O Futebol de Raízes: Humanidade, Magia e um Futuro mais Belo

A nível organizacional, cultural e espacial existem diversos trabalhos que podem e devem ser realizados no futuro. Numa sociedade em mudança, a cultura e por consequência o desporto estão em mudança. O tempo passa, as gentes actuam e os espaços transforma-se ao ritmo da cultura. Ora, é importante que o futebol de formação em Portugal acompanhe dados ritmos mas que também possua as suas identidades. Portanto, sem identidade ou identidades e organização não há forma de progredir mais além. Com isto julgo que Portugal tem de saber crescer em termos organizacionais, tem de adquirir mais conhecimento e prática, tem de possuir organizações futebolísticas mais sólidas, fluídas, mais profissionais e capazes de se adaptarem à mudança cultural e às características dos espaços geográficos. Temos de ter organizações que entendam a cultura e a sociedade (os atletas e as sua capacidades) e os espaços (o campo e a geografia do país).

É também fundamental que as nossas organizações sejam mais pedagógicas, mais comunicativas e capazes de ensinar o futebol como uma humanidade, como cultura e arte. Temos de ambicionar ser mais organizados e instituir métodos de trabalho. Temos de criar uma identidade (ou várias identidades que possam conferir espaço para todos os clubes e escolas de futebol) para o nosso futebol e para a nossa cultura futebolística. Tem de haver planeamento, tem de haver um projecto federativo que reforce essas dimensões organizacionais, culturais e espaciais. É necessária uma federação que defenda e invista na formação e na prática do futebol. Não chega apenas ganhar títulos Europeus. Portugal pede um projecto mais vasto, mais integrado que nos diga o que somos e para onde vamos. E nesse projecto podemos ter várias identidades, desde que haja ma ligação entre todas as dimensões organizacionais, culturais e espaciais. Porque um bom futebol é um futebol diverso, é um futebol com várias identidades que operam em todas as dimensões do futebol.

Gonçalo Borges
Gonçalo Borgeshttp://www.bolanarede.pt
Treinador de Futebol, Sociólogo e professor assistente na University of Wisconsin-Milwaukee, Gonçalo é também adepto do SL Benfica e amante das paixões do futebol.                                                                                                                                                 O Gonçalo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

La Liga prepara mudança revolucionária relacionada com o VAR

A La Liga prepara-se para realizar uma mudança relacionada pelo VAR. Os treinadores vão poder pedir a intervenção do sistema.

Os 5 artilheiros que já merecem outros voos

A posição de ponta de lança, para além de ser umas das mais importantes dentro do terreno de jogo, é também aquela que, por norma, movimenta mais milhões no mercado do futebol de alto nível.

Julia Wozniak é reforço do Sporting

Julia Wozniak foi confirmada durante esta segunda-feira como a mais recente reforço do Sporting em futebol feminino.

Benfica mantém-se firme na liderança da contratação de Franjo Ivanovic

Franjo Ivanovic está muito perto de rumar ao Benfica. As águias vão pagar 25 milhões de euros ao St. Gilloise.

PUB

Mais Artigos Populares

Paulo Gomes: Benfica contratou Richard Ríos e tem um box-to-box muito influente

Paulo Gomes está na Tribuna VIP do Bola na Rede, depois de ter estado recentemente no Botafogo SP.

Crystal Palace olha para antigo alvo do Benfica como possível substituto de Eberechi Eze

O Crystal Palace está interessado em Bilal El Khannouss. Avançado do Leicester City também entra na lista reduzida do Leipzig.

Fábio Silva soma interessados na Bundesliga

Fábio Silva deverá deixar o Wolverhampton neste mercado de transferências. O Frankfurt e o RB Leipzig estão interessados.