📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A Fortaleza Defensiva

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

A consistência defensiva do FC Porto tem sido um dos dados mais interessantes desta época. 13 golos sofridos em 30 jogos são números muito bons tendo em conta todo o contexto: Um treinador novo no clube, dois jogadores (Felipe e Alex Telles) novos no setor defensivo, cinco jogadores novos no onze base da equipa. Mesmo com estes fatores a equipa é consistente, raramente é surpreendida e mantém um equilíbrio tático quase permanentemente.

Esta qualidade defensiva é fruto da visão que NES tem sobre o jogo, NES da primazia ao equilibro em detrimento da vertigem. A mudança tática que a equipa sofreu esta época deixando o habitual 4-3-3 para um 4-4-2 (com algumas variantes) foi um fator determinante para esta consistência, a equipa pressiona mais alto e com jogadores mais agressivos nesse aspeto como são Jota e André Silva na primeira fase de construção da equipa adversaria, Oliver também é muito forte nesta missão. O eixo central com Danilo, Marcano e Felipe é quase impenetrável, são rápidos, fortíssimos nos duelos e no jogo aéreo. Nas laterais Maxi, Layun e Telles são agressivos, competitivos e muito eficazes.

Acredito que os novos jogadores que chegaram ao clube esta época foram escolhidos em primeiro lugar pela sua qualidade tática, personalidade e pelo compromisso que NES já frisou diversas vezes.

Marcano é um dos esteios defensivos deste FC Porto. Fonte: FC Porto
Marcano é um dos esteios defensivos deste FC Porto.
Fonte: FC Porto

NES acredita e eu também que é o coletivo que ganha jogos e não as individualidades, as dificuldades que Brahimi teve em entrar na equipa advém disso, ou Brahimi conseguia entender o sentido coletivo que lhe era pedido ou então não jogava, a sua qualidade técnica que é muita não bastava para jogar.

No futebol moderno poucos são os jogadores a nível mundial que são dispensados quase na totalidade de tarefas defensivas (Ronaldo e Messi) e pouco mais, mas estes conseguem dar ofensivamente algo que ninguém consegue dar, e como o FC Porto não tem jogadores desse nível o compromisso com a equipa é fundamental.

Foto de Capa: FC Porto

Luís Coelho
Luís Coelhohttp://www.bolanarede.pt
É um eterno apaixonado por desporto, tem no futebol a sua maior paixão. Desde muito jovem que se dedica ao estudo e à análise de todas as vertentes futebolísticas. Foi treinador no futebol de formação, e atualmente colabora na área do “scouting". Apaixonado pelo jornalismo desportivo, é adepto do FC Porto e no futebol internacional tem simpatia pelo Barcelona.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Franjo Ivanovic regressa aos golos do Benfica ao fim de quase 2 meses

Franjo Ivanovic regressa aos golos no Benfica. Avançado croata fez o 2-0 frente ao Farense na Taça de Portugal.

AVS SAD elimina Vitória SC e vai para os quartos de final da Taça de Portugal

O AVS SAD venceu esta quarta-feira o Vitória SC por 1-0 e qualificou-se para os quartos de final da Taça de Portugal.

Eis as 5 destaques do empate entre o Benfica e o PSG na Champions League Feminina

O Benfica empatou por 1-1 com o PSG na Champions League Feminina. Eis as cinco principais destaques do encontro.

Benfica empata na receção ao PSG e fecha participação na Champions League Feminina sem vitórias

O Benfica não foi além de um empate na receção ao PSG. Águias encerram participação na prova sem vitórias e com dois pontos.

PUB

Mais Artigos Populares

Taça de Portugal: Sudakov sai lesionado no Farense x Benfica

Sudakov não conseguiu continuar no Farense x Benfica. Médio ucraniano saiu lesionado e entrou Fredrik Aursnes.

Nico Otamendi falha penálti no Farense x Benfica

Nico Otamendi falhou grande penalidade no Farense x Benfica. Foi defesa do guarda-redes Jakob Tannander, aos 28 minutos.

PSG: Vitinha é o MVP da Taça da Intercontinental

Vitinha venceu o prémio de melhor jogador da Taça Intercontinental. PSG ganhou ao Flamengo nas grandes penalidades.