📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A evolução de André Silva

- Advertisement -

fc porto cabeçalho 2As escolas de formação dos clubes portugueses têm feito um óptimo trabalho a formar bons atletas, mas salta à vista a incapacidade que têm tido em formar avançados e pontas-de-lança. André Silva surge então sob a forma da maior esperança nacional no centro do ataque e é nele também que os portistas depositam esperança para chegar ao golo.

A época transacta foi bastante má também no centro do ataque, Aboubakar começou bem mas subitamente desapareceu e chegou a dar lugar a Suk que, apesar de esforçado, não é jogador para ser ponta-de-lança dos Dragões. A impaciência dos adeptos foi chegando ao limite e começaram a pedir, ainda a Lopetegui, a entrada do jovem português para fazer face à falta de qualidade dos portistas. O que é certo é que André Silva tomou o seu tempo, foi crescendo nas camadas jovens (Salgueiros e Padroense também fizeram parte da sua formção) e equipa B e encontra-se agora dono e senhor do ataque azul e branco e da equipa das quinas.

Facebook - André Silva
Fonte: André Silva

O agora avançado chegou a ser médio, tal como Gonçalo Paciência, e só no Porto o instinto matador foi sendo despertado ficando sujeito a um plano de treino especial com vista a potenciar as qualidades inviduais do jogador. Tem muitos pontos fortes e poucos fracos e, nas suas características de jogo, saltam à vista a mobilidade, a técnica e a força; demonstra ser voluntarioso, inteligente na forma de abordar o jogo e confiante nas suas qualidades, visto que não tem medo de partir no um contra um. Ainda é um jovem, está em formação e tem de lhe ser dada liberdade para errar, até porque André Silva tem capacidade para resolver jogos numa jogada de inspiração e esta capacidade não pode ser cortada! Joga sempre no limite e a raça que empresta ao jogo assim como a forma como se entende com os colegas, especialmente com a nova dupla Diogo Jota, deixam descansado qualquer treinador. No entanto, essa vontade de querer fazer mais desgasta-o durante a partida – não raras vezes vê-se André Silva no início da construção de ataque a dar uma mãozinha aos médios – assim esta ajuda também o prejudica, fazendo com que chegue cansado e com menos discernimento à zona de finalização. Não sei se é estratégia, arrisco a dizer que é mesmo o próprio André que vai além do que lhe pedem, mas este voluntarismo não lhe permite ser o matador que tem capacidade para ser. Assim que esta “ansiedade” da juventude começar a passar, iremos ver um André mais matador na área e menos trapalhão na abordagem a alguns lances.

Para já, o avançado (reforço, avançado e não ponta-de-lança) é indiscutível no onze titular e já faz parte da estratégia de Nuno Espirito Santo, deixando Depoitre irremediavelmente sentado no banco de suplentes. É fácil um treinador habituar-se a um avançado que trabalha por dois, marca e dá a marcar. Os adeptos já se habituaram a vê-lo como valor acrescentado na equipa e André Silva já se habituou a tal ideia, resta a Nuno limar algumas pontas que continuam soltas.

Foto de Capa: André Silva

Texto revisto por: Carlos Valente

Pedro Nuno Silva
Pedro Nuno Silva
Portista de corpo e alma desde que se conhece e amante de futebol, quando o assunto é FC Porto luta para que no meio do coração lhe sobre a razão.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Avançado do Aston Villa rendido a Unai Emery: «É um génio da tática, deixe-me dizer isso»

Ollie Watkins teceu rasgados elogios para Unai Emery. O avançado marcou dois golos na vitória do Aston Villa frente ao Chelsea, na Premier League.

Frente de ataque do Sporting: Fotis Ioannidis para seguir o exemplo de Conrad Harder?

Fotis Ioannidis está a ser apontado à Lazio, numa mudança que ocorreria somente no verão de 2026. O avançado pertence ao Sporting.

Christian Eriksen deixa críticas às palavras de Ruben Amorim na época passada: «Não me parece que isso tenha ajudado os jogadores»

Christian Eriksen criticou publicamente as palavras de Ruben Amorim, na época passada, sobre a qualidade do Manchester United. O médio dinamarquês está ao serviço do Wolfsburgo.

Sporting: imprensa espanhola insiste no interesse do Barcelona em Yeremay Hernández e aponta novo valor para a cláusula de rescisão

Yeremay Hernández tem sido apontado a uma mudança para o Sporting. O Barcelona também está interessado no extremo.

PUB

Mais Artigos Populares

Posição de Nuno Espírito Santo no West Ham tremida e já há quem peça a saída do técnico português

A posição de Nuno Espírito Santo no West Ham já não está segura. O técnico português tem perdido apoio na estrutura dos hammers nos últimos tempos.

Barcelona: Marc-André Ter Stegen pode provocar a transferência mais surpreendente de janeiro

Marc-André Ter Stegen está a ser apontado ao Girona. O guarda-redes pode abandonar o Barcelona no mercado de inverno.

João Henriques antevê FC Porto x AVS SAD e coloca a pressão nos dragões: «100% da responsabilidade está do lado do adversário»

João Henriques fez a antevisão do FC Porto x AVS SAD da jornada 16 da Primeira Liga. O técnico colocou toda a pressão do lado do clube azul e branco.