A linha que separa

Passo a explicar. Na vida, e principalmente no futebol, um universo onde a memória curta impera, a linha que separa a euforia da depressão é muito ténue. Poucos se recordarão que o Porto de Paulo Fonseca liderava à 8ª jornada com 5 pontos de avanço ou que, no ano transato, o Porto versão 2.0 de Lopetegui chegava à época natalícia no 1º posto do Campeonato. Mais, depois do jogo de ontem já serão poucos aqueles que darão relevo à anterior série de vitórias, assim como este empate será esquecido com uma vitória no próximo domingo.

Olhemos, então, para o calendário do FC Porto antes de nova paragem para as seleções: Club Brugge (Casa) e Benfica (Casa). O Porto tem, no espaço de uma semana, dois jogos perante os seus adeptos fundamentais na consolidação do seu processo enquanto equipa (tanto a nível de qualidade de jogo como de união do grupo) e para demonstrar que o jogo, e respetiva exibição, de ontem não foram mais que um acidente de percurso que dificilmente se voltará a repetir. Está, portanto, obrigado a conquistar os 6 pontos em disputa (3 para a Liga NOS e 3 para a Liga dos Campeões) para confirmar o bom momento e, por um lado, encurtar para 2 os pontos de distância que o separam do Benfica na tabela classificativa no Campeonato e, por outro, dar o salto na classificação do grupo G da Champions para lugar de apuramento para os oitavos de final da competição.

Em suma, o Porto está num processo evolutivo e é imperativo que o mesmo se desenvolva de braço dado com vitórias para que se crie uma onda e uma envolvente positiva entre toda a nação portista, sem nunca, no entanto, embandeirar em arco. Porque lembrem-se, há sempre uma linha que separa e, neste momento, essa linha tem dois nomes: Club Brugge e SL Benfica.

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

De setembro de 2000 a setembro de 2025: José Mourinho vai assumir o Benfica após 25 anos da sua experiência no clube encarnado

José Mourinho vai voltar a ser treinador do Benfica. O técnico de 62 anos regressa ao clube encarnado após 25 anos.

José Mourinho a caminho do Benfica: negociações praticamente concluídas

José Mourinho está muito próximo de ser confirmado como treinador do Benfica. As negociações estão em vias de ficarem fechadas.

Benfica confirma saída de Bruno Lage em curto comunicado enviado à CMVM

O Benfica confirmou a saída de Bruno Lage em comunicado enviado à CMVM. O técnico foi afastado na noite desta terça-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage na porta de saída e José Mourinho é o eleito de Rui Costa para assumir o Benfica

José Mourinho é o desejado por Rui Costa para assumir o Benfica. O técnico pode estar em vias de suceder a Bruno Lage no comando das águias.

Bruno Lage justifica queda exibicional do Benfica: «O primeiro golo intranquilizou a equipa»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.

Bruno Lage assume: «O momento fora de campo não ajudou nem pôs a equipa tranquila para jogar»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.