O Futebol de Raízes: Humanidade, Magia e um Futuro mais Belo

A nível organizacional, cultural e espacial existem diversos trabalhos que podem e devem ser realizados no futuro. Numa sociedade em mudança, a cultura e por consequência o desporto estão em mudança. O tempo passa, as gentes actuam e os espaços transforma-se ao ritmo da cultura. Ora, é importante que o futebol de formação em Portugal acompanhe dados ritmos mas que também possua as suas identidades. Portanto, sem identidade ou identidades e organização não há forma de progredir mais além. Com isto julgo que Portugal tem de saber crescer em termos organizacionais, tem de adquirir mais conhecimento e prática, tem de possuir organizações futebolísticas mais sólidas, fluídas, mais profissionais e capazes de se adaptarem à mudança cultural e às características dos espaços geográficos. Temos de ter organizações que entendam a cultura e a sociedade (os atletas e as sua capacidades) e os espaços (o campo e a geografia do país).

É também fundamental que as nossas organizações sejam mais pedagógicas, mais comunicativas e capazes de ensinar o futebol como uma humanidade, como cultura e arte. Temos de ambicionar ser mais organizados e instituir métodos de trabalho. Temos de criar uma identidade (ou várias identidades que possam conferir espaço para todos os clubes e escolas de futebol) para o nosso futebol e para a nossa cultura futebolística. Tem de haver planeamento, tem de haver um projecto federativo que reforce essas dimensões organizacionais, culturais e espaciais. É necessária uma federação que defenda e invista na formação e na prática do futebol. Não chega apenas ganhar títulos Europeus. Portugal pede um projecto mais vasto, mais integrado que nos diga o que somos e para onde vamos. E nesse projecto podemos ter várias identidades, desde que haja ma ligação entre todas as dimensões organizacionais, culturais e espaciais. Porque um bom futebol é um futebol diverso, é um futebol com várias identidades que operam em todas as dimensões do futebol.

Gonçalo Borges
Gonçalo Borgeshttp://www.bolanarede.pt
Treinador de Futebol, Sociólogo e professor assistente na University of Wisconsin-Milwaukee, Gonçalo é também adepto do SL Benfica e amante das paixões do futebol.                                                                                                                                                 O Gonçalo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Obi Mikel sugere jogador do Benfica ao Chelsea: «Devem contratá-lo»

John Obi Mikel ficou um admirador de Anatoliy Trubin após o Mundial de Clubes 2025. Lenda dos blues quer o guarda-redes do Benfica no Chelsea.

Braga tem princípio de acordo para fechar mais um reforço

O Braga está mais próximo de garantir a contratação de Gustaf Lagerbielke. Minhotos têm princípio de acordo para a transferência.  

Francisco Domingues deixa Benfica B e é reforço do Moreirense até 2029

Francisco Domingues foi apresentado como novo jogador do Moreirense. Defesa deixa o Benfica B a título definitivo.

Pachuca reforça-se com antigo destaque do Famalicão após Mundial de Clubes 2025

O Pachuca garantiu a contratação de Jhonder Cádiz. Ex-avançado do Famalicão troca de clube por empréstimo do León.

PUB

Mais Artigos Populares

Jarrad Branthwaite continua no Everton: «É algo que me deixa muito entusiasmado»

O Everton anunciou esta quarta-feira a contratação de Jarrad Brantwhaite. Defesa-central assina por mais cinco anos.

Álex Baena deixa o Villarreal e é reforço do Atlético Madrid por 45 milhões de euros

Álex Baena foi oficializado como novo jogador do Atlético Madrid. Médio deixa o Villarreal e ruma ao conjunto colchoneros.

João Pedro reforça Chelsea por cerca de 70 milhões de euros

O Chelsea anunciou esta quarta-feira a contratação de João Pedro. Blues podem pagar cerca de 70 milhões de euros pelo avançado.