📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A evolução de André Silva

- Advertisement -

fc porto cabeçalho 2As escolas de formação dos clubes portugueses têm feito um óptimo trabalho a formar bons atletas, mas salta à vista a incapacidade que têm tido em formar avançados e pontas-de-lança. André Silva surge então sob a forma da maior esperança nacional no centro do ataque e é nele também que os portistas depositam esperança para chegar ao golo.

A época transacta foi bastante má também no centro do ataque, Aboubakar começou bem mas subitamente desapareceu e chegou a dar lugar a Suk que, apesar de esforçado, não é jogador para ser ponta-de-lança dos Dragões. A impaciência dos adeptos foi chegando ao limite e começaram a pedir, ainda a Lopetegui, a entrada do jovem português para fazer face à falta de qualidade dos portistas. O que é certo é que André Silva tomou o seu tempo, foi crescendo nas camadas jovens (Salgueiros e Padroense também fizeram parte da sua formção) e equipa B e encontra-se agora dono e senhor do ataque azul e branco e da equipa das quinas.

Facebook - André Silva
Fonte: André Silva

O agora avançado chegou a ser médio, tal como Gonçalo Paciência, e só no Porto o instinto matador foi sendo despertado ficando sujeito a um plano de treino especial com vista a potenciar as qualidades inviduais do jogador. Tem muitos pontos fortes e poucos fracos e, nas suas características de jogo, saltam à vista a mobilidade, a técnica e a força; demonstra ser voluntarioso, inteligente na forma de abordar o jogo e confiante nas suas qualidades, visto que não tem medo de partir no um contra um. Ainda é um jovem, está em formação e tem de lhe ser dada liberdade para errar, até porque André Silva tem capacidade para resolver jogos numa jogada de inspiração e esta capacidade não pode ser cortada! Joga sempre no limite e a raça que empresta ao jogo assim como a forma como se entende com os colegas, especialmente com a nova dupla Diogo Jota, deixam descansado qualquer treinador. No entanto, essa vontade de querer fazer mais desgasta-o durante a partida – não raras vezes vê-se André Silva no início da construção de ataque a dar uma mãozinha aos médios – assim esta ajuda também o prejudica, fazendo com que chegue cansado e com menos discernimento à zona de finalização. Não sei se é estratégia, arrisco a dizer que é mesmo o próprio André que vai além do que lhe pedem, mas este voluntarismo não lhe permite ser o matador que tem capacidade para ser. Assim que esta “ansiedade” da juventude começar a passar, iremos ver um André mais matador na área e menos trapalhão na abordagem a alguns lances.

Para já, o avançado (reforço, avançado e não ponta-de-lança) é indiscutível no onze titular e já faz parte da estratégia de Nuno Espirito Santo, deixando Depoitre irremediavelmente sentado no banco de suplentes. É fácil um treinador habituar-se a um avançado que trabalha por dois, marca e dá a marcar. Os adeptos já se habituaram a vê-lo como valor acrescentado na equipa e André Silva já se habituou a tal ideia, resta a Nuno limar algumas pontas que continuam soltas.

Foto de Capa: André Silva

Texto revisto por: Carlos Valente

Pedro Nuno Silva
Pedro Nuno Silva
Portista de corpo e alma desde que se conhece e amante de futebol, quando o assunto é FC Porto luta para que no meio do coração lhe sobre a razão.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Cancelo vai deixar o Al Hilal em janeiro e já dois principais candidatos a acolher o internacional português

O Inter Milão e o Barcelona são os principais interessados em João Cancelo. O lateral internacional português vai deixar o Al Hilal já no mercado de janeiro.

Chelsea pondera sobre o futuro de Enzo Maresca: mudança de treinador pode acontecer em breve

O lugar de Enzo Maresca está a ser colocado em dúvida. O técnico italiano tem acumulado maus resultados e o Chelsea pode afastar o treinador.

Al Ittihad de Sérgio Conceição volta a vencer com ajuda de avançado português

O Al Ittihad de Sérgio Conceição foi ao terreno do Neom vencer por 3-1, na jornada 12 da Liga da Arábia Saudita. Roger Fernandes fez um dos golos.

Pablo Felipe fechado no West Ham: eis os detalhes e o dinheiro que recebe o Gil Vicente… e o Famalicão

Pablo Felipe vai ser reforço do West Ham. O avançado de 21 anos deixa o Gil Vicente a troco de 20 milhões de euros. O Famalicão recebe metade do valor.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa turca garante: Benfica oferece 25 milhões de euros por alvo

O Benfica avança por Arseniy Batagov. Imprensa turca garante ter havido proposta de 25 milhões de euros ao Trabzonspor pelo defesa.

O 11 do Ano de 2025 do Futebol Nacional Feminino para a redação do Bola na Rede

A redação do Bola na Rede escolheu o melhor onze do ano do Futebol Nacional Feminino. Olhamos para as escolhas finais para a equipa de 2025.

FC Porto mais perto de segurar jovem promessa após interesse de clubes italianos

Gustavo Guerra deve continuar e renovar com o FC Porto. Conversações positivas decorrem entre as partes envolvidas.