Análise Pós-Jogo do “Clássico”: Mais SL Benfica e Mais “San” Iker

Taticamente, o jogo foi sempre muito pobre, com diversos momentos nos quais, pela falta de pausa, este se apresentou demasiado partido, com verdadeiras correrias de área a área. Do lado do SL Benfica é pouco compreensível a total entrega do jogo ao adversário, após a equipa ter marcado o primeiro golo, em detrimento da opção de ir controlando o jogo com bola; do lado do FC Porto é inconcebível a facilidade dada aos futebolistas do SL Benfica para invadir o espaço entre linhas, durante os períodos nos quais a equipa lisboeta não se encontrou em vantagem, tendo estes liberdade para espalhar o pânico junto da defesa contrária.

Num jogo em que ambas as equipas adotaram uma postura demasiado conservadora, após o golo do empate foi a vez de o FC Porto abdicar quase por completo de atacar, mostrando-se a equipa claramente satisfeita com o resultado. Também o FC Porto optou por entregar a bola ao adversário ao invés de controlar o jogo com bola, mas nunca conseguindo manter um rigor nos posicionamentos defensivos que evitasse sucessivos calafrios.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

Terminado um jogo com pouca história (tática) para contar, e no qual nenhuma das equipas apresentou uma atitude digna de um candidato ao título, houve mais SL Benfica e, mais uma vez, houve muito “San” Iker Casillas. Nos momentos em que lhe foi permitido, o FC Porto assumiu o comando do jogo mas, por outro lado, sempre que o resultado era o empate, foi o SL Benfica a equipa que se mostrou mais forte e, acima de tudo, mais organizada. 1-1 no marcador, um ponto a separar as duas equipas e, daqui em diante, concentram-se as atenções nos próximos jogos e, em particular, no Sporting CP x SL Benfica e no SC Braga x FC Porto.

 

Foto de Capa: SL Benfica

Artigo revisto por: Diana Martins

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Os 5 melhores avançados da Primeira Liga 25/26

É complicado escolher os melhores avançados da Liga. Só no Sporting, Benfica e FC Porto, é possível escolher 6 avançados de enorme qualidade

Portugal bate a Espanha e está na final do Europeu de Hóquei em Patins 2026

Portugal está na final do Campeonato da Europa de Hóquei em Patins 2026. A equipa das quinas bateu a Espanha nas meias-finais.

Iniciar caminhada com o pé direito | Arménia x Portugal

Arménia, Hungria e República da Irlanda são as turmas que Portugal terá de ultrapassar para chegar ao Mundial 2026.

Fernando Santos continua sem ganhar pelo Azerbaijão e sofre goleada de 5-0 frente à Islândia

O Azerbaijão de Fernando Santos continua num mau momento. A equipa orientada pelo técnico português foi goleada por 5-0 frente à Islândia.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Freire comenta primeira vitória por Portugal Sub-21: «O adversário arriscou mais um bocado, tivemos espaço e acabámos com uma grande jogada e o...

Luís Freire abordou a vitória de Portugal frente ao Azerbaijão por cinco bolas a zero, num encontro relativo aos Sub-21.

US Open #1: Os destaques negativos do torneio feminino e masculino

Está a decorrer neste momento o US Open, aquele que é o último torneio do Grand Slam do calendário tenístico.

Arménia x Portugal: as 2 opções de Roberto Martínez para a lateral direita depois da lesão de Diogo Dalot

Portugal vai enfrentar a Arménia no sábado, em jogo da primeira jornada da qualificação para o Mundial 2026. Diogo Dalot foi dispensado.