📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A Fortaleza Defensiva

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

A consistência defensiva do FC Porto tem sido um dos dados mais interessantes desta época. 13 golos sofridos em 30 jogos são números muito bons tendo em conta todo o contexto: Um treinador novo no clube, dois jogadores (Felipe e Alex Telles) novos no setor defensivo, cinco jogadores novos no onze base da equipa. Mesmo com estes fatores a equipa é consistente, raramente é surpreendida e mantém um equilíbrio tático quase permanentemente.

Esta qualidade defensiva é fruto da visão que NES tem sobre o jogo, NES da primazia ao equilibro em detrimento da vertigem. A mudança tática que a equipa sofreu esta época deixando o habitual 4-3-3 para um 4-4-2 (com algumas variantes) foi um fator determinante para esta consistência, a equipa pressiona mais alto e com jogadores mais agressivos nesse aspeto como são Jota e André Silva na primeira fase de construção da equipa adversaria, Oliver também é muito forte nesta missão. O eixo central com Danilo, Marcano e Felipe é quase impenetrável, são rápidos, fortíssimos nos duelos e no jogo aéreo. Nas laterais Maxi, Layun e Telles são agressivos, competitivos e muito eficazes.

Acredito que os novos jogadores que chegaram ao clube esta época foram escolhidos em primeiro lugar pela sua qualidade tática, personalidade e pelo compromisso que NES já frisou diversas vezes.

Marcano é um dos esteios defensivos deste FC Porto. Fonte: FC Porto
Marcano é um dos esteios defensivos deste FC Porto.
Fonte: FC Porto

NES acredita e eu também que é o coletivo que ganha jogos e não as individualidades, as dificuldades que Brahimi teve em entrar na equipa advém disso, ou Brahimi conseguia entender o sentido coletivo que lhe era pedido ou então não jogava, a sua qualidade técnica que é muita não bastava para jogar.

No futebol moderno poucos são os jogadores a nível mundial que são dispensados quase na totalidade de tarefas defensivas (Ronaldo e Messi) e pouco mais, mas estes conseguem dar ofensivamente algo que ninguém consegue dar, e como o FC Porto não tem jogadores desse nível o compromisso com a equipa é fundamental.

Foto de Capa: FC Porto

Luís Coelho
Luís Coelhohttp://www.bolanarede.pt
É um eterno apaixonado por desporto, tem no futebol a sua maior paixão. Desde muito jovem que se dedica ao estudo e à análise de todas as vertentes futebolísticas. Foi treinador no futebol de formação, e atualmente colabora na área do “scouting". Apaixonado pelo jornalismo desportivo, é adepto do FC Porto e no futebol internacional tem simpatia pelo Barcelona.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.

Antiga glória elege melhor jogador da história do Real Madrid e não é Cristiano Ronaldo

Manolo Sanchís foi desafiado a escolher o melhor jogador da história do Real Madrid. O espanhol elegeu Alfredo Di Stéfano.

Pep Guardiola deixa aviso a Rayan Cherki depois de assistência de letra: «Nunca vi o Messi fazer um cruzamento como ele fez»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Pep Guardiola deixou mensagem ao seu jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do triunfo do Braga no terreno do Famalicão

O Braga venceu por 2-1 em casa do Famalicão, na 13.ª jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques do jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Braga volta ao quinto lugar com vitória frente ao Famalicão

Na 13.ª jornada da Primeira Liga, o Braga venceu o Famalicão por 2-1, ultrapassando os famalicenses na classificação.

Rayan Cherki e assistência de letra: «Conheço a minha qualidade»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Internacional francês refletiu sobre o momento.