo de Hugo Oliveira. Negócio de três milhões de euros.

Imprensa espanhola revela detalhe que pode beneficiar o Benfica na corrida por Jonathan Jesus

O Benfica tem concorrência da La Liga para a contratação de Jonathan Jesus. O portal espanhol Estadio Deportivo revela os clubes interessados e os bastidores.

Benfica vira agulhas: o novo critério para a contratação de um defesa central

O Benfica está no mercado para garantir um defesa central, mas pretendem comprar um nome que atue no futebol europeu.

Capitão da seleção sub-20 do Gana a caminho do FC Porto: Eis os detalhes

Kelvin Nkrumah, extremo de apenas 18 anos, prepara-se para assinar pelo FC Porto. Dragões superaram concorrência de clubes europeus.

PUB

Mais Artigos Populares

Lukas Hornicek despede-se do Braga após sete temporadas: «Serei sempre um de vocês, no meu coração vai estar sempre o Braga»

O Braga publicou uma mensagem de despedida de Lukas Hornicek para os adeptos gverreiros. Guarda-redes já foi apresentado pelo Newcastle.

Europa League: acompanha AO MINUTO o sorteio do playoff em que está o Benfica

Realiza-se a partir das 12 horas o sorteio do playoff de acesso à fase de liga da Europa League. O Benfica está presente.

Benfica apresenta oficialmente a terceira camisola da temporada 2026/27

Esta segunda-feira, o Benfica revelou a nova terceira camisola para 2026/27, dando continuidade à celebração dos 20 anos do Benfica Campus.