A regularidade possível num contexto difícil | A temporada do FC Porto B

- Advertisement -

O FC Porto B finalizou este sábado a primeira fase, pré-mundial, com uma goleada sofrida frente ao CD Nacional por 4-0.  Um mau resultado, que sucede a uma derrota e um empate, mas por incrível que pareça, não pinta a história da época da equipa B dos azuis e brancos.

A verdade é que não tem sido uma campanha negativa, muito pelo contrário. À boleia da experiência do eterno Silvestre Varela, o Porto B tem-se demonstrado uma equipa muito difícil de bater, com uma identidade bem vincada e com muita solidez, sobretudo defensiva.

É uma equipa que entra sempre para ganhar e faz da defesa a sua principal arma. Se não fosse um último jogo completamente ao lado, seriam mesmo a melhor defesa com apenas oito golos sofridos. Felizmente, a história não se faz de só um jogo e os comandados de António Folha apresentam um dado curioso, mas que reforça o que foi escrito acima: dos 13 jogos feitos, em apenas seis sofreram golos. Num contexto tão particular e intermitente como o de uma equipa B, acaba por ser sempre um destaque assinalável.

Até à paragem, o FC Porto B apresenta-se acima do meio da tabela, no oitavo posto. Os dragões irão jogar três vezes para a Premier League International Cup até ao regresso do campeonato, marcado para o fim de dezembro. Ao contrário de outras equipas, o facto de ser B, logicamente, implica que não competirá na Taça da Liga, mas é certamente uma competição que ajuda a manter o ritmo e a pôr os jogadores em contextos competitivos diferentes.

Enquanto isso, já há nomes que se vão destacando e que vão dando continuidade ao trabalho que fizeram na formação. Nomes como Francisco Meixedo, Vasco Sousa, Bernardo Folha, Wendel ou até Sidnei Tavares começam-se a destacar ainda mais e a dar motivos a Sérgio Conceição para olhar para eles com mais atenção. O técnico da ‘A’ tem aproveitado Gonçalo Borges, que ainda fez alguns jogos esta época pelo FC Porto B, e irá aproveitar a Taça da Liga para dar ainda mais oportunidades a alguns dos nomes referidos.

António Folha não terá uma tarefa simples, mas por bons motivos. É também graças ao seu trabalho que estes jogadores vão pedindo competição um nível acima e mais poderão seguir-lhes as pisadas. A equipa B do Futebol Clube do Porto continuará a ser um osso duro de roer, uma equipa muito bem organizada e um adversário difícil para qualquer equipa da Liga 2. Não lutará por títulos – não é o objetivo – mas é uma equipa a seguir com atenção.

Fernando Coelho
Fernando Coelho
Jogador de futsal amador, treinador de bancada profissional. A aprender diariamente, acredita que o desporto pode ser diferente. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

NBA: Boston Celtics de Neemias Queta derrotados na casa dos Spurs

Os Boston Celtics perderam fora de casa com os San Antonio Spurs por 125-116 na NBA. Wembanyama destacou-se pelos vencedores.

Pedro Porro e a substituição de guarda-redes do Tottenham aos 16 minutos: «Dói-me porque é um colega que trabalha muito»

Pedro Porro apoia publicamente Antonín Kinsky, guarda-redes que foi substituído aos 16 minutos do Atlético Madrid x Tottenham.

Botafogo de Martín Anselmi perde com o Barcelona SC e é eliminado da Libertadores

O Botafogo perdeu em casa com o Barcelona SC por 1-0 e foi eliminado na terceira ronda de qualificação da Taça Libertadores.

Gil Lameiras fala pela primeira vez como treinador do Vitória SC: «Não havia como não aceitar»

Gil Lameiras abordou a chegada ao comando técnico do Vitória SC. O ex-técnico da equipa B revelou a sua ambição para o futuro.

PUB

Mais Artigos Populares

Igor Tudor vive pesadelo: pior arranque da história no Tottenham e em risco de despedimento após 4 jogos

O futuro de Igor Tudor no Tottenham está em risco e o técnico pode vir a ser despedido. O treinador croata soma quatro derrotas em quatro jogos, o pior arranque de um treinador ao comando dos spurs.

Vahid Halilhodzic confirmado como o novo treinador do Nantes

Vahid Halilhodzic, treinador bósnio de 73 anos com dupla nacionalidade francesa, está de regresso ao Nantes, mas desta vez como treinador da equipa principal.

PSG procura substituto de Gonçalo Ramos e tem jogador sinalizado na Premier League

O PSG já antecipa a possível saída de Gonçalo Ramos. O clube da Ligue 1 olha para Eli Junior Kroupi como solução ofensiva para a próxima época.