André Villas-Boas: Presidente sem norte ou soluções à vista

- Advertisement -

Quando Pinto da Costa se tornou presidente do FC Porto, em 1982, ninguém imaginaria o sucesso desportivo que iria ter até aos dias de hoje, e que faz dele o presidente mais titulado do mundo no futebol. Projetou um clube regional e levou-o a patamares onde só estavam os melhores dos melhores, tornando o emblema da cidade invicta com mais títulos internacionais em Portugal. Mas tudo na vida tem um fim de ciclo, e o de Pinto da Costa chegou ao seu término em 2024, quando perdeu as eleições para André Villas-Boas.

A entrada do jovem presidente no reino do dragão foi vista como uma lufada de ar fresco para a nação portista, e romper com o passado era uma medida há muito anunciada, sem nunca esquecer o trabalho feito por Pinto da Costa durante 42 anos. André Villas-Boas já sabia que o FC Porto não respirava bem de saúde quando entrou, mas o que ainda não deve saber é que vai ter que trabalhar muito para voltar a colocar o clube no trilho do sucesso. E a coisa, para já, não está a correr bem.

André Villas-Boas Miguel Oliveira FC Porto
Fonte: FC Porto

As críticas começam a aparecer e já há quem o considere o pior presidente da história do FC Porto. A época que agora finda é para esquecer a todos os níveis, e a escolha de Martín Anselmi para treinador é chão que já deu uvas. Provou ser uma escolha precipitada num jovem treinador desconhecido para a maioria, e talvez agora André Villas-Boas esteja arrependido de ter despedido Vítor Bruno, que saiu do FC Porto a quatro pontos do primeiro lugar. No início de fevereiro, perdeu dois dos seus jogadores mais influentes, Galeno e Nico González, e a partir daí começou o descalabro com o técnico argentino ao leme da nau azul e branca.

É verdade que o encaixe de 110 milhões de euros pela venda desses dois jogadores deu para respirar melhor nas contas, mas a equipa ficou mais fraca. O FC Porto acabou o campeonato a vencer, muito por culpa do jovem craque Rodrigo Mora, que salvou os dragões em vários jogos, e evitou que a sua equipa acabasse em quarto lugar. A prestação no Mundial de Clubes foi o que se viu, e o FC Porto acaba a época de forma penosa. Com um plantel curto e sem dinheiro que se veja para investir num plantel capaz de ombrear com Benfica e Sporting na luta pelo título na próxima época, o futuro do FC Porto e de André Villas-Boas é agora uma incógnita.

Martín Anselmi FC Porto
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Se por um lado há que gerar mais receitas com transferências, por outro, há o receio de perder novamente jogadores de qualidade, como Rodrigo Mora ou Samu, e correr o risco de contratar atletas que não sejam da mesma estirpe. É um dragão entre a espada e a parede, entre o vender e perder as suas jóias, e um presidente que vai denotando algum desnorte na condução da vida do clube. Martín Anselmi não chegou a aquecer o lugar e está a dias de sair do FC Porto. André Villas-Boas vira-se agora para o italiano Francesco Farioli, outro treinador jovem e sem currículo para apresentar.

Pinto da Costa deixou-nos no início deste ano, e deixou também um legado de 42 anos, que carrega um peso enorme para quem o fosse substituir. André Villas-Boas conquistou tudo no FC Porto como treinador, mas como presidente a história está a ser bem diferente daquela que escreveu em 2011. Se há grandes jogadores que não dão bons treinadores, começa também a parecer que grandes treinadores não dão bons presidentes. Se vai ser assim ou não, só o futuro dirá.

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Gabriel Veron emprestado pelo FC Porto ao CD Nacional até ao final da temporada

Após regressar ao FC Porto em dezembro, Gabriel Veron será emprestado ao CD Nacional até ao final da atual temporada.

Crystal Palace define preço para vender Marc Guéhi no mercado de janeiro

Marc Guéhi termina o contrato com o Crystal Palace no final da temporada e o clube já definiu o preço para o vender durante o mercado de inverno.

Vitória SC ganha o 3.º título da sua história: quais foram os outros dois?

O Vitória SC venceu o Braga por 2-1 e conquistou a Taça da Liga. É o terceiro título da sua história, após Supertaça e Taça de Portugal.

Beni Mukendi percorreu todo o campo de joelhos após conquistar a Taça da Liga

Depois do triunfo histórico frente ao Braga na final da Taça da Liga, o médio angolano do Vitória SC, Beni Mukendi, fez todo o campo de joelhos.

PUB

Mais Artigos Populares

3 clubes onde Ruben Amorim pode continuar a carreira

A saída de Ruben Amorim do United não deve ser lida apenas como um fracasso isolado, mas como um momento entre rutura e clarificação

José Enamorado assina pelo Grémio de Luís Castro

O Grémio de Luís Castro anunciou, no passado sábado, a contratação do extremo José Enamorado, proveniente do Junior Barranquilla.

Pedro Neto | O Ás de Trunfo esquecido

Nas últimas duas épocas, os números em assistências e ações decisivas acompanham o impacto visual que Pedro Neto tem em campo.