📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A evolução de André Silva

- Advertisement -

fc porto cabeçalho 2As escolas de formação dos clubes portugueses têm feito um óptimo trabalho a formar bons atletas, mas salta à vista a incapacidade que têm tido em formar avançados e pontas-de-lança. André Silva surge então sob a forma da maior esperança nacional no centro do ataque e é nele também que os portistas depositam esperança para chegar ao golo.

A época transacta foi bastante má também no centro do ataque, Aboubakar começou bem mas subitamente desapareceu e chegou a dar lugar a Suk que, apesar de esforçado, não é jogador para ser ponta-de-lança dos Dragões. A impaciência dos adeptos foi chegando ao limite e começaram a pedir, ainda a Lopetegui, a entrada do jovem português para fazer face à falta de qualidade dos portistas. O que é certo é que André Silva tomou o seu tempo, foi crescendo nas camadas jovens (Salgueiros e Padroense também fizeram parte da sua formção) e equipa B e encontra-se agora dono e senhor do ataque azul e branco e da equipa das quinas.

Facebook - André Silva
Fonte: André Silva

O agora avançado chegou a ser médio, tal como Gonçalo Paciência, e só no Porto o instinto matador foi sendo despertado ficando sujeito a um plano de treino especial com vista a potenciar as qualidades inviduais do jogador. Tem muitos pontos fortes e poucos fracos e, nas suas características de jogo, saltam à vista a mobilidade, a técnica e a força; demonstra ser voluntarioso, inteligente na forma de abordar o jogo e confiante nas suas qualidades, visto que não tem medo de partir no um contra um. Ainda é um jovem, está em formação e tem de lhe ser dada liberdade para errar, até porque André Silva tem capacidade para resolver jogos numa jogada de inspiração e esta capacidade não pode ser cortada! Joga sempre no limite e a raça que empresta ao jogo assim como a forma como se entende com os colegas, especialmente com a nova dupla Diogo Jota, deixam descansado qualquer treinador. No entanto, essa vontade de querer fazer mais desgasta-o durante a partida – não raras vezes vê-se André Silva no início da construção de ataque a dar uma mãozinha aos médios – assim esta ajuda também o prejudica, fazendo com que chegue cansado e com menos discernimento à zona de finalização. Não sei se é estratégia, arrisco a dizer que é mesmo o próprio André que vai além do que lhe pedem, mas este voluntarismo não lhe permite ser o matador que tem capacidade para ser. Assim que esta “ansiedade” da juventude começar a passar, iremos ver um André mais matador na área e menos trapalhão na abordagem a alguns lances.

Para já, o avançado (reforço, avançado e não ponta-de-lança) é indiscutível no onze titular e já faz parte da estratégia de Nuno Espirito Santo, deixando Depoitre irremediavelmente sentado no banco de suplentes. É fácil um treinador habituar-se a um avançado que trabalha por dois, marca e dá a marcar. Os adeptos já se habituaram a vê-lo como valor acrescentado na equipa e André Silva já se habituou a tal ideia, resta a Nuno limar algumas pontas que continuam soltas.

Foto de Capa: André Silva

Texto revisto por: Carlos Valente

Pedro Nuno Silva
Pedro Nuno Silva
Portista de corpo e alma desde que se conhece e amante de futebol, quando o assunto é FC Porto luta para que no meio do coração lhe sobre a razão.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli confirma pior cenário para Luuk de Jong

Francesco Farioli confirmou que Luuk de Jong não vai jogar mais esta temporada, devido a uma lesão grave.

Lyon de Paulo Fonseca interessado em defesa do Chelsea

O Lyon está interessado em contratar Axel Disasi já em janeiro. Enzo Maresca não conta com o atleta francês, que treina à parte do plantel principal.

Novo treinador da Fiorentina acusa jogador de se recusar a bater um penálti e caos está instalado com mensagens apagadas nas redes sociais

Paolo Vanoli, técnico recém-chegado à Fiorentina, acusou Albert Gudmundsson de se recusar a bater um penálti. O atleta chegou a desmentir.

Alfred Schreuder é o novo treinador do Al Diriyah

Alfred Schreuder é o novo treinador do Al Diriyah. O técnico já passou por clubes como Club Brugge, onde foi campeão, Ajax, Al Ain e Al Nasr.

PUB

Mais Artigos Populares

Crystal Palace continua atento a jogador do West Ham de Nuno Espírito Santo

Crystal Palace continua atento à situação de Max Kilman. O plano passa por contratar o atleta do West Ham para colmatar a saída de Marc Guéhi.

Cristiano Bacci após derrota frente ao FC Porto: «Foram 2 golos de borla na minha opinião»

Cristiano Bacci analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

Samu Agehowa: «Sabemos que estamos numa posição privilegiada, mas o campeonato não se ganha em dezembro»

Samu Aghehowa analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.