A linha que separa

- Advertisement -

Passo a explicar. Na vida, e principalmente no futebol, um universo onde a memória curta impera, a linha que separa a euforia da depressão é muito ténue. Poucos se recordarão que o Porto de Paulo Fonseca liderava à 8ª jornada com 5 pontos de avanço ou que, no ano transato, o Porto versão 2.0 de Lopetegui chegava à época natalícia no 1º posto do Campeonato. Mais, depois do jogo de ontem já serão poucos aqueles que darão relevo à anterior série de vitórias, assim como este empate será esquecido com uma vitória no próximo domingo.

Olhemos, então, para o calendário do FC Porto antes de nova paragem para as seleções: Club Brugge (Casa) e Benfica (Casa). O Porto tem, no espaço de uma semana, dois jogos perante os seus adeptos fundamentais na consolidação do seu processo enquanto equipa (tanto a nível de qualidade de jogo como de união do grupo) e para demonstrar que o jogo, e respetiva exibição, de ontem não foram mais que um acidente de percurso que dificilmente se voltará a repetir. Está, portanto, obrigado a conquistar os 6 pontos em disputa (3 para a Liga NOS e 3 para a Liga dos Campeões) para confirmar o bom momento e, por um lado, encurtar para 2 os pontos de distância que o separam do Benfica na tabela classificativa no Campeonato e, por outro, dar o salto na classificação do grupo G da Champions para lugar de apuramento para os oitavos de final da competição.

Em suma, o Porto está num processo evolutivo e é imperativo que o mesmo se desenvolva de braço dado com vitórias para que se crie uma onda e uma envolvente positiva entre toda a nação portista, sem nunca, no entanto, embandeirar em arco. Porque lembrem-se, há sempre uma linha que separa e, neste momento, essa linha tem dois nomes: Club Brugge e SL Benfica.

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

A grande penalidade convertida por Alan Varela que deu a vitória ao FC Porto em Guimarães

O FC Porto venceu o Vitória SC por 1-0, em jogo da 18ª. jornada da Primeira Liga. Alan Varela marcou o único golo dos dragões ao minuto 85'.

Luís Pinto: «Perdemos o jogo no detalhe»

Luís Pinto analisou o desfecho da jornada 18 da Primeira Liga. O Vitória SC recebeu o FC Porto no Estádio D.Afonso Henriques.

Francesco Farioli: «Fizemos 30 pontos em 10 jogos fora»

Francesco Farioli analisou o desfecho da jornada 18 da Primeira Liga. O Vitória SC recebeu o FC Porto no Estádio D.Afonso Henriques.

Rodrigo Abascal: «Dois penáltis a favor do Porto, fica mais fácil para o rival»

Rodrigo Abascal analisou o desfecho da jornada 18 da Primeira Liga. O Vitória SC recebeu o FC Porto no Estádio D.Afonso Henriques.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do Vitória SC x FC Porto

O FC Porto venceu o Vitória SC por 1-0, no jogo da 18ª. jornada da Primeira Liga. Confere os cinco destaques do encontro.

FC Porto vence Vitória SC com golo de Alan Varela e reforça liderança da Primeira Liga

O FC Porto venceu o Vitória SC por 1-0, no jogo da 18ª. jornada da Primeira Liga. Alan Varela foi o autor do único golo do encontro.

Jeremiah St. Juste mais próximo de deixar o Sporting já em janeiro: eis o seu provável destino

Jeremiah St. Juste está muito próximo de deixar o Sporting neste mercado. O Feyenoord é o emblema interessado no central.