Portugal 1-2 Bélgica | Mais uma vez, ficamos pelo caminho

Numa missão quase impossível, Portugal enfrentou a Bélgica, após perder na primeira jornada e empatar na segunda com a Itália, a necessidade de vencer era intrínseca a este duelo. Além disso, dependia da vitória das espanholas e tinha que anular uma desvantagem de seis golos.

No entanto, a vontade de fazer história era notória. À entrada para a última jornada do Grupo B, o treinador Francisco Neto fez apenas uma alteração, forçada, em relação ao empate tardio perante as transalpinas com a colocação de Catrina Amado por Ana Borges que foi expulsa.

Tendo, desde logo, a vida complicada mesmo antes da árbitra sueca, Tess Olofsson, apitar o início do jogo, a equipa das quinas viria a entrar com o pé esquerdo, pois aos três minutos sofre o primeiro golo da partida através da melhor marcadora de sempre da seleção belga, Tessa Wullaert.

A partir daí, ao longo da primeira parte, as dificuldades para produzir oportunidades tornou-se evidente. Portugal, ao longo da competição, foi muito débil para criar desde trás, recorrendo, em excesso, à bola longa e sem grande êxito, e principalmente contra uma seleção como a belga que ganha todos os duelos aéreos, esta estratégia nunca resultaria. Com jogadoras com qualidade como temos, à cabeça Kika Nazareth, há que criar condições para que os talentos se insurgem.

Dos balneários saltaram Lúcia Alves, Andreia Jacinto e ficaram por lá, Catarina Amado e Andreia Norton. Alterações que fizeram efeito, quase imediato, com uma oportunidade de Ana Capeta, aos 48 minutos, a deixar claras as intenções de Portugal para esta segunda parte. No entanto, foi a Bélgica que, de facto, colocou a bola dentro, mas devido a uma falta cometida por Detruyer sobre a Andreia Jacinto que acabou por anular a vantagem das belgas.

Esta alteração manteve Portugal dentro do jogo e isso foi notório até aos 88 minutos, quando o empate foi alcançado com o golaço de Telma Encarnação, que na minha opinião teria de ser titular nesta equipa, após uma das melhores assistências da competição, com Kika Nazareth a protagonizá-la.

Mas a igualdade foi “sol de pouca dura”. Aos 90+6´, a Bélgica voltou a marcar, através de uma jogada de insistência, por parte de Cayman, que revelou as fragilidades defensivas das navegadoras.

E assim terminou a participação de Portugal no Europeu 2025, onde as expectativas lançadas, antes do início da competição, não foram consumadas, deixando patente as necessidades, evidentes, de evoluir em todos os momentos do jogo.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jacob Brunn Larsen deixa Estugarda e regressa ao Burnley a título definitivo

O Burnley anunciou a contratação de Jacob Brunn Larsen. O médio dinamarquês representou o Estugarda na época passada.

À atenção de Viktor Gyokeres: Al Hilal avança por Benjamin Sesko

Benjamin Sesko foi muito associado ao Arsenal. Al Hilal pode avançar para a contratação do craque do Leipzig.

Gabri Veiga: «Queremos voltar a colocar o FC Porto no lugar que merece»

Gabri Veiga é um dos reforços mais recentes do FC Porto. Médio espanhol abordou primeiros tempos no Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

Luis Enrique e o Chelsea x PSG na final do Mundial de Clubes 2025: «Vamos entrar em campo a 100%»

O PSG vai enfrentar o Chelsea na final do Mundial de Clubes 2024. Luis Enrique falou sobre o duelo e elogiou Enzo Maresca.

Viktor Gyokeres aborda futuro e garante: «Ainda não viram o melhor Gyokeres»

Viktor Gyokeres pode deixar Sporting e rumar ao Arsenal neste mercado de verão. Avançado sueco aborda futuro, entre outros temas.

Gil Vicente assegura três jogadores por empréstimo para a nova temporada

O Gil Vicente oficializou os empréstimos de Hevertton Santos, Agustín Moreira e Martín Fernández até ao final da temporada.