O Futebol de Raízes: Humanidade, Magia e um Futuro mais Belo

A nível organizacional, cultural e espacial existem diversos trabalhos que podem e devem ser realizados no futuro. Numa sociedade em mudança, a cultura e por consequência o desporto estão em mudança. O tempo passa, as gentes actuam e os espaços transforma-se ao ritmo da cultura. Ora, é importante que o futebol de formação em Portugal acompanhe dados ritmos mas que também possua as suas identidades. Portanto, sem identidade ou identidades e organização não há forma de progredir mais além. Com isto julgo que Portugal tem de saber crescer em termos organizacionais, tem de adquirir mais conhecimento e prática, tem de possuir organizações futebolísticas mais sólidas, fluídas, mais profissionais e capazes de se adaptarem à mudança cultural e às características dos espaços geográficos. Temos de ter organizações que entendam a cultura e a sociedade (os atletas e as sua capacidades) e os espaços (o campo e a geografia do país).

É também fundamental que as nossas organizações sejam mais pedagógicas, mais comunicativas e capazes de ensinar o futebol como uma humanidade, como cultura e arte. Temos de ambicionar ser mais organizados e instituir métodos de trabalho. Temos de criar uma identidade (ou várias identidades que possam conferir espaço para todos os clubes e escolas de futebol) para o nosso futebol e para a nossa cultura futebolística. Tem de haver planeamento, tem de haver um projecto federativo que reforce essas dimensões organizacionais, culturais e espaciais. É necessária uma federação que defenda e invista na formação e na prática do futebol. Não chega apenas ganhar títulos Europeus. Portugal pede um projecto mais vasto, mais integrado que nos diga o que somos e para onde vamos. E nesse projecto podemos ter várias identidades, desde que haja ma ligação entre todas as dimensões organizacionais, culturais e espaciais. Porque um bom futebol é um futebol diverso, é um futebol com várias identidades que operam em todas as dimensões do futebol.

Gonçalo Borges
Gonçalo Borgeshttp://www.bolanarede.pt
Treinador de Futebol, Sociólogo e professor assistente na University of Wisconsin-Milwaukee, Gonçalo é também adepto do SL Benfica e amante das paixões do futebol.                                                                                                                                                 O Gonçalo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

5 melhores médios da Primeira Liga 2025/26

Destacamos os cinco médios que mais se impõem pelo impacto, pela influência no jogo e pela forma como podem marcar esta temporada

Confere o Ranking UEFA atualizado depois da vitória do Braga e da derrota do Santa Clara

O Braga venceu o Lincoln e o Santa Clara perdeu frente ao Shamrock Rovers. O Ranking UEFA foi atualizado esta quinta-feira.

Benfica abandona negociações por Mohamed Amoura e define novo setor a reforçar

O Benfica desistiu da contratação de Mohamed Amoura e procura agora reforçar a posição do meio-campo.

Santa Clara sofre reviravolta diante do Shamrock Rovers e está em desvantagem na eliminatória de acesso à Conference League

O Santa Clara saiu derrotado em casa diante do Shamrock Rovers por 2-1, na primeira mão do playoff de acesso à Conference League.

PUB

Mais Artigos Populares

As 2 opções mais fortes para render Conrad Harder no Sporting

Conrad Harder vai deixar o Sporting neste mercado de transferências. O dinamarquês vai rumar ao Rennes, emblema da Ligue 1.

Conrad Harder deixa o Sporting e está a caminho do Rennes

Conrad Harder vai ser reforço do Rennes da Ligue 1. O avançado dimamarquês está de saída do Sporting ao fim de uma temporada nos leões.

Intervalo nos jogos das equipas portuguesas: Braga a vencer o Lincoln e Santa Clara sofre o empate nos instantes finais

O Braga vence o Lincoln por 2-0 ao intervalo. Já o Santa Clara permitiu o empate do Shamrock Rovers nos instantes finais da primeira parte.