A regularidade possível num contexto difícil | A temporada do FC Porto B

- Advertisement -

O FC Porto B finalizou este sábado a primeira fase, pré-mundial, com uma goleada sofrida frente ao CD Nacional por 4-0.  Um mau resultado, que sucede a uma derrota e um empate, mas por incrível que pareça, não pinta a história da época da equipa B dos azuis e brancos.

A verdade é que não tem sido uma campanha negativa, muito pelo contrário. À boleia da experiência do eterno Silvestre Varela, o Porto B tem-se demonstrado uma equipa muito difícil de bater, com uma identidade bem vincada e com muita solidez, sobretudo defensiva.

É uma equipa que entra sempre para ganhar e faz da defesa a sua principal arma. Se não fosse um último jogo completamente ao lado, seriam mesmo a melhor defesa com apenas oito golos sofridos. Felizmente, a história não se faz de só um jogo e os comandados de António Folha apresentam um dado curioso, mas que reforça o que foi escrito acima: dos 13 jogos feitos, em apenas seis sofreram golos. Num contexto tão particular e intermitente como o de uma equipa B, acaba por ser sempre um destaque assinalável.

Até à paragem, o FC Porto B apresenta-se acima do meio da tabela, no oitavo posto. Os dragões irão jogar três vezes para a Premier League International Cup até ao regresso do campeonato, marcado para o fim de dezembro. Ao contrário de outras equipas, o facto de ser B, logicamente, implica que não competirá na Taça da Liga, mas é certamente uma competição que ajuda a manter o ritmo e a pôr os jogadores em contextos competitivos diferentes.

Enquanto isso, já há nomes que se vão destacando e que vão dando continuidade ao trabalho que fizeram na formação. Nomes como Francisco Meixedo, Vasco Sousa, Bernardo Folha, Wendel ou até Sidnei Tavares começam-se a destacar ainda mais e a dar motivos a Sérgio Conceição para olhar para eles com mais atenção. O técnico da ‘A’ tem aproveitado Gonçalo Borges, que ainda fez alguns jogos esta época pelo FC Porto B, e irá aproveitar a Taça da Liga para dar ainda mais oportunidades a alguns dos nomes referidos.

António Folha não terá uma tarefa simples, mas por bons motivos. É também graças ao seu trabalho que estes jogadores vão pedindo competição um nível acima e mais poderão seguir-lhes as pisadas. A equipa B do Futebol Clube do Porto continuará a ser um osso duro de roer, uma equipa muito bem organizada e um adversário difícil para qualquer equipa da Liga 2. Não lutará por títulos – não é o objetivo – mas é uma equipa a seguir com atenção.

Fernando Coelho
Fernando Coelho
Jogador de futsal amador, treinador de bancada profissional. A aprender diariamente, acredita que o desporto pode ser diferente. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Christian Eriksen volta a cair inanimado no relvado 5 anos depois: «Está consciente e está, sob as circunstâncias, bem»

Christian Eriksen caiu inanimado no relvado durante o Dinamarca x Ucrânia. Situação cardíaca do médio levanta preocupações.

Nova direção do Feyenoord despede o treinador Robin Van Persie

Segundo a imprensa neerlandesa, o Feyenoord terminou o contrato de Robin Van Persie, depois de duas temporadas no comando técnico.

GP Mónaco: Antonelli passa mais um importante teste

Kimi Antonelli venceu o Grande Prémio do Mónaco e cimentou a liderança no Mundial de Pilotos da Formula 1. Hamilton foi segundo.

150 milhões de euros não chegam: Bayern Munique rejeita vender Michael Olise ao Real Madrid

O presidente do Bayern Munique afirmou que não pretende vender Michael Olise ao Real Madrid por 150 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Gonçalo Guedes está atento: Real Sociedad toma decisão em relação ao mercado

A Real Sociedad vai ao mercado em busca de um ponta de lança. Gonçalo Guedes tem sido usado na posição no emblema txuri-urdin.

Basquetebol: Benfica vence FC Porto no primeiro jogo da final com Neemias Queta e treinador dos Celtics na bancada

O Benfica venceu o FC Porto por 89-73 no primeiro jogo na final do campeonato de basquetebol. Neemias Queta esteve presente nas bancadas.

CIES coloca João Neves no topo da lista de portugueses com maior valor de mercado

O estudo publicado pelo CIES avalia João Neves em 117 milhões de euros, sendo também o segundo médio mais valioso do mundo.