Acaso, o pior inimigo

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

2014/2015 foi uma época que ficou marcada por vários acontecimentos, mas houve um que ficou gravado na memória de todos: a eliminação das Champions contra o poderoso Bayern de Munique. A vitória na primeira mão ainda fez o universo portista sonhar, mas o jogo na Alemanha transformou esse sonho num pesadelo.

Trouxe esta eliminatória à memória de todos porque, na minha opinião, a derrota da segunda mão começou a ser desenhada ainda em Novembro, em plena fase de grupos. Recorde-se que à quarta jornada dessa fase já os Dragões se encontravam apurados, mas nem isso demoveu Lopetegui de insistir nos jogos que restavam. O resultado foi levar para os oitavos-de-final dois jogadores fundamentais, que nem alternativas tinham no plantel, em risco de falharem o segundo jogo caso vissem o cartão amarelo no primeiro: Danilo e Alex Sandro. Acabaram ambos por ter essa infelicidade e, apesar da vitória em casa por 3-1, o FC Porto levava para Munique a enorme desvantagem de ter de jogar com uma defesa completamente remendada, o que, como é sabido, acabou por se revelar fundamental na derrota portista.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

O desprezo de Lopetegui por estes detalhes custou muito caro ao FC Porto, mas não foi com o espanhol que este desinteresse começou. Paulo Fonseca, o antecessor, foi outro que não mostrava preocupação em controlar essa vertente do trabalho de casa. Curiosamente, ou até não, ambos passaram ao lado dos títulos, com excepção feita para a Supertaça conquistada pelo português.

Olhando a isto, é com natural satisfação que vejo Nuno Espírito Santo (NES) assumir a gestão dos cartões. Obviamente que Maxi e André André não são ingénuos ao ponto de levarem ambos, quase em simultâneo, quinto cartão amarelo que os retirava automaticamente do embate frente ao Vitória de Setúbal. Menos provável se torna o cenário quando o adversário já não apresenta qualquer hipótese de discutir o resultado.

Foto de Capa: FC Porto

Rui Sousa
Rui Sousa
Amante de futebol e Dragão desde sempre, faz do FC Porto um amigo de todas as ocasiões. Como qualquer portista que se preze, defende o Brasão Abençoado com unhas e dentes sempre que necessário.                                                                                                                                                 O Rui não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bodo/Glimt x Sporting pode valer 6º lugar no Ranking UEFA a Portugal e 3 equipas na Champions League 2027/28

Portugal pode garantir esta semana o sexto lugar do Ranking UEFA. Caso Sporting vença Bodo/Glimt, contas ficam fechadas.

Benfica pode intrometer-se na corrida por André e desviar médio do AC Milan por 20 milhões de euros

O Benfica está de olho na contratação de André. Médio está perto do AC Milan, mas impasse na transferência pode levar águias a entrar no negócio.

FC Porto revela 24 convocados para o duelo contra o Estugarda na Europa League e há 2 grandes novidades

O FC Porto divulgou a lista dos 24 convocados para o jogo contra o Estugarda. Tiago Andrade e Gonçalo Sousa são as grandes novidades na lista.

Regresso de peso e má notícia para Francesco Farioli no último treino do FC Porto antes do jogo com o Estugarda da Europa League

Há notícias positivas e menos boas para o FC Porto. Martim Fernandes regressou aos treinos, mas André Miranda sofreu uma lesão.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid: Álvaro Carreras fica fora da convocatória para a receção ao Manchester City na Champions League

O Real Madrid divulgou a lista de convocados para o encontro com o Manchester City. Álvaro Carreras ficou de fora das opções de Álvaro Arbeloa.

Ronald Araújo questiona decisões do árbitro no Newcastle x Barcelona: «Não entendo o regulamento»

Ronald Araújo criticou a arbitragem no jogo da Champions League contra o Newcastle, após ser expulso pouco antes do primeiro golo dos ingleses.

Andreas Schjelderup eleito o Jovem do Mês de fevereiro na Primeira Liga

A Liga Portugal anunciou a eleição de Andreas Schjelderup para o prémio de Jovem do Mês de fevereiro na Primeira Liga.