O Futebol de Raízes: Humanidade, Magia e um Futuro mais Belo

- Advertisement -

A nível organizacional, cultural e espacial existem diversos trabalhos que podem e devem ser realizados no futuro. Numa sociedade em mudança, a cultura e por consequência o desporto estão em mudança. O tempo passa, as gentes actuam e os espaços transforma-se ao ritmo da cultura. Ora, é importante que o futebol de formação em Portugal acompanhe dados ritmos mas que também possua as suas identidades. Portanto, sem identidade ou identidades e organização não há forma de progredir mais além. Com isto julgo que Portugal tem de saber crescer em termos organizacionais, tem de adquirir mais conhecimento e prática, tem de possuir organizações futebolísticas mais sólidas, fluídas, mais profissionais e capazes de se adaptarem à mudança cultural e às características dos espaços geográficos. Temos de ter organizações que entendam a cultura e a sociedade (os atletas e as sua capacidades) e os espaços (o campo e a geografia do país).

É também fundamental que as nossas organizações sejam mais pedagógicas, mais comunicativas e capazes de ensinar o futebol como uma humanidade, como cultura e arte. Temos de ambicionar ser mais organizados e instituir métodos de trabalho. Temos de criar uma identidade (ou várias identidades que possam conferir espaço para todos os clubes e escolas de futebol) para o nosso futebol e para a nossa cultura futebolística. Tem de haver planeamento, tem de haver um projecto federativo que reforce essas dimensões organizacionais, culturais e espaciais. É necessária uma federação que defenda e invista na formação e na prática do futebol. Não chega apenas ganhar títulos Europeus. Portugal pede um projecto mais vasto, mais integrado que nos diga o que somos e para onde vamos. E nesse projecto podemos ter várias identidades, desde que haja ma ligação entre todas as dimensões organizacionais, culturais e espaciais. Porque um bom futebol é um futebol diverso, é um futebol com várias identidades que operam em todas as dimensões do futebol.

Gonçalo Borges
Gonçalo Borgeshttp://www.bolanarede.pt
Treinador de Futebol, Sociólogo e professor assistente na University of Wisconsin-Milwaukee, Gonçalo é também adepto do SL Benfica e amante das paixões do futebol.                                                                                                                                                 O Gonçalo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Braga: minhotos com abordagem de equipa da Premier League orientada por português

Bright Arrey-Mbi pode vir a ser contratado por parte do West Ham United. O defesa central atua no Braga.

As aparências iludem? | FC Porto x Benfica

O FC Porto x Benfica reúne todas as condições para ir além do primeiro confronto no Dragão, esta temporada, que terminou num empate.

Atenção, Sporting: Athletic precisou de prolongamento para vencer a Cultural Leonesa

O Athletic foi ao terreno da Cultural Leonesa vencer por quatro bolas a três, em jogo dos oitavos de final da Taça do Rei.

Goleada das antigas: Marselha dá 9 na Taça de França

O Marselha bateu o Bayeux por nove bolas a zero durante esta terça-feira, num encontro válido pelos 16avos da Taça de França.

PUB

Mais Artigos Populares

Mercado: imprensa sul americana aponta central do Peñarol ao Benfica por 6,8 milhões de euros

Nahuel Herrera é o mais recente nome a ser apontado ao Benfica. O defesa central representa atualmente o Peñarol.

Antoine Semenyo volta a marcar e Manchester City vence primeira mão da meia-final

O Manchester City bateu o Newcastle por duas bolas a zero na primeira mão da meia-final da Taça da Liga Inglesa. O novo reforço voltou a marcar.

Álvaro Arbeloa apenas até ao verão? Já há mais um treinador apontado ao Real Madrid depois de Jurgen Klopp

O Real Madrid demitiu recentemente Xabi Alonso do posto de treinador, colocando Álvaro Arbeloa no seu lugar.